Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Aperfeiçoamento

Aulas on-line ao vivo 

 

A análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem baseada em evidências, amplamente reconhecida por sua eficácia no tratamento de condições como o autismo. Os estudos demonstram que essa abordagem pode ajudar a melhorar as habilidades sociais, de comunicação e comportamentais, isto é uma forma eficiente de intervenção e tratamento.

O curso pretende formar profissionais que possam compreender a teoria e colocá-la em prática, pois a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) permite que o profissional possa avaliar, planejar e implementar programas de intervenção baseados em evidências que visam promover o desenvolvimento e a independência das pessoas Neurodivergentes.[1]

[1] O termo "neurodivergente" refere-se a indivíduos cujas diferenças neurológicas se manifestam de maneiras que divergem das normas sociais típicas. Entre as condições frequentemente associadas à neurodivergência estão o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, dispraxia, síndrome de Tourette, entre outras.

 

Matricule-se

Objetivos específicos do curso

  • Conhecer os principais transtornos da Neurodesenvolvimento como TEA, TDAH, TOD, Dislexia entre outros.
  • Relacionar os conceitos do comportamento aplicada, comunicação, motivação, aprendizagem, ciência, filosofia e ética.
  • Compreender os princípios ligados aos processos de aprendizagem, ou seja, ensinos estruturados pensados e criados especificamente para um ou mais estudantes e os processos naturalísticos ligados ao ensino voltado aos fatores motivacionais do estudante.
  • Analisar os principais fatores ligados ao neurodesenvolvimento e como buscar os principais métodos de tratamento daquele transtorno com base em sua eficácia científica.
  • Elaborar avaliações de repertório no desenvolvimento atípico conhecendo os principais instrumentos ligados a compreensão do repertório do indivíduo.
  • Conhecer Estratégias voltadas para ensino de habilidades e as dificuldades de aprendizagem ligadas aos termos comportamentais do público Neurodivergente.

 

Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO

Somos uma instituição com mais de 50 anos, com ensino renomado e de excelência e contamos com professores qualificados em ABA, com experiência prática e acadêmica na área.

 

Público-alvo

Este curso é direcionado para professores das diversas áreas, coordenadores, pedagógicos, gestores escolares, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Orientadores Educacionais, profissionais da área de atendimento social e demais profissionais ligados direta ou indiretamente ao assunto.

 

Turmas e horários

2ª e 4ª feiras das 19h20 às 22h45.
 

Duração

9 meses

 

Modalidade

O curso será oferecido 100% on-line com aulas ao vivo pela plataforma Teams.

 

Carga Horária

182 horas

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Corpo Docente Convidado

Profa. Daniela Dias de Carvalho

Daniela Dias de Carvalho

Acesse o Lattes

Coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e do Curso de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Docente no Curso de Pós-graduação em Educaçao Infantil na disciplina: Inclusão e Diversidade. Pós-graduada em Autismo, Neuropsicologia, Gestão e Coordenacao, Educação Especial e Inclusiva e ABA. Pedagoga com 25 anos de atuação na Educação Especial e Inclusiva.

Humberto Oliveira Santana

Humberto Oliveira Santana

Acesse o Lattes

Graduado em Pedagogia (2014) pela Universidade de São Paulo (USP), Psicopedagogo (2020) pelo Centro Universitário São Camilo e Especialista (2016) em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e outros atrasos de desenvolvimento pelo Paradigma (Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento). Atua há 14 anos com Autismo, sendo terapeuta, Supervisor e Professor.

Keisyani da Silva Santos

Keisyani da Silva Santos

Lattes

Doutorado, Mestrado e Graduação em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos. Foi bolsista CNPQ e Capes entre os anos de 2010 a 2018. Integrante do GP-Foreesp desde 2010, atuou em projetos de pesquisa sobre recursos de alta tecnologia assistiva, história e políticas da Educação Especial, avaliação da qualidade da Educação Especial no Brasil e formação de professores para práticas pedagógicas universalistas. Especialista em Acessibilidade e Inclusão Escolar, no Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação da Universidade Federal de São Paulo- Unifesp. Atuando na organização dos serviços de apoio à inclusão escolar, reestruturação do Planejamento Educacional Individualizado- PEI, acompanhamento do trabalho pedagógico e capacitação docente em serviço. Atua como professora colaboradora em programas de formação docente com foco em ensino colaborativo e práticas pedagógicas universalistas, promovidos por universidades e/ou secretarias públicas de educação.
Priscila Angélica Cicca

Priscila Angélica Cicca

Acesse o Lattes

Especialista em Autismo e Psicopedagoga. Atuando na Educação Inclusiva com intervenções pedagógicas para crianças com TEA. Docente na disciplina Métodos de Intervenções e Comunicação Alternativa do Curso de Aperfeiçoamento em TEA e no Curso de Aperfeiçoamento em ABA, ministrando a disciplina Distúrbios e Transtornos Cognitivos no Centro Universitário Assunção.

Washington Santos de Souza

Washington Santos de Souza

Lattes

Formado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Comecei a trabalhar com Autismo em 2010 na Associação Amigo dos Autistas (SP). Especialista em Clínica Analítico Comportamental (2015) Núcleo Paradigma. Trabalhei no IPQ regime voluntário na parte de internação infantil por um ano. (2018) Mestre em Psicologia Experimental PUC-SP (2020). Atendimento de crianças, jovens e adulto em desenvolvimento atípico. Consultor e supervisor (ABA).

Katheleen Bonfim Santana

Katheleen Bonfim Santana

Lattes

Psicóloga (2012) pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e Neuropsicóloga (2019) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCS). Especialista (2015) em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e outros atrasos de desenvolvimento pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Graduanda (2024) em Terapia Ocupacional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atua há 15 anos com autismo e neurodiversidade, sendo terapeuta, coordenadora e supervisora de equipe.

Flávio Faccini Martins

Flávio Faccini Martins

Lattes

Psicólogo de formação e mestre em Análise Experimental do Comportamento pela PUC-SP, supervisor de casos de pessoas típicas e atípicas, com experiência em dificuldade de aprendizagem, orientação de pais e escolas.

Ficou com dúvidas?