Educação Infantil
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu
Aulas on-line ao vivo Sem TCC
Atualmente exigem-se dos profissionais da educação infantil atualização constante. Experiências variadas nos primeiros anos de vida são primordiais para favorecer a ampliação do repertório de conhecimentos e estimular o desenvolvimento integral humano, sendo essencial a aquisição de múltiplas linguagens, o aprimoramento do pensamento e da motricidade, o entendimento das emoções, o exercício de recursos para a socialização e a construção da identidade. Como planejar espaços, tempos e materiais para crianças pequenas visando a uma educação de qualidade?
Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO
Este curso foi construído com zelo para que sejam proporcionados aos nossos alunos conhecimento e reflexão sobre práticas educativas reais da educação infantil, considerando suas próprias experiências, caso já atuem na área. Nossas docentes já foram ou são professoras de crianças, além de experiência na educação não formal, gestão escolar, arte-educação, culturas literárias e pesquisadoras de excelência, ofertando ampla formação. Esperamos que nossos pós-graduados atuem com excelência, superem desafios por meio de soluções criativas, planejamento e ações qualificadas e em consonância com a realidade, atendendo às necessidades infantis relativas ao cuidar e ao educar, de modo articulado.
Público-alvo
Pedagogos, Professores de diversas áreas, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, Orientadores Educacionais, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicomotricistas, e demais profissionais interessados no universo educacional.
Turmas e horários
Terças e quintas, a partir das 19h10
Duração
3 semestres
Modalidade
O curso oferece aulas ao vivo pela Plataforma Teams.
Carga Horária
360 horas
Observações
Depoimentos
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR:
Corpo Docente
Karen Ambra
Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2005) em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Instituição onde a Graduação em Pedagogia foi concluída (no ano de 2001). No UNIFAI (Centro Universitário Assunção), é a atual Reitora (para o mandato 2020-2024), foi Vice-reitora (jan. 2013 - out. 2020) e Pró-reitora Comunitária (de 2010 a 2012). Atua, ainda, como Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Cultura (desde junho de 2012), sendo a Professora e Orientadora (dos Trabalhos de Conclusão de Curso) na referida Especialização. Outrossim, exerce a docência na Licenciatura em Pedagogia, História e Filosofia. Foi professora na Educação Básica, tanto na Educação Infantil como nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. É autora do livro Aprendendo a conviver: as regras na brincadeira de faz de conta (2012). Os seguintes temas são tanto objeto de interesse e pesquisa como de atuação: Psicologia da Educação; Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem Infantis; Educação Infantil; Metodologia de Pesquisa e o Brincar
Andrea Spinelli Sujkowski
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo; Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo; Curso de Extensão Universitária na modalidade de Especialização: Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo; Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e Curso de Aperfeiçoamento Certificação em Comunidades de Aprendizagem pela Universidade Federal de São Carlos. Experiência de 35 anos na educação pública, atuando em diferentes funções: professora de Educação Infantil; professora de Ensino Fundamental; coordenadora pedagógica; chefia da Seção de Educação Infantil em Secretaria Municipal de Educação; orientadora pedagógica. Atuou como coordenadora de grupo no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – PROFA (2002) e como formadora nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (2018) e Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI (2024).
Corpo Docente Convidado
Luciana França Leme
Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Atuou como professora de Projetos de Leitura e Resgate Cultural na Educação Infantil no Município de Louveira. Atuou como docente na Universidade Paulista (UNIP) nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social e em cursinhos preparatórios para concursos de professores. Atua como pesquisadora na área de políticas públicas de educação com foco na carreira e profissão docentes. Colaborou na elaboração da Proposta Curricular do Currículo de Língua Portuguesa (ano de 2013). Participa de diversos projetos de pesquisa da Fundação Carlos Chagas como bolsista. Participou como pesquisadora em pesquisas sobre políticas de avaliação da educação infantil de municípios. Atuou como educadora e coordenadora em diversos projetos de estudo de meio e espaços educativos não-formais.
