Administração (Bacharelado)
Sobre o Curso
O curso de Administração forma o profissional requisitado em praticamente todos os departamentos de uma organização privada ou pública, responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento dos recursos humanos, materiais, financeiros e mercadológicos. Este profissional conduz as relações entre companhia e empregados, participando dos processos de recrutamento, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de categoria. Traça planos de carreira e programas de benefícios e incentivos. Coordena os recursos materiais da companhia, controlando compra e estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com publicidade e marketing, na promoção de vendas de produtos e/ou serviços.* "A atividade profissional do Administrador, como profissão, liberal ou não, compreende: elaboração dos pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização; pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral.” (artigo 3° do decreto 61.934/67, que regulamenta a profissão).
Perfil do Profissional
Organização, disciplina, planejamento, domínio de cálculo e estatística, empreendedorismo, criatividade, flexibilidade, capacidade de liderança e gosto por trabalhar em equipe, bom conhecimento em finanças e contabilidade.
Em que trabalha o Profissional
Administração de RH
Cuida das relações entre funcionários e empresa, coordena seleção e admissão, planos de carreira e de salários, programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.
Administração Financeira
Organiza e coordena as atividades financeiras, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração Hoteleira
Gerencia hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisiona o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração de Produção
Supervisiona o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.
Administração Esportiva
Gerencia times e equipes, promove competições e cuida do marketing esportivo de uma associação ou de uma empresa. Em órgãos oficiais, ajuda a definir políticas para o esporte.
Administração Rural
Controla processo de produção, distribuição e comercialização de produtos em empresas rurais e agroindustriais.
Administração do Terceiro Setor
Planeja e coordena as operações de ONGs, gerindo captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
Auditoria e Perícia
Acompanha a análise de documentos de diversos setores de uma organização, elabora exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia, como questões financeiras ou de RH.
Comércio Exterior
Administra e planeja negociações de importação e exportação.
Controladoria
Planeja e gerencia o orçamento de empresas, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
Empreendedorismo
Define as estratégias de criação e direção de um empreendimento, ou de uma nova unidade de negócio, avaliando oportunidades, concorrência e gestão de pessoas.
Gestão Ambiental
Gerencia recursos físicos, humanos e financeiros para adoção de políticas e realização de projetos de sustentabilidade ambiental.
Gestão de Qualidade
Aperfeiçoa os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias; coordena programas que melhoram a qualidade de vida de funcionários e clientes.
logística
Estabelece e administra o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.
marketing
Define as estratégias de atuação, estuda as necessidades dos clientes, desenvolve produtos e serviços e planeja as vendas.
Sistemas de Informação
Gerencia sistemas de tecnologia de informação, atualizando equipamentos e programas.
*Fonte: Guia do Estudante Abril
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 00001 - Administração
Habilitação: 1 - Bacharel em Administração
Grade: 13 - grade 2023/1
PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (HORA AULA) | CARGA HORÁRIA (HORAS) |
1 | 150070 | Antropologia Teológica | 40 | 33,33 |
1 | 150174 | Contabilidade Básica | 80 | 66,67 |
1 | EXT - 156340 | Estatística e Métodos Quantitativos | 80 | 66,67 |
1 | 150424 | Ética e Cidadania | 40 | 33,33 |
1 | 156422 | Leitura Aplicada | 80 | 66,67 |
1 | EXT - 156339 | Teoria Geral e Fundamentos da Administração | 80 | 66,67 |
2 | EXT - 156342 | Contabilidade Comercial | 80 | 66,67 |
2 | 150341 | Economia | 40 | 33,33 |
2 | 150479 | Fundamentos das Ciências Sociais | 40 | 33,33 |
2 | EXT - 156341 | Gestão Estratégica Empresarial | 80 | 66,67 |
2 | 156423 | Noções de Direito e Legislação Empresarial | 80 | 66,67 |
2 | 151046 | Redação Empresarial | 80 | 66,67 |
3 | 156424 | Contabilidade Intermediária | 80 | 66,67 |
3 | EXT - 156343 | Gestão Estratégica de Marketing | 80 | 66,67 |
