Centro Universitário Assunção, parceiro do Conselho Regional de Biblioteconomia, foi selecionado, para sediar e abrir os painéis da segunda edição do Fórum.
O Centro Universitário Assunção foi palco, pela segunda vez, do Fórum de Bibliotecas Escolares, um dos eventos mais importantes da área, organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), com apoio do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), da Bibliotheca.com e demais bibliotecas de Instituições de Ensino Superior, entre elas, a do Assunção, Monsenhor Roberto Mascarenhas Roxo.
No último dia 02 de maio, das 19h às 22h30, no Auditório Maria Rosa Mística, quase 100 alunos do curso de Biblioteconomia do centro universitário, professores, egressos e bibliotecários de outras IES participaram da abertura da segunda edição do fórum, que pautou como temática inicial, no primeiro de oito painéis do evento, “As bibliotecas escolares e as competências socioemocionais”.
Logo de início, uma fala emblemática da presidenta do CRB-8, Ana Cláudia Martins, em momentos finais de seu discurso de abertura do Fórum: “Antes de votarem, pesquisem se seu(a) candidato(a) tem comprometimento com as bibliotecas, com os livros e com a Educação. É muito importante! Mais livros, menos armas, mais bibliotecas e menos clubes de tiro. Bom evento a todos!”.
Para debater o tema, as palestrantes, egressas do Assunção, Katia Cristina da Mata, bibliotecária na Diretoria de Ensino de São roque (SEESP), e Janaina Dias de Melo, bibliotecária escolar da Rede SESI), além da educadora Vanessa Góes e da psicóloga e pedagoga Kátia Fabri, expuseram seus conhecimentos com a mediação do Prof. Dr. Rogério Xavier, coordenador do curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Assunção.
Os cinco contribuíram para esclarecer o assunto em questão, trazendo à tona como as bibliotecas podem desempenhar um papel significativo no desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, oferecendo um ambiente acolhedor e inclusivo, uma variedade de programas e atividades, além de apoio emocional e educacional por meio do trabalho dos bibliotecários nesses espaços.
Cabe destacar uma fala da educadora Vanessa que fez os participantes refletirem sobre o status da educação brasileira hoje: “O grande desafio dos professores atualmente, sobretudo depois da pandemia, é a recomposição das aprendizagens. Nós tínhamos lacunas importantes na aprendizagem antes do período de isolamento social e isso se agravou muito. E leitura é outro grande desafio”, sinalizou. As bibliotecas escolares contribuem sobremaneira para atenuar esse déficit.
“Como primeira instituição de ensino de Biblioteconomia a receber, novamente, o Fórum, promovido pelo CRB-8, foi uma grande honra e responsabilidade. Ouvir nossas ex-alunas e depois dialogar com elas e demais profissionais e alunos o papel do bibliotecário nesse contexto foi emocionante, e isso só mostra que estamos no caminho certo no processo de formação profissional dentro do Assunção”, declarou o Prof. Rogério.
Eventos como esse, segundo a Profa. Ma. Regina dos Anjos Fazioli, que leciona no curso de Biblioteconomia do Assunção e é vice-presidente do CRB-8, contribuem para a atualização profissional, uma vez que proporcionam aos alunos a oportunidade de se manterem atualizados sobre as tendências na área; ampliam o networking, permitindo que o alunado conheça e interaja com profissionais estabelecidos no campo da Biblioteconomia, possibilitando, inclusive, oportunidades de estágio e futuras oportunidades de emprego; aprendizado prático, complementando a formação acadêmica; desenvolvimento de habilidades, como pensamento crítico, comunicação eficaz, colaboração e resolução de problemas; visibilidade para o Centro Universitário Assunção; e contribuição para a sociedade, justamente quando há a possibilidade de capacitar os alunos a desempenharem papel ativo no fortalecimento da educação.
“Uma oportunidade única para expandir horizontes, conectar-se com profissionais experientes e encontrar inspiração. Não subestimem o poder de sua participação ativa, porque cada conexão e ideia compartilhada pode moldar seu futuro profissional. Aproveitem ao máximo essa experiência, estejam abertos para aprender e se desafiarem. Vocês são os futuros líderes da Biblioteconomia. Portanto, é hora de brilhar, explorar, aprender e inspirar juntos”, conclamou a Profa. Regina.
O II Fórum está dividido em 08 painéis, que serão realizados durante os meses de maio e junho, em IES diferentes, também parcerias do CRB-8 e CFB, como a PUC-Campinas, ECA-USP, USP de Ribeirão Preto, UNESP, UFSCAR e FESPSP. E os próximos temas a serem debatidos são: a Agenda 2030, o papel do bibliotecário escolar na educação midiática e competência em informação, promoção da aprendizagem ao longo da vida, entre outros.
Para ter acesso à programação dos próximos painéis do fórum, acesse o site do CRB-8, clicando aqui.
Além da temática do primeiro painel, o fórum trouxe a campanha #SouBibliotecaEscolar, liderada por todos os conselhos regionais e federal para fazer valer a lei recém-sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 14.837/2024, que passa a considerar a biblioteca escolar um equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo, criando, também, o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE), que visa à implantação de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino do Brasil (Fundamental ao Superior), sempre sob a gestão e a liderança do bibliotecário. “Um campo de trabalho enorme que está se abrindo. Por isso a importância desse fórum, que vem também para sensibilizar a todos, escolas, bibliotecários e instituições, para que comecemos a fiscalizar cada vez mais, exigindo que se faça valer a lei, para termos bibliotecas em todas as instituições de ensino do País”, esclareceu a Profa. Regina.
Assim, entre você também nessa corrente e seja solidário(a) à campanha: #SouBibliotecaEscolar.
Para finalizar, é importante registrar que o encerramento do II Fórum ocorrerá na Câmara Municipal de São Paulo com a participação ativa dos alunos do Assunção, e vale destacar também que a abertura desta segunda edição do evento contou com transmissão ao vivo, pelo YouTube do CRB-8 e do Assunção, contabilizando, até o momento, mais de 560 visualizações somadas do Brasil e mundo afora. Se você perdeu a transmissão, acesse os links a seguir e confira tudo o que rolou: CRB-8 e Assunção.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO: ELEVE SEU CONHECIMENTO!