XVIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO UNIFAI 2022
XVIII Encontro de Pós-Graduação do UNIFAI
Perspectivas em tempos pós-pandêmicos: Educação e direitos humanos
LIVES UNIFAI
Live: Trabalho e negação do direito à infância: do cenário pandêmico às perspectivas na pós-pandemia
O brincar é uma atividade que garante o acesso à infância, em contraposição ao trabalho que, para muitos pequenos brasileiros, passou a ser ainda mais exercido no período de pandemia causada pelo Covid-19. Este cenário será apresentado e, a partir dele, haverá reflexões sobre o que fazer e o que esperar para o futuro em tempos pós-pandêmicos.
Palestrante
Pedagoga, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Autora do livro "Aprendendo a Conviver: as Regras na Brincadeira de Faz de Conta". Coordenadora do curso de Pós-graduação em Educação Infantil e Cultura do UNIFAI. Também exerce a docência nessa Instituição, tanto na Graduação quanto na Pós-graduação. Possui 15 anos de experiência no Ensino Superior e quase 20 anos na Educação Básica como Professora na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Palestrante
Doutora e Graduada em Serviço Social pela PUC-SP. Bacharel em Direito pelo UNIFAI. Experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, com temáticas em: assistência social, crianças e adolescentes, mulheres, violência de gênero, políticas públicas e pessoas em situação de rua. Coordenadora do curso de Serviço So–cial e da Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e Projetos Sociais do UNIFAI, bem como professora nesses cursos. Assistente Social no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
- Dia: 15/02/2022(Terça-feira)
Horário: das 20h às 21h30
Transmissão: Youtube
Observação: Para receber a declaração de participação no seu e-mail, faça o credenciamento durante a Live na tela de transmissão – dentro do Even3.
Declaração de participação disponível para download em até 90 dias.
- INSCREVA-SE:
A partir do diálogo entre Psicomotricidade e Psicopedagogia, as professoras apresentam algumas contribuições dessas ciências com o objetivo de auxiliar pais e professores a compreender e superar os desafios que marcam a Educação em tempos PÓS-PANDÊMICOS.
Palestrante
Mestrado em Gerontologia Social e Doutorado em Ciências Sociais pela PUC/SP. Professora nos cursos de Pedagogia e Serviço Social e coordenadora do curso de Pós-graduação em Psicomotricidade e Gerontologia Social do UNIFAI. Experiência na área de Educação com ênfase em Educação Psicomotora, atuando nos seguintes temas: psicomotricidade, movimento corporal, aprendizagem, gerontopsicomotricidade, envelhecimento e educação.
Palestrante
Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Psicodramatista. Professora do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia do UNIFAI.
Mediadora
Matemática, Psicopedagoga, escritora de vários livros na área da matemática e contos infantis, Coordenadora e Docente do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia do UNIFAI.
- Dia: 16/02/2022(Quarta-feira)
Horário: das 20h às 21h30
Transmissão: Youtube
Observação: Para receber a declaração de participação no seu e-mail, faça o credenciamento durante a Live na tela de transmissão – dentro do Even3.
Declaração de participação disponível para download em até 90 dias.
- INSCREVA-SE:
Numa perspectiva esclarecedora, os professores apresentam as diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre a Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030 nas Américas.
Palestrante
Título de Comendador: Ordem do Mérito de Educação e Integração. Mestre em Comunicação Social pela Faculdade Metodista. Doutor em Comunicação Social pela UMESP. Perito em Administração, certificado pelo CRA-SP. Professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis e do M.B.A. em Gestão Estratégica de Negócios do UNIFAI. Possui experiência na área de Consultoria e Administração. É autor de nove livros e de artigos científicos.
Palestrante
Mestrado em Gerontologia Social e Doutorado em Ciências Sociais pela PUC/SP. Professora nos cursos de Pedagogia e Serviço Social e coordenadora do curso de Pós-graduação em Psicomotricidade e Gerontologia Social do UNIFAI. Experiência na área de Educação com ênfase em Educação Psicomotora, atuando nos seguintes temas: psicomotricidade, movimento corporal, aprendizagem, gerontopsicomotricidade, envelhecimento e educação.
Mediador
Pós-doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) sob a supervisão do professor Franklin Leopoldo e Silva. Doutor (2018) e Mestre (2012) em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor e coordenador de pós-graduação no UNIFAI.
- Dia: 17/02/2022(Quinta-feira)
Horário: das 20h às 21h30
Transmissão: Youtube
Observação: Para receber a declaração de participação no seu e-mail, faça o credenciamento durante a Live na tela de transmissão – dentro do Even3.