3 | 150728 | Legislação Social e Trabalhista | 80 | 66,67 |
3 | EXT - 156344 | Macroeconomia | 80 | 66,67 |
3 | 150802 | Matemática Financeira Aplicada | 80 | 66,67 |
4 | 150047 | Análise das Demonstrações Contábeis | 80 | 66,67 |
4 | 156425 | Business English I | 40 | 33,33 |
4 | EXT - 156347 | Capital Humano nas Organizações | 80 | 66,67 |
4 | EXT - 156346 | Contabilidade e Custos | 80 | 66,67 |
4 | 150826 | Mercado Internacional | 40 | 33,33 |
4 | EXT - 156345 | Planejamento e Controle da Produção, Operações e Serviços | 80 | 66,67 |
5 | 150027 | Administração Financeira e Orçamentária | 80 | 66,67 |
5 | 156426 | Business English II | 40 | 33,33 |
5 | 150330 | Direito Tributário | 40 | 33,33 |
5 | EXT - 156348 | Empreendorismo e Inovação | 80 | 66,67 |
5 | EXT - 156349 | Gestão Estratégica da Informação | 80 | 66,67 |
5 | 151158 | Teoria das Organizações I | 80 | 66,67 |
6 | 150010 | Administração de Materiais I | 40 | 33,33 |
6 | 150026 | Administração e Sistema de Informação | 80 | 66,67 |
6 | EXT - 156350 | Marketing de Serviços, Varejo e Digital | 80 | 66,67 |
6 | 150835 | Metodologia do Trabalho Científico I | 40 | 33,33 |
6 | 151016 | Psicologia Aplicada à Administração I | 40 | 33,33 |
6 | 156427 | Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa | 40 | 33,33 |
6 | 151159 | Teoria das Organizações II | 80 | 66,67 |
7 | 150011 | Administração de Materiais II | 40 | 33,33 |
7 | EXT - 156352 | Elaboração e Análise de Projetos I | 80 | 66,67 |
7 | EXT - 156351 | Jogos Empresariais | 40 | 33,33 |
7 | 156428 | Logística e Supply Chain | 40 | 33,33 |
7 | 150836 | Metodologia do Trabalho Científico II | 40 | 33,33 |
7 | 151017 | Psicologia Aplicada à Administração II | 40 | 33,33 |
7 | 156429 | Redes de Negócios na Organização I | 40 | 33,33 |
7 | 151151 | Teoria da Administração Contemporânea I | 80 | 66,67 |
8 | 150097 | Atividades Complementares/Orientação | 10 | 8,33 |
8 | 150138 | Comércio Exterior | 40 | 33,33 |
8 | EXT - 156353 | Elaboração e Análise de Projetos II | 80 | 66,67 |
8 | 150389 | Estágio Supervisionado | 40 | 33,33 |
8 | EXT - 156354 | Gestão de Pessoas por Competência | 80 | 66,67 |
8 | 150579 | Governança Corporativa | 40 | 33,33 |
8 | 156430 | Redes de Negócios na Organização II | 80 | 66,67 |
8 | 151152 | Teoria da Administração Contemporânea II | 80 | 66,67 |
8 | 151178 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | 33,33 |
Produção e Apresentação de TCC | 40 | 33,33 | ||
Atividades Complementares | 192 | 160,00 | ||
Estágio in loco | 384 | 320,00 | ||
Carga Horária Total do Curso | 3906 h/a | 3255 horas |
A disciplina de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais é ofertada como disciplina opcional, todos os semestres, para todos os alunos que desejarem se matricular, em dias e horários das aulas do curso, dentro do número de vagas.
Legenda: (ATPD - Atividades Teóricas e Práticas das Disciplinas referente aos cursos de Licenciatura; SELET - Disciplinas Seletivas referente ao curso de Filosofia; EAD - Disciplinas que serão ministradas através de ensino à distância.)
Corpo Docente
Angélica Miyuki Farias
Graduada em Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1986), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Atualmente é professora de graduação e Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas para fins específicos, elaboração e avaliação de materiais didáticos, ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias, propostas didáticas pautadas pela perspectiva dialógica de linguagem.
Carlos Eduardo Riberi Lobo
Pós-Doutor em Ciências Sociais - Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Doutor em Ciências Sociais, Área de Concentração em Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é docente Titular 1 A do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Foi Professor Colaborador nas áreas de Geopolítica e Relações Internacionais na AFA-FAB e do CAES e da ESB da PMESP. Tem experiência nas áreas de Sociologia e História, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Internacionais, Sociologia, Geopolítica, Geografia Política, Corpos de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Militares, Segurança Pública, Forças Armadas, História da Aviação, Segurança e Conflitos Internacionais, História da Ásia, História do Sudeste Asiático, História de Cingapura, História do Brasil República, História da América, Ciência Política, Teoria Geral do Estado. A linha de pesquisa atual é na área de Relações Internacionais com destaque para: Forças Armadas, Geopolítica, História da América do Sul, História da Ásia, História da Força Aérea de Autodefesa do Japão, História de Cingapura.
