Ciências Contábeis (Bacharelado)
Sobre o Curso
É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O profissional planeja, coordena e controla os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações), permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio da empresa. Interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre a direção do negócio, orientando para os pontos de atenção, como o volume de despesas acima da média. Registra fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Também pode ajudar a traçar estratégias de investimento. A Auditoria e perícias contábeis são algumas das atividades exclusivas deste profissional. Para trabalhar como contabilista, exige-se registro no Conselho Regional de Contabilidade e, desde 2010, tornou-se obrigatório o exame de suficiência para obtenção do registro profissional.
Perfil do Profissional
Organização, disciplina, planejamento, domínio de cálculo e estatística, bom conhecimento em finanças e contabilidade, empreendedorismo, criatividade, flexibilidade, capacidade de liderança e gosto por trabalhar em equipe.
Em que trabalha o Profissional
Auditoria...
fiscaliza as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanços.
Contabilidade ambiental...
controla e planeja gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.
Contabilidade gerencial...
registra e analisa as operações financeiras e patrimoniais, acompanhando todas as transações da organização.
Controle e perícia...
coordena as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas.
Ensino...
ministra aulas em cursos técnicos e pode dar treinamento a funcionários de empresas na área contábil. Para exercer o magistério no ensino superior é preciso pós-graduação.
INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
- Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidad de Castilla-La Macha;
- Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad Pontificia de Salamanca;
- Cooperação Geral de Cooperação Acadêmica – Universidad Catolica del Urugruay;
- Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Ebonyi State University;
- Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidade Católica Boliviana San Pablo;
- Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad San Sebatian;
- Convênio Geral de Coperação Acadêmica - Universita Di Roma La Sapienza.
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 00003 - Ciências Contábeis
Habilitação: 1 - Bacharel em Ciências Contábeis
Grade: 12 - grade 2023/1
Matriz Aplicada: 11911
| PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (HORA AULA) | CARGA HORÁRIA (HORAS) |
| 1 | 150070 | Antropologia Teológica | 40 | 33,33 |
| 1 | 150174 | Contabilidade Básica | 80 | 66,67 |
| 1 | EXT - 156340 | Estatística e Métodos Quantitativos | 80 | 66,67 |
| 1 | 150424 | Ética e Cidadania | 40 | 33,33 |
| 1 | 156422 | Leitura Aplicada | 80 | 66,67 |
| 1 | EXT - 156339 | Teoria Geral e Fundamentos da Administração | 80 | 66,67 |
| 2 | EXT - 156342 | Contabilidade Comercial | 80 | 66,67 |
| 2 | 150341 | Economia | 40 | 33,33 |
| 2 | 150479 | Fundamentos das Ciências Sociais | 40 | 33,33 |
| 2 | EXT - 156341 | Gestão Estratégica Empresarial | 80 | 66,67 |
| 2 | 156423 | Noções de Direito e Legislação Empresarial | 80 | 66,67 |
| 2 | 151046 | Redação Empresarial | 80 | 66,67 |
| 3 | 156424 | Contabilidade Intermediária | 80 | 66,67 |
| 3 | EXT - 156343 | Gestão Estratégica de Marketing | 80 | 66,67 |
| 3 | 150728 | Legislação Social e Trabalhista | 80 | 66,67 |
| 3 | EXT - 156344 | Macroeconomia | 80 | 66,67 |
| 3 | 150802 | Matemática Financeira Aplicada | 80 | 66,67 |
| 4 | 150047 | Análise das Demonstrações Contábeis | 80 | 66,67 |
| 4 | 156425 | Business English I | 40 | 33,33 |
| 4 | EXT - 156347 | Capital Humano nas Organizações | 80 | 66,67 |
