Matemática Lúdica: para gostar de ensinar e aprender
Sobre o Curso
Extensão Presencial
É possível aos professores do Ensino Fundamental I promover o ensino das quatro operações matemáticas de forma lúdica?
Que possam desenvolver os conceitos Todo o curso será desenvolvido em forma de vivências lúdicas, utilizando materiais simples, concretos, estruturados e simbólicos, fundamentadas nos conhecimentos das Neurociências e da Psicopedagogia.
Matemáticos, de forma que seus alunos gostem e tenham prazer em aprender?
Que desenvolvam aprendizagens matemáticas com significado lógico e consistente?
É para responder estas questões que o curso “MATEMÁTICA LÚDICA: para gostar de ensinar e aprender” foi organizado, para que os alunos tenham alegria e prazer de aprender quando compreenderem, visualizarem e manipularem materiais que possa facilitar e promover aprendizagens significativas.
Quando os alunos constroem e participam dos processos e se tornam coautores de seu saber, torna-se um aprendizado empolgante, dinâmico e atraente.
PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO
Somos uma instituição de ensino com mais de 50 anos ofertando qualidade e excelência, portanto todo o curso será desenvolvido em forma de vivências lúdicas, utilizando materiais simples, concretos, estruturados e simbólicos, fundamentadas nos conhecimentos das Neurociências e da Psicopedagogia. Este curso promoverá aos professores ensino das quatro operações matemáticas de forma leve e dinâmica possibilitando que traga para seus alunos ou futuros alunos uma aula de matemática alegre, divertida e significativa, de forma consistente e conceitual, por meio de jogos e uso de materiais concretos diversificados. Veja o programa do curso, logo abaixo nas observações.
Público-alvo
Este curso destina-se aos Pedagogos, Professores do Fundamental I, Psicopedagogos, Coordenadores Pedagógicos, professores particulares e todos os interessados no tema.
Turmas e horários
Quintas-feiras - das 19h às 22h15
Início: 13/03/2025
Término: 29/05/2025
Prazo de matrículas: 07/03/2025
Duração
10 encontros
Nos dias 13/03, 20/03, 27/03 – 03/04, 10/04, 24/04 – 08/05, 15/05, 22/05, 29/05
Modalidade
Presencial
Carga Horária
30 horas
Observações
Este curso será ministrado pela Profa. Luzia Faraco Ramos
Matemática, Psicopedagoga, Coordenadora e Docente do curso de Psicopedagógica Clínica e Escolar e do Centro de Estudos Orientação Psicopedagógica – CEOPp, do Centro Universitário Assunção. Autora de 14 títulos das coleções Turma da Matemática e Descoberta da Matemática; Autora do livro Conversas sobre números ações e operações; Autora do livro Práticas na Escola – aprovado e distribuído pelo MEC para professores de Educação Infantil.
Matriz Curricular
Programa:
- Operações fundamentais – com técnicas descritivas, expandidas e breves,
- Tabuadas de multiplicação do dia a dia – construção concreta e simbólica, compreensão, atividades e jogos para memorização
- Porque tanta dificuldade com as técnicas de divisão
- Porque tanta dificuldade com os problemas aritméticos e de lógica
- Expressões numéricas – qual a lógica das regras de resolução
- Divisores e múltiplos - relacionados com as tabuadas de multiplicação construídas concretamente
- Frações: construção de material, compreensão do significado, equivalências, simplificação, tipos de frações, operações, transformações
Corpo Docente
Corpo Docente Convidado
Luzia Faraco Ramos
Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu de Psicopedagogia Clínica e Escolar do UNIFAI, onde ministra as disciplinas Matemática e Aprendizagem e Pensamento Lógico, Coordenadora do CEOPp – Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica no UNIFAI. Matemática, Psicopedagoga, Escritora. Autora das Coleções de livro paradidáticos Turma da Matemática e Descoberta da Matemática, do livro Conversas sobre números ações e operações, Co-autora do livro em resposta a Edital do MEC Práticas na Escola, distribuido no Brasil a professores de Educação Infantil. Possui larga experiência em docencia em curso de Lato Sensu na formação de professores na área da Educação Matemática. Assessora em Educação Matemática em escolas públicas e particulares.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021