Edineide Maria de Oliveira
É Bacharel em Ciências Econômicas, especialista em Educação Matemática e Docência para o Ensino Superior, Especialista em Direito Tributário. Mestre em Ciências da Educação, Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Ciências Sociais - PUC SP. Atualmente é professora titular do Centro Universitário Assunção, lecionando Economia, Macroeconomia, Economia Política e Comércio Exterior. Também é coordenadora dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis e de Pós-graduação em formação de atendente e gestão de Varejo do UNIFAI. Foi presidente da CIPA atuando por três vezes. Participou do CONSUP do UNIFAI, no período de 2010 a 2014. É membro da CPA - UNIFAI. Parecerista do Guia do Estudante Editora Abril e agora Estadão, parecerista de artigos científicos para o SEMEAD e Enangrad. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Fundação São Paulo (PUCSP), gestão 2016 a 2018. Vice-presidente e membro do Conselho Fiscal PUC/SP no período de 2018 a 2019. Consultora na área de Governança Corporativa. Revisora dos livros de Economia da editora Saraiva. Sólida experiência na área de Educação e Administração(finanças). Foi representante Estadual da ANGRAD no período de 2018 à 2020 e do Conselho Fiscal gestão 2019 a 2022. Atualmente é Conselheira para Assuntos Econômicos da Arquidiocese/Cúria de São Paulo.
José Olimpio Cardoso Neto
Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Financeiras). Graduado em Ciências Contábeis (2002) e Pós-Graduado - MBA em Contabilidade com ênfase em Auditoria e Perícia (2006) ambos pela PUC-SP. Atualmente é Gerente de Controladoria na Fundação São Paulo - Mantenedora da PUC-SP, e exerci atividades profissionais (Contador) junto a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, Fundação Metropolitana Paulista, Externato Popular São Vicente de Paula. Desenvolvi atividades de contabilidade societária e fiscal em diversas empresas comerciais. Academicamente atua como Professor no Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor mestre, de Contabilidade pela Universidade Anhembi Morumbi ministrando as disciplinas Contabilidade Financeira, Contabilidade Societária, Contabilidade Intermediária, Contabilidade de Custos, Análise das Demonstrações Contábeis, Apuração e Analise de Custos e Contabilidade Avançada I, Laboratório de gestão e sistemas de contabilidade. Atuei na FECAP ministrando as disciplinas Contabilidade Avançada I e II, Estrutura das Demonstrações Contábeis, além de exercer atividades acadêmicas na pós-graduação. Estive como professor na Faculdade Sumaré, tendo ministrado as disciplinas de Contabilidade de Instituições Financeiras, Contabilidade Avançada, Contabilidade Social e Análise das Demonstrações Financeiras, Contabilidade Societária.
Marcelo Monte de Oliveira
Graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade São Judas Tadeu (1991) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Assunção, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de investimentos, projetos sociais, projeto de empresa júnior e consultoria interna em projetos de melhoria na instituição.
Maria Luiza Marques de Abrantes
Psicóloga, com Mestrado em Valores Humanos, Bacharelado e Licenciatura em Psicologia, Especialização em Administração de Recursos Humanos e Gestão da Qualidade e Produtividade, Consultora Sistêmica Pessoal e Organizacional para Executivos, implantação e auditoria de Gestão para Certificações e melhoria de processos. Experiência e habilidades em Gestão da Qualidade e Ouvidoria nas áreas pública e privada. Docente Universitária dos Cursos de Graduação, Especialização e MBA: Administração, Serviço Social, Biblioteconomia, Gestão da Qualidade e Produtividade, Gestão de Pessoas por Competências, Qualidade e Engenharia de Produção, Assuntos Regulatórios, Gestão e Auditoria em Saúde, Gerente de Cidades, Empreendedorismo, Cooperativismo, Formação e Consultoria para Professores na utilização de Metodologias Ativas e Sala de Aula Invertida.
Vera Lucia de Jesus
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Sim. A Instituição é credenciada junto ao Governo Federal nos programas ProUni e FIES.
A Instituição possui uma Política de Descontos e Bolsa Filantrópica. Clique aqui conheça todas as modalidades de desconto
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193