| 4 | EXT - 156346 | Contabilidade e Custos | 80 | 66,67 |
| 4 | 150826 | Mercado Internacional | 40 | 33,33 |
| 4 | EXT - 156345 | Planejamento e Controle da Produção, Operações e Serviços | 80 | 66,67 |
| 5 | 150027 | Administração Financeira e Orçamentária | 80 | 66,67 |
| 5 | 156426 | Business English II | 40 | 33,33 |
| 5 | EXT - 156355 | Contabilidade Societária | 80 | 66,67 |
| 5 | 150301 | Direito e Legislação Tributária | 80 | 66,67 |
| 5 | 150579 | Governança Corporativa | 40 | 33,33 |
| 5 | EXT - 156356 | Normatização Contábil e de Auditoria | 80 | 66,67 |
| 6 | 150191 | Contabilidade e Orçamento Público | 80 | 66,67 |
| 6 | 156435 | Contabilidade Gerencial | 80 | 66,67 |
| 6 | 150205 | Contabilidade Internacional | 80 | 66,67 |
| 6 | 150235 | Controladoria I | 40 | 33,33 |
| 6 | 150835 | Metodologia do Trabalho Científico I | 40 | 33,33 |
| 6 | EXT - 156357 | Perícia Contábil, Arbitragem e Mediação | 80 | 66,67 |
| 7 | 156437 | Auditoria Contábil | 80 | 66,67 |
| 7 | 156436 | Contabilidade Avançada | 80 | 66,67 |
| 7 | 150208 | Contabilidade Tributária | 80 | 66,67 |
| 7 | 150236 | Controladoria II | 40 | 33,33 |
| 7 | EXT - 156358 | Laboratório de Práticas Contábeis | 80 | 66,67 |
| 7 | 150836 | Metodologia do Trabalho Científico II | 40 | 33,33 |
| 8 | 150097 | Atividades Complementares/Orientação | 10 | 8,33 |
| 8 | 150186 | Contabilidade do Agronegócio | 80 | 66,67 |
| 8 | 150288 | Direito Comercial e Legislação Societária | 80 | 66,67 |
| 8 | 150389 | Estágio Supervisionado | 40 | 33,33 |
| 8 | EXT - 156359 | Laboratório de Práticas Tributárias | 80 | 66,67 |
| 8 | 156360 | Teoria e Ética Contábil | 80 | 66,67 |
| 8 | 156361 | Tópicos Avançados em Contabilidade e Negócios | 80 | 66,67 |
| 8 | 151178 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | 33,33 |
| Produção e Apresentação de TCC | 40 | 33,33 | ||
| Atividades Complementares | 192 | 160,00 | ||
| Estágio in loco | 384 | 320,00 | ||
| Carga Horária Total do Curso | 3906 h/a | 3255 horas |
A disciplina de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais é ofertada como disciplina opcional, todos os semestres, para todos os alunos que desejarem se matricular, em dias e horários das aulas do curso, dentro do número de vagas.
Corpo Docente
Angélica Miyuki Farias
Graduada em Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1986), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Atualmente é professora de graduação e Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas para fins específicos, elaboração e avaliação de materiais didáticos, ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias, propostas didáticas pautadas pela perspectiva dialógica de linguagem.
Carlos Eduardo Riberi Lobo
Pós-Doutor em Ciências Sociais - Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Doutor em Ciências Sociais, Área de Concentração em Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é docente Titular 1 A do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Foi Professor Colaborador nas áreas de Geopolítica e Relações Internacionais na AFA-FAB e do CAES e da ESB da PMESP. Tem experiência nas áreas de Sociologia e História, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Internacionais, Sociologia, Geopolítica, Geografia Política, Corpos de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Militares, Segurança Pública, Forças Armadas, História da Aviação, Segurança e Conflitos Internacionais, História da Ásia, História do Sudeste Asiático, História de Cingapura, História do Brasil República, História da América, Ciência Política, Teoria Geral do Estado. A linha de pesquisa atual é na área de Relações Internacionais com destaque para: Forças Armadas, Geopolítica, História da América do Sul, História da Ásia, História da Força Aérea de Autodefesa do Japão, História de Cingapura.
