Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Acontece

Ação com funcionários do Assunção para o Setembro Amarelo

Na quinta-feira, 05 de setembro, o Centro Universitário Assunção, em parceria com o setor de Desenvolvimento Humano da FUNDASP, realizou um evento voltado aos colaboradores para a conscientização sobre o Setembro Amarelo, a saúde mental e o autocuidado.

O lema deste ano da campanha, “Se precisar, peça ajuda!”, serviu como base para a palestra da psicóloga Ana Carolina Perroni, que trouxe reflexões valiosas sobre saúde mental, a valorização da vida e a importância de ter uma rede de apoio, além de oferecer uma escuta ativa e sem julgamentos, demonstrando empatia aos que estão ao seu redor.

Após a palestra, a educadora física Sandra Meneses Silva conduziu uma oficina de relaxamento corporal e automassagem, na qual os colaboradores participaram de exercícios de respiração e alongamento, aprendendo técnicas para aliviar tensões e controlar a ansiedade. Foram momentos importantes para lembrar da conexão entre corpo, mente e alma.

A saúde mental deve ser uma prioridade para todos, e no Centro Universitário Assunção cuidamos para que os nossos colabores e alunos estejam bem assistidos.

Confira algumas dicas para manter-se saudável e equilibrar a vida acadêmica e a saúde mental:

  1. Organize sua rotina: Planejar suas atividades garante um equilíbrio entre os estudos, o descanso e o lazer.
  2. Pratique a autocompaixão: Seja gentil consigo mesmo. Não se cobre demais por resultados imediatos e entenda que erros fazem parte do aprendizado.
  3. Mantenha conexões sociais: Fale com os amigos e colegas sobre suas dificuldades e participe de grupos de estudo para aliviar o estresse.
  4. Pratique atividades físicas: A prática regular de exercícios ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Escolha uma atividade que te dê prazer e lembre-se que 15 minutos de exercício diário podem fazer a diferença.
  5. Durma bem: Tenha uma rotina de sono, desligando-se das telas ao menos 1 hora antes de se deitar e lembre-se que um sono de qualidade é fundamental para a concentração e memória.
  6. Procure ajuda sempre que precisar: Você não está sozinho, conversar com um profissional de saúde mental é o primeiro passo para se sentir melhor, mas não hesite em procurar amigos ou familiares em momentos de necessidade.

 

SETEMBRO AMARELO: CUIDAR DE SI É UM ATO DE PREVENÇÃO!

Psicóloga Ana Carolina durante palestra.
Psicóloga Ana Carolina durante palestra.

 

Colaboradores do Assunção durante palestra.
Colaboradores do Assunção durante palestra.

 

Oficina de relaxamento corporal com Sandra Meneses
Oficina de relaxamento corporal com Sandra Meneses

 

Artesanato feito por colaboradora durante oficina.
Artesanato feito por colaboradora durante oficina.