Daniela Dias de Carvalho
Coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e do Curso de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Docente no Curso de Pós-graduação em Educaçao Infantil na disciplina: Inclusão e Diversidade. Pós-graduada em Autismo, Neuropsicologia, Gestão e Coordenacao, Educação Especial e Inclusiva e ABA. Pedagoga com 25 anos de atuação na Educação Especial e Inclusiva.
Neusa Regiane Mendes
Mestra em História da Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP; especialista em Linguagens Artísticas Contemporâneas: ensino-aprendizagem pela Faculdade Santa Marcelina; Pedagoga e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Bandeirante de São Paulo. É formadora de educadores/professores (inicial e continuada), facilitadores e mediadores. Cria e desenvolve recursos didáticos com temas sobre cidadania, Direitos Humanos, educação integral e profissional; inovação educacional. Estuda e pesquisa História das práticas educativas; Pedagogia do Patrimônio Histórico Educativo com interfaces entre o ensino e aprendizagem da arte-educação, educação infantil, integral e inclusiva; territórios educativos, relações étnico-raciais na Educação Infantil; a produção de Osório César e o Pavilhão-Escola Pacheco e Silva.
Simone Aparecida Zanutto
Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (1990). Pós- Graduação em Recursos Humanos, pela FECAP e Psicopedagogia. Experiência de 32 anos como docente e Coordenadora Pedagógica na Educação Básica ( Educação Infantil e Ensino Fundamental). Atuação docente no Ensino Superior por 14 anos. Tem experiência na área de Educação, atuando nas disciplinas pedagógicas e de pesquisa na Graduação e Pós- Graduação. Professora no curso de Pós- Graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Educação Infantil no Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Atuou como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, como professora Coordenadora de Atividades Culturais Complementares (ACC) e membro de banca examinadora de Seleção de Docentes, na UNICASTELO. Exerceu docência no curso de Pedagogia do Centro Universitário Fundação Santo André. Professora do Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) da Rede Municipal de Santo André. Atuou como formadora do PNAIC na Rede Municipal de Sato André. Foi convidada a participar de atividades de ensino e pesquisas, pelo Laboratório de Gestão (LAGE), ligado à Faculdade de Educação da UNICAMP.
Anna Carolina Leopoldino Barbosa
Graduada em Pedagogia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2002) e em Educação Especial, com pós-graduação em Supervisão Escolar. Mestre em Educação com ênfase na formação de professores (Unini México) e em Políticas Educacionais (UNINOVE). Leciono em cursos de especialização na PUC Vila Assunção, incluindo Alfabetização, Educação Infantil, Gestão Escolar e Mediação de Conflitos. Cursando doutorado na UFABC em formação de professores de ciências e matemática.Coordenadora do Centro Universitário Assunção do curso de pós graduação Gestão Escolar e Mediação de Conflitos.(2024).
Lilian França Leme de Abreu
Bacharel e Licenciada em Artes, com especialização em Arte-Educação, pela ECA - USP. É graduada em Pedagogia e foi professora da Educação Infantil por mais de 15 anos atuando em escolas como Recreio e Oswald de Andrade. Trabalhou como formadora de professores em projetos educativos não formais direcionados à arte e à educação infantil. Tem experiência na coordenação pedagógica na educação infantil integral e como professora e coordenadora de curso de especialização em Educação Infantil pelo Colégio Oswald de Andrade. Atualmente é assistente de coordenação no Carandá Educação. Como artista plástica, realizou diversas oficinas de artes e teve suas obras expostas no Café Aprendiz, na Vila Madalena em 2006.
Ana Paula Lopes Leme
Ana Leme é pedagoga e especialista em Literatura para Crianças e Jovens pelo Instituto Vera Cruz (SP), onde hoje é assistente de coordenação. Com mais de 20 anos de experiência no mercado editorial, é formadora de educadores, assessora literária, curadora no Instituto Emília, jurada na Revista Crescer na seleção dos 30 melhores livros do ano e fundadora da Movimento Literário, que oferece serviços para escolas, editoras e autores e institutos de formação. Dedica-se profissionalmente ao universo da Literatura para crianças há 20 anos. Atuou como mediadora de leitura no Programa Myra desde 2019 pelo CEDAC, ministrando cursos relacionados à literatura e leitura para educadores.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021