Psicopedagogia Clínica e Escolar
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu Presencial Sem TCC
PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO
Este curso qualifica o profissional para a atuação como Psicopedagogo Institucional Escolar e como Psicopedagogo Clínico, bem como para o exercício do Magistério Superior, e atende ao disposto na Resolução CES, n.1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional da Educação. Oferece uma formação com docentes doutores, mestres e especialistas, que são pesquisadores na Educação e na área de Psicopedagogia, com grande experiência e com capacidade de proporcionar aos alunos do curso conhecimentos atualizados das ciências que estudam a aprendizagem.
Público-alvo
Professores das diversas áreas e níveis, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, Orientadores Educacionais, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicomotricistas, e demais profissionais ligados direta ou indiretamente à Educação.
Turmas e horários
2ª e 4ª feiras, das 19h10 às 22h45
Sábados, das 7h30 às 14h30
Duração
3 semestres
Modalidade
Presencial
Carga Horária
360 horas
Observações
Depoimentos
Observações
O atendimento psicopedagógico clínico acontece nas dependências do Centro Universitário Assunção, com a presença do Supervisor, a crianças ou adolescentes do entorno, que apresentem dificuldades de aprendizagem, sem custos para estes
O CEOPp é oferecido como um curso de extensão à psicopedagogos formados, e caso seja do interesse, é possível realizar o curso novamente, sempre que realize atendimento a um novo sujeito e desta forma ser acompanhado por um supervisor clínico.
Ao termino do curso o Assunção oferece, de forma opcional, o curso de Extensão: Prática Psicopedagógica Supervisionada, junto ao Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica – CEOPp.
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Noturno - clique aqui
Corpo Docente
Vania Ramos
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Grande ABC (1981), Mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pós-graduação em Psicomotricidade (1998), Psicopedagogia (1997) e Gestão e Implantação em EaD (2020). Atualmente é Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e Gerontologia Social do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Professora titular nos cursos de Pedagogia e Serviço Social da mesma instituição, professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e dos cursos de Pos-graduacao da UNIP e UniPaulistana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Psicomotora, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, arte e movimento corporal, aprendizagem, gerontopsicomotricidade, envelhecimento e educação.
Corpo Docente Convidado
Sonia Maria Colli de Souza
Mestre em Educação, Pedagoga, Especialista em Educação Especial, Especialista em Psicopedagogia
Clínica pela Escuela de Psicopedagogia de Buenos Aires- EPSIBA; Psicomotricista Raman; Especialista em Psicodrama Pedagógico; Pedagoga, Especialista em Educação Especial; Docente em cursos de Psicopedagogia (UNIFAI-SP; UNIP: UNICHRISTUS em FORTALEZA; ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA e SAUDE PUBLICA em Salvador) . Co-autora em diversos livros de Psicopedagogia; Membro do Conselho editorial da Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Conselheira Vitalicia da seção São Paulo da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp; Co- fundadora da Seção São Paulo da ABPp.; Atendimento clinico em consultorio particular e atendimento Psicopedagia em Saúde em Hospitais; Atendimento em Casa de apoio à crianças transplantadas. Na UNIFAI é docente das disciplinas de Avaliação Psicopedagógica Clínica e Intervenção Psicopedagógica Clínica, no Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica-CEOPp é Professora Supervisora do curso de Extensão em Prática Psicopedagógica Clínica.
Carlos Eduardo Vieira
Coordenador e professor da Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção - Unifai. Professor do Unifai: Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Professor do Unisal: Centro Universitário Salesiano/SP: Pós-graduação em Neurociências e Educação, Cursos de Extensão e da Idade Ativa. Professor Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento: Mackenzie. Psicanalista: Formação pelo IBP/SP. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa: Acupuntura. Extensão Universitária e Aperfeiçoamento em: Pilates, RPG, Hidroterapia, dentre outros. Graduação em Educação Física. Graduação em Fisioterapia. Atendimentos clínicos em psicanálise, acupuntura, rpg. Áreas de pesquisa: Neurociências, Saúde Mental, Educação.
