Dom Odilo Scherer continuará à frente da Arquidiocese até 2026

Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e Grão-Chanceler do Centro Universitário Assunção, compartilhou na manhã de hoje (08/10/2024), através das redes sociais da Arquidiocese de São Paulo, um comunicado sobre sua carta de renúncia, enviada ao Papa Francisco.

De acordo com o arcebispo, esse procedimento é uma exigência prevista no Código de Direito Canônico, e todos os bispos devem apresentar sua renúncia ao chegarem aos 75 anos. Dom Odilo, que completou a idade em setembro de 2024, encaminhou ao Vaticano seu pedido de renúncia, seguindo as normas da Igreja.

No entanto, a decisão de aceitar ou não a renúncia cabe ao Papa, que, nesse caso, solicitou que Dom Odilo permanecesse no cargo até o final de 2026. Em declaração à imprensa, o arcebispo declarou que continuará trabalhando na Arquidiocese de São Paulo, conforme solicitado pelo Papa Francisco, e durante esse período, será realizado o processo de escolha de seu sucessor​.

"Da parte da Santa Sé, naturalmente chega o momento de fazer as consultas e de refletir quem deverá depois suceder o arcebispo, no caso de São Paulo. Esse é um trabalho que se desenvolve ao logo do tempo. Mas tem dois anos pela frente”, completou Dom Odilo.

Ao final desse período, Dom Odilo afirmou que planeja continuar residindo em São Paulo e estará disponível para servir à Igreja de outras formas, sem compromissos já definidos.

Esse período de transição será importante para a Arquidiocese, que tem Dom Odilo como figura central não apenas na condução religiosa, mas também no cenário acadêmico, dado seu papel como Grão-Chanceler do Centro Universitário Assunção. Sua permanência até 2026 permite uma continuidade em projetos e iniciativas importantes para a Arquidiocese e para a comunidade acadêmica.

Confira o comunicado do Cardial na íntegra:

Comunicado de Dom Odilo sobre sua renúncia