Estudantes aprendem de forma lúdica
Edineide Maria de Oliveira [1]
Os professores do curso de Administração de Empresas do UNIFAI buscam inovar em suas aulas. Cientes da necessidade de aplicar aulas ao mesmo tempo desafiadoras no aprofundamento dos conhecimentos, e cativantes da atenção dos estudantes, os professores são incentivados pela Coordenação do Curso a criar estratégias de ensino-aprendizagem que estimulem os alunos ao auto-desenvolvimento de forma inovadora.
No último semestre de 2008, o professor Dr. Alvair Silveira Torres Junior aceitou esse desafio na disciplina Teorias da Administração II, na unidade do Ipiranga, elaborando a proposta de um trabalho acadêmico que objetivava o aprofundamento na aquisição de conhecimentos da matéria, combinado com formato lúdico e empreendedor.
Grupos de alunos receberam do professor a tarefa de elaborar um jogo de tabuleiro para dois ou mais jogadores, cuja premissa básica para se iniciar a disputa, nela prosseguir e eventualmente vencer, era conhecer o conteúdo sobre Liderança e Motivação apresentado durante as aulas.
Inspirado em famosos jogos do mercado, tais como War e Banco Imobiliário, os estudantes foram estimulados a criar e projetar jogos com propostas distintas, inovadoras, e que também pudessem ser um produto viável para o nicho educacional.
Para reforçar essa dimensão empreendedora foi solicitado aos grupos desenvolverem protótipos e apresentá-los em sala. Tratamento gráfico, mensagens mercadológicas e apresentação geral também fizeram parte dos critérios de avaliação.
Evidentemente, com maior peso, o professor avaliou se os jogos continham em seu projeto a premissa básica de desafiar os estudantes-jogadores com perguntas e respostas em situações de gestão, as quais exigissem o conhecimento sobre Liderança e Motivação estudado durante as aulas.
O resultado foi extremamente positivo, como se pode imaginar através das fotos que ilustram algumas das apresentações. Estudantes engajados trabalharam durante algumas aulas, sempre orientados pelo professor Alvair, concebendo e projetando os jogos, extra-classe construíram os protótipos e, na penúltima aula do semestre, apresentaram o resultado em sala aos colegas. Marcas de produto denominadas criativamente como The Boss, Quem é o Líder ?, Motivação e Sucesso, dentre outras, foram comentadas como motivo de orgulho pelo resultado alcançado e pelo bom humor que produziram na turma. Uma estratégia simples e criativa para alcançar o aprendizado em conceitos muitas vezes penosos de se entender através da forma convencional. “Outras iniciativas virão.....é só criar. Participem !” Recomendação do grande professor Alvair.