Ana Cecília Oñativia
Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI. Especialista em Neuropsicologia e transtornos do Aprender pela Faculdade Potencial. Professora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Salta (Argentina). Psicodramatista e Tatadramatista. Longa experiência como professora de Pós-graduação em cursos de Especialização em Psicopedagogia, Neurociência na Educação e Educação Especial. Ministra aulas nas disciplinas relacionadas à Neurociência na Educação, Neurodidática, Emoções e Aprendizagem, Alfabetização, Educação Especial (T.E.A., D.I. e D.V.), Desenvolvimento e Aprendizagem, Fundamentos da Psicopedagogia e Intervenção Psicopedagógica. Orientadora de monografias e artigos científicos. Experiência em docência no Ensino Superior e coordenação de Pós-graduação Lato Sensu. Na área Psicopedagógica e de Educação Especial possui experiência em atendimento psicopedagógico clínico e institucional e supervisão psicopedagógica. Conteudista nas áreas de Neurociência na Educação, Psicopedagogia, Alfabetização e Educação Especial. Atuou como professora de cursos de pós-graduação da UNIFIEO, UNISA, UNIABC, UNIP e atualmente atua na graduação em Pedagogia na Faculdade Sequencial e na pós graduação: UNISA, UNIFAI e INSTITUTO SINGULARIDADES e é Diretora pedagógica da ESCOLA TRILHA-GDA-Educação Especial. Na UNIFAI ministra as disciplinas de Fundamentos da Psicopedagogia Clínica e Escolar, Linguagem Escrita e Desenvolvimento e Intervenção Psicopedagógica Clínica.
Regina de Souza e Castro Tarifa
Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUC – SP), Especialista em Psicopedagogia pelo UNIFAI. Experiência em sala de aula como professora de Língua Inglesa em Ensino Fundamental e Médio e em Cursinho Pré-vestibular. Atuação como Coordenadora de Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Espanhol e Coordenadora de Projetos no Ensino Fundamental. Atualmente atua como Psicopedagoga em escola de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio, acompanhando especialmente estudantes com dificuldades e transtornos de aprendizagem, favorecendo o tripé escola – família - terapeutas. Atuação como Psicopedagoga Clínica e como tutora de estudos para adolescentes com dificuldades e transtornos, assim como com problemas emocionais impeditivos para frequência às aulas. Na UNIFAI ministra a disciplina Psicopedagogia Institucional Escolar.
Carla Santos Tenório
Psicóloga clínica CRP 114655 (2013 - atualmente). Professora do curso de Pós-graduação em Neurociências, saúde mental e educação, Psicopedagogia Clínica e Escolar e Psicomotricidade, todos no UNIFAI. Psicóloga com especialização em Psicologia Junguiana pela FACIS (2015). Docente em cursos de formação técnica profissional - Global Mackenzie (2015 - 2020) Autora do livro: Sobre viver o combo da vida (2019). Atuação na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em projetos que foram publicados em congressos e em livro e sobre Treinamento, Desenvolvimento e educação de pessoas (2008-2015), Autora do cap. 1 do Livro: Temas em educação corporativa - "Perfis Psicológicos no treinamento e desenvolvimento de pessoas" (2014) Colunista de artigos voltados para a educação corporativa e a saúde dos trabalhadores na revista digital Norminha (2014-2017) Parceria com uma consultoria que atua em treinamentos na área de Psicologia e Gestão por competências (2009-2015) Atuação por 06 anos em HSE (Higiene, saúde & segurança do trabalho e meio ambiente), diretamente envolvida no projeto (2011) e implantação (2012) do sistema de gestão ambiental e certificação ISO14001 (2014).
