Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar: Interfaces entre Saúde e Educação

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Curso de Extensão Presencial

 

O curso de extensão “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar: Interfaces entre Saúde e Educação” tem como propósito oferecer um espaço de formação e reflexão para estudantes e profissionais da Pedagogia interessados em ampliar seus conhecimentos sobre os processos de mediação da aprendizagem em contextos de hospitalização e atendimento domiciliar. A proposta parte do entendimento de que o acompanhamento pedagógico às crianças e adolescentes em situação de adoecimento constitui não apenas uma garantia de continuidade escolar, mas também uma forma de cuidado que promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Nesse sentido, o curso busca evidenciar como a atuação pedagógica pode contribuir de maneira efetiva para a humanização dos serviços de saúde, fortalecendo o vínculo entre o paciente, a família, a equipe multiprofissional e a escola de origem. O conteúdo programático tem como base as teorias que fundamentam a Pedagogia Hospitalar, dialogando com práticas educativas em espaços hospitalares e domiciliares. Além disso, inclui a análise de estudos de caso e a elaboração de projetos de intervenção, possibilitando ao participante uma experiência de formação aplicada, crítica e alinhada às demandas reais desses contextos.

 

Objetivos

Proporcionar formação teórico-prática para estudantes e profissionais da Pedagogia acerca do atendimento pedagógico em contextos hospitalares e domiciliares, destacando sua relevância na promoção da aprendizagem, do cuidado e da humanização do processo de saúde e educação.

Público-alvo

Profissionais da área de Educação e Saúde

 

Turmas e horários

Sábados, das 9h às 13h

Período: março a junho de 2026
 

Modalidade

Presencial

 

Carga Horária

60 horas, aproximadamente 4 meses

 

Estrutura Didática

  1. Introdução ao Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar;

  2. Legislação vigente;

  3. Neurociência, Educação e Saúde: conexões na prática pedagógica hospitalar e domiciliar;

  4. O reflexo do adoecimento na aprendizagem;

  5. Dificuldades da aprendizagem – Estudos de caso;

  6. Aprendizagem significativa: caminhos para a educação em saúde;

  7. O campo de trabalho do Pedagogo Hospitalar em diferentes espaços. (Hospitais, Casas de Apoio, Brinquedoteca, Ambulatório, Hospital Dia);

  8. Arte e ludicidade no ambiente hospitalar;

  9. Cuidar, ensinar e acolher: a experiência do luto em contextos hospitalares;

  10. Projetos Pedagógicos.

 

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

 

  • Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidad de Castilla-La Macha;
  • Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad Pontificia de Salamanca;
  • Cooperação Geral de Cooperação Acadêmica – Universidad Catolica del Urugruay;
  • Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Ebonyi State University;
  • Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidade Católica Boliviana San Pablo;
  • Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad San Sebatian;
  • Convênio Geral de Coperação Acadêmica - Universita Di Roma La Sapienza.

Observações

Matriz Curricular

Aguarde informações.

Corpo Docente

Corpo Docente Convidado

Carlos Eduardo Vieira

Carlos Eduardo Vieira

Acesse o Lattes

Coordenador e professor da Especialização em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção. Docente nos cursos de Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Docente no Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Graduado em Fisioterapia.

Profa. Daniela Dias de Carvalho

Daniela Dias de Carvalho

Acesse o Lattes

Coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e do Curso de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Docente no Curso de Pós-graduação em Educaçao Infantil na disciplina: Inclusão e Diversidade. Pós-graduada em Autismo, Neuropsicologia, Gestão e Coordenacao, Educação Especial e Inclusiva e ABA. Pedagoga com 25 anos de atuação na Educação Especial e Inclusiva.

Paola Ribeiro da Silva

Paola Ribeiro da Silva

Acesse o Lattes

Coordenadora e Docente no Curso de Especialização em Pedagogia Hospitalar do Centro Universitário Assunção. Mestranda em Educação, Pedagoga, Especialista em Pedagogia Hospitalar e Psicopedagogia. Possui cursos de extensão na área do Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar. Pedagoga Hospitalar no Instituto de Psiquiatria de São Paulo -IPq/HC/FMUSP, com experiência há 16 anos em Educação e Saúde.

Thaís Thomaz Bovo

Thaís Thomaz Bovo

Acesse o Lattes

Doutora e Mestra em História da Arte pela USP. Licenciada em Pedagogia, especialista em Pedagogia Hospitalar, realizou curso de extensão em Pedagogia Hospitalar no A.C. Camargo Câncer Center. Tem experiência nas áreas de ensino, formação de professores e pesquisa. É Coordenadora Pedagógica efetiva na Prefeitura de São Paulo e professora universitária. Atualmente está trabalhando na DICEU da Diretoria Regional de São Mateus.

Ficou com dúvidas?