Dra. Edineide Maria de Oliveira
É Bacharel em Ciências Econômicas, com especializações em Educação Matemática, Docência para o Ensino Superior e Direito Tributário. Possui dupla titulação de mestrado, sendo Mestre em Ciências da Educação e Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. É Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Atualmente, exerce o cargo de Pró-Reitora de Pós-Graduação e é docente titular do Centro Universitário Assunção, onde leciona disciplinas como Economia, Macroeconomia, Economia Política, Mercado Internacional e Comércio Exterior. Atuou por 17 anos como coordenadora do curso de graduação em Administração, além de ter coordenado os cursos de Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Ciências Contábeis. Atualmente, também coordena a pós-graduação na Escola de Varejo. Sua trajetória inclui ampla atuação em gestão acadêmica e institucional: foi presidente da CIPA por três mandatos, integrou o CONSUP do UNIFAI entre 2010 e 2014, e é membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNIFAI. Atua como parecerista do Guia do Estudante da Editora Abril e, atualmente, do Estadão, além de avaliar artigos científicos para os eventos SEMEAD e ENANGRAD. Na Fundação São Paulo (PUC-SP), foi Presidente do Conselho Fiscal entre 2016 e 2018, e Vice-Presidente e Conselheira Fiscal de 2018 a 2019. Também foi representante estadual da ANGRAD de 2018 a 2020 e membro do Conselho Fiscal da entidade entre 2019 e 2022. Com sólida experiência nas áreas de Educação, Administração e Finanças, atua como consultora em Governança Corporativa e é revisora dos livros de Economia da Editora Saraiva. Atualmente, exerce a função de Conselheira para Assuntos Econômicos da Arquidiocese/Cúria de São Paulo, contribuindo com sua expertise para o fortalecimento da gestão institucional e da responsabilidade social.
José Olimpio Cardoso Neto
Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Financeiras). Graduado em Ciências Contábeis (2002) e Pós-Graduado - MBA em Contabilidade com ênfase em Auditoria e Perícia (2006) ambos pela PUC-SP. Atualmente é Gerente de Controladoria na Fundação São Paulo - Mantenedora da PUC-SP, e exerci atividades profissionais (Contador) junto a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, Fundação Metropolitana Paulista, Externato Popular São Vicente de Paula. Desenvolvi atividades de contabilidade societária e fiscal em diversas empresas comerciais. Academicamente atua como Professor no Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor mestre, de Contabilidade pela Universidade Anhembi Morumbi ministrando as disciplinas Contabilidade Financeira, Contabilidade Societária, Contabilidade Intermediária, Contabilidade de Custos, Análise das Demonstrações Contábeis, Apuração e Analise de Custos e Contabilidade Avançada I, Laboratório de gestão e sistemas de contabilidade. Atuei na FECAP ministrando as disciplinas Contabilidade Avançada I e II, Estrutura das Demonstrações Contábeis, além de exercer atividades acadêmicas na pós-graduação. Estive como professor na Faculdade Sumaré, tendo ministrado as disciplinas de Contabilidade de Instituições Financeiras, Contabilidade Avançada, Contabilidade Social e Análise das Demonstrações Financeiras, Contabilidade Societária.
Luciana Savoi Rossi
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado e doutorado em Ciências pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP. Desde 2007 é professora universitária da graduação em disciplinas da área de Ciências da Natureza, Biologia, Ecologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade na perspectiva da Educação Ambiental. Além da docência, possui experiência em gestão acadêmica, tendo atuado como Coordenadora de Curso. Desde 2013 atua na gestão de assuntos regulatórios como Procuradora Institucional, Recenseadora Institucional e membro atuante da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Atualmente é professora e procuradora institucional do Centro Universitário Assunção. (Texto: Lattes)
Marcelo Monte de Oliveira
Graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade São Judas Tadeu (1991) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Assunção, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de investimentos, projetos sociais, projeto de empresa júnior e consultoria interna em projetos de melhoria na instituição.
Martha dos Santos Azevedo Pereira
Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP (2012). Possuo MBA em Controladoria e MBA em Gestão Empresarial (ênfase em Administração Financeira) pelo Centro de pós-graduação Oswaldo Cruz. Graduada em Ciências Contábeis - Faculdades Oswaldo Cruz. Professora no Centro Universitário Assunção em cursos de graduação de Administração e Ciências Contábeis.. Atuei como professora titular na Universidade Anhembi Morumbi, Faculdade Sumaré e Uniesp em cursos de graduação e pós-graduação na área de negócios. Possuo experiência profissional no Terceiro Setor por mais de 20 anos, atuando nas áreas: Contabilidade, Financeira, Gestão de Equipes, Planejamento, entre outras. Tenho experiência nas áreas de Administração, Controladoria e Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Controladoria, Administração, Planejamento. (Texto: Lattes)
Vera Lucia de Jesus
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
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Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
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