Aulões para alunos de Administração, Ciências Contábeis e Biblioteconomia

Alunos dos referidos cursos receberam convidados especiais para tratar de temas que influenciarão suas carreