Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Matemática Lúdica: para gostar de ensinar e aprender

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Extensão Presencial

 

É possível aos professores do Ensino Fundamental I promover o ensino das quatro operações matemáticas de forma lúdica?

Que possam desenvolver os conceitos Todo o curso será desenvolvido em forma de vivências lúdicas, utilizando materiais simples, concretos, estruturados e simbólicos, fundamentadas nos conhecimentos das Neurociências e da Psicopedagogia.

Matemáticos, de forma que seus alunos gostem e tenham prazer em aprender?

Que desenvolvam aprendizagens matemáticas com significado lógico e consistente?

É para responder estas questões que o curso “MATEMÁTICA LÚDICA: para gostar de ensinar e aprender” foi organizado, para que os alunos tenham alegria e prazer de aprender quando compreenderem, visualizarem e manipularem materiais que possa facilitar e promover aprendizagens significativas.

Quando os alunos constroem e participam dos processos e se tornam coautores de seu saber, torna-se um aprendizado empolgante, dinâmico e atraente.

 

Matricule-se

PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO

Somos uma instituição de ensino com mais de 50 anos ofertando qualidade e excelência, portanto todo o curso será desenvolvido em forma de vivências lúdicas, utilizando materiais simples, concretos, estruturados e simbólicos, fundamentadas nos conhecimentos das Neurociências e da Psicopedagogia. Este curso promoverá aos professores ensino das quatro operações matemáticas de forma leve e dinâmica possibilitando que traga para seus alunos ou futuros alunos uma aula de matemática alegre, divertida e significativa, de forma consistente e conceitual, por meio de jogos e uso de materiais concretos diversificados. Veja o programa do curso, logo abaixo nas observações.

 

Público-alvo

Este curso destina-se aos Pedagogos, Professores do Fundamental I, Psicopedagogos, Coordenadores Pedagógicos, professores particulares e todos os interessados no tema.

Turmas e horários

Quintas-feiras - das 19h às 22h15
 

Início: 13/03/2025
Término: 29/05/2025
Prazo de matrículas: 07/03/2025

Duração

10 encontros

Nos dias 13/03, 20/03, 27/03 – 03/04, 10/04, 24/04 – 08/05, 15/05, 22/05, 29/05

 

Modalidade

Presencial

 

Carga Horária

30 horas

Observações

Este curso será ministrado pela Profa. Luzia Faraco Ramos
Matemática, Psicopedagoga, Coordenadora e Docente do curso de Psicopedagógica Clínica e Escolar e do Centro de Estudos Orientação Psicopedagógica – CEOPp, do Centro Universitário Assunção. Autora de 14 títulos das coleções Turma da Matemática e Descoberta da Matemática; Autora do livro Conversas sobre números ações e operações; Autora do livro Práticas na Escola – aprovado e distribuído pelo MEC para professores de Educação Infantil.

Matriz Curricular

Programa:

 

  • Operações fundamentais – com técnicas descritivas, expandidas e breves,
  • Tabuadas de multiplicação do dia a dia – construção concreta e simbólica, compreensão, atividades e jogos para memorização
  • Porque tanta dificuldade com as técnicas de divisão
  • Porque tanta dificuldade com os problemas aritméticos e de lógica
  • Expressões numéricas – qual a lógica das regras de resolução
  • Divisores e múltiplos - relacionados com as tabuadas de multiplicação construídas concretamente
  • Frações: construção de material, compreensão do significado, equivalências, simplificação, tipos de frações, operações, transformações

Corpo Docente

Corpo Docente Convidado

Foto da Profa. Esp. Luzia Faraco Ramos

Luzia Faraco Ramos

Acesse o Lattes

Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu de Psicopedagogia Clínica e Escolar do UNIFAI, onde ministra as disciplinas Matemática e Aprendizagem e Pensamento Lógico, Coordenadora do CEOPp – Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica no UNIFAI. Matemática, Psicopedagoga, Escritora. Autora das Coleções de livro paradidáticos Turma da Matemática e Descoberta da Matemática, do livro Conversas sobre números ações e operações, Co-autora do livro em resposta a Edital do MEC Práticas na Escola, distribuido no Brasil a professores de Educação Infantil. Possui larga experiência em docencia em curso de Lato Sensu na formação de professores na área da Educação Matemática. Assessora em Educação Matemática em escolas públicas e particulares. 

Ficou com dúvidas?