Declaração de participação disponível para download em até 90 dias.
- INSCREVA-SE:
A partir do diálogo entre a herança do pensamento medieval e a filosofia contemporânea, o professor Diego Azizi busca pensar os desafios que marcam a contemporaneidade no que se refere à relação entre os direitos humanos e a educação. O que Agostinho, Hannah Arendt e J. R. Tolkien têm a dizer sobre o tema em questão?
Palestrante
Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutorando em Filosofia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Professor de pós-graduação do UNIFAI e diretor do Instituto Welt_Abaeté.
Mediador
Pós-doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) sob a supervisão do professor Franklin Leopoldo e Silva. Doutor (2018) e Mestre (2012) em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor e coordenador de pós-graduação no UNIFAI.
- Dia: 18/02/2022(Sexta-feira)
Horário: das 20h às 21h30
Transmissão: Youtube
Observação: Para receber a declaração de participação no seu e-mail, faça o credenciamento durante a Live na tela de transmissão – dentro do Even3.
Declaração de participação disponível para download em até 90 dias.
- INSCREVA-SE:
Nosso objetivo é refletir sobre a Intolerância Religiosa existente na sociedade brasileira e tratar sobre o racismo religioso que afeta comunidades que vivenciam cosmovisões de matrizes afro-brasileiras e indígenas, contribuindo com outros olhares sobre os Direitos Humanos, para além do senso comum e visões hegemônicas a partir de vivências democráticas, com diversidade e liberdade.
Palestrante
Doutor em Sociologia pela UNESP, docente e líder do Grupo de pesquisa África-Brasil; pesquisador do Centro de Ciência e Tecnologia para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (INTERSSAN-Unesp); pesquisador e membro do Comitê Internacional da Cadeira da Unesco Educação Transformadora, Democracia e Cidadania Mundial; fundador do Instituto da Diáspora Africana no Brasil (IDDAB) e Diretor Executivo Internacional da Comunidade Madinatu Munawara.
Mediador
Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialização em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política, FESPSP. Experiência em Panafricanismo, União Africana, Estudos Africanos e Diáspora. Professor de História, função Sala de Leitura, no município de São Paulo, Docente e Coordenador do curso de Pós-graduação em História da África (UNIFAI).
Os cursos de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento e Neurociência, Saúde Mental e Aprendizado tem o prazer de convidá-los a participarem desta live, que tem como proposta discutir sobre o desenvolvimento cognitivo nos processos de aquisição da leitura e da escrita.
Palestrante
Neuropsicóloga especialista em Reabilitação Cognitiva, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especialista em Neuroaprendizagem, especialista em Neurociências das Emoções e Mindfulness, Pedagoga. Faz parte da equipe diretiva pedagógica da ApliquEducação. Atua na formação de professores no ensino superior no curso de Pós-graduação Alfabetização e Letramento no UNIFAI e na coordenação de professores na escola da rede municipal de Santo André.
Palestrante
Professora formada em Pedagogia e Letras, pós-graduada em distúrbios de aprendizagem, psicopedagogia e neurociências saúde mental e aprendizado pelo UNIFAI, com experiência educacional desde a Educação Infantil até o Ensino médio e EJA no ensino privado e público. Autora e facilitadora do livro Gestão Pedagógica, do Projeto Liderança, do COC. Consultora escolar e palestrante.
Mediadora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC/SP, mestre em Educação, pós-graduada em Gestão e Organização Escolar e pedagoga pela Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora e Professora do Curso de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento no UNIFAI e Coordenadora e professora do Curso de Graduação em Pedagogia - Presencial e EaD do UNIFAI.
Discutir a importância da estética textual, visual, imagética e textual gráfica tendo em vista processos inclusivos, bem como refletir sobre preconceitos linguísticos gráficos é o intuito desta live.
Palestrante
Bacharela em Biblioteconomia pelo UNIFAI; Especialista em Gestão da Informação Digital Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP; Especialista em Arquitetura da Informação e Design da Interação Digital no Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Bibliotecária gestora no Centro Universitário Assunção - UNIFAI e PUC/SP ; Editora e redatora no portal Bibliothinking.
Mediadora
Bacharela em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), Especialista em Língua, Literatura e Semiótica pela Universidade São Judas Tadeu (USJT); Mestra e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Experiência na gestão de biblioteca comunitária e escolar; serviço de referência em universitária e jurídica; pesquisa científica na área médica e docência nos cursos de Biblioteconomia e Arquitetura da Informação do Centro Universitário Assunção – UNIFAI, ministrando os conteúdos curriculares sobre tecnologia da informação, fontes de informação e Semiótica, entre outras atividades docentes e de pesquisa.