Aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) por Assistentes Sociais
Sobre o Curso
Curso de Extensão Aulas on-line ao vivo
A Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe um modelo para abordagem da funcionalidade humana, a fim de proporcionar uma linguagem unificada e padronizada de terminologias para descrição da saúde e estados relacionados com a saúde, a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), uma ferramenta epidemiológica, de uso em pesquisa, na prática clínica e em políticas sociais (OMS, 2015).
Os conceitos apresentados na CIF introduzem um novo paradigma para pensar e trabalhar a deficiência e a incapacidade, para além do binômio saúde/doença, considerando e incorporando o contexto do meio ambiente físico e social, pelas distintas percepções culturais e posturas diante da deficiência, pela disponibilidade de serviços e de legislação para acesso a direitos.
O conhecimento sobre a CIF prepara os profissionais para realização de pesquisas na área, desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à saúde, educação, assistência social, entre outras.
Ao usar a CIF, o profissional tem a capacidade para entender as condições de saúde quanto a funcionalidade das pessoas, além da descrição baseadas no modelo biomédico, passando pelo desempenho, capacidade, barreiras e facilitadores, identificando de forma mais ampla as necessidades das pessoas.
Este curso de extensão visa fornecer um conjunto essencial de conhecimentos para profissionais assistentes sociais e estudantes de serviço social compreenderem a CIF, bem como, sua aplicação na prática profissional, por exemplo na elaboração de relatórios, laudos, pareceres para acesso a benefícios sociais, construção de plano de intervenções e análise de indicadores de funcionalidade humana.
PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO
Somos uma instituição de ensino com mais de 50 anos ofertando qualidade e excelência. E, neste curso pretendemos oferecer a você, futuro aluno, que acesse os conhecimentos fundamentais sobre o uso adequado da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) conforme recomenda a OMS; compreenda a da linguagem e utilização (CIF) em sua prática profissional; realize uma avaliação abrangente utilizando a linguagem da CIF; conheça a CIF enquanto ferramenta científica recomendada pela OMS verificando sua importância para produção de pesquisas, laudos/relatórios técnicos, além de transformar a sua prática profissional em uma real oportunidade de gerar conexão com seu usuário, tornando-o capaz de observar o desenvolvimento e a manutenção da funcionalidade humana, saúde e bem-estar a partir do olhar biopsicossocial, contribuindo para viabilização de direitos.
Sendo assim, utilizaremos a metodologia da problematização, por meio de aula expositiva síncrona, com discussão e estudo de caso, incluindo oficina de elaboração de relatórios com uso da linguagem da CIF.
Público-alvo
Este curso destina-se aos Assistentes Sociais e estudantes de Serviço Social.
Turmas e horários
Turma 1 - 5ªs feiras – das 19h20 às 22h20
06/03, 13/03, 20/03, 27/03, 03/04, 10/04, 24/04, 08/05, 15/05, 22/05 e 29/05
Turma 2 – sábados – das 9h às 12h
08/03, 15/03, 22/03, 29/03, 05/04, 10/05, 17/05, 24/05, 31/05, 07/06 e 14/06
Início em Março
Término em Maio
Duração
11 encontros
Modalidade
Aulas on-line ao vivo, por meio da Plataforma Teams.
Carga Horária
32 horas
Observações
Professora do curso – Liliane Rosa Oliveira – Assistente Social, pós-graduada em Saúde Coletiva com ênfase em Estratégia Saúde da Família. Multiplicadora licenciada do Grupo CIF Brasil.
Matriz Curricular
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021