Janaina Pavani Sarabando
Graduada em Educação Física pela Faculdade Integrada de Ribeirão Pires, Especialista em Psicomotricidade Institucional pela FMU, Especialista em Psicomotricidade Clínica pela Faculdade Unifai, Especialista em Neuropsicologia da Aprendizagem e Transtornos pelo Instituto Irene Maluf, Pós-graduada em Deficiência Intelectual e Deficiência Motora pela Faculdade de Jabuticabal, Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada na Educação de Pessoas com TEA pela Faculdade Rhema Educação. Possui experiência como professora de Pós-graduação em cursos de Psicopedagogia Institucional e Clínica ministrando aulas relacionadas sobre a psicomotricidade e a aprendizagem, em aulas e em cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade Institucional e Clínica ministrando aulas sobre ética profissional na psicomotricidade e avaliação psicomotora. Atuou quatorze anos na instituição APAE de Ribeirão Pires, foi assessora pedagógica de um colégio da Rede Objetivo. Atualmente é psicomotricista de um colégio particular na cidade de São Paulo, faz parte do Núcleo de Inclusão escolar do mesmo colégio. Realiza atendimento em terapia psicomotora em clínica particular. É assessora na Rede Solar colégios da área psicomotora.
Aline Ap. Perce Eugenio
Possui graduação em Pedagogia UNIVERSIDADE SANTO AMARO, Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia pela mesma universidade. Mestre em Educação: Psicologia da Educação e Especialista em Docência do Ensino Superior e Filosofia da Educação pela PUC. Especialista em Neuroaprendizagem e Transtornos do Aprender pelo INSTITUTO SABER. Especialista em Psicologia Analítica pelo INSTITUTO FREEDOM. Atuou como assistente Técnico Educacional e coordenadora do NAAPA: Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem, da rede Municipal de Ensino de São Paulo (Gestão 2013-2016). Além de coordenar o Núcleo, também implementou o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - na Divisão Pedagógica da Capela do Socorro SP. Docente do Ensino Fundamental I - Rede Pública de Ensino. Coordenadora e Docente do curso de especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional na UNISA. Psicopedagoga Clínica, no contexto educacional e Assessora Psicopedagógica. Na UNIFAI será docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Educacional na disciplina Avaliação Psicopedagógica Clínica.
Maria das Graças de Paiva Siracusa
Atualmente Coordenadora e fonoaudióloga na SOMAR-Terapias Integradas; Professora na UNIFAI na disciplina Linguagem oral e desenvolvimento; Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Especialista em Voz pelo CEV – Centro de Estudos da Voz; Formação em Dramaterapia pelo Sagres – Centro Antroposófico de Educação- Florianópolis; Exerceu Docência como Professora convidada para cursos de formação de profissionais de saúde - UNIFESP, UNIBAN, UNI SÃO CAMILO; Atuou como Fonoaudióloga na Clínica Tobias; Atuou como Fonoaudióloga na Clínica Padovan; Atuou em clínica ampliada pela Antroposofia nos distúrbios da comunicação humana; Coordenadora e professora do Curso de Fonoaudiologia Ampliada pela Antroposofia – NEFAA - Núcleo de Estudos em Fonoaudiologia Ampliada pela Antroposofia. Na UNIFAI será docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Educacional na disciplina Linguagem Oral e Desenvolvimento.
Luzia Faraco Ramos
Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu de Psicopedagogia Clínica e Escolar do UNIFAI, onde ministra as disciplinas Matemática e Aprendizagem e Pensamento Lógico, Coordenadora do CEOPp – Centro de Estudos e Orientação Psicopedagógica no UNIFAI. Matemática, Psicopedagoga, Escritora. Autora das Coleções de livro paradidáticos Turma da Matemática e Descoberta da Matemática, do livro Conversas sobre números ações e operações, Co-autora do livro em resposta a Edital do MEC Práticas na Escola, distribuido no Brasil a professores de Educação Infantil. Possui larga experiência em docencia em curso de Lato Sensu na formação de professores na área da Educação Matemática. Assessora em Educação Matemática em escolas públicas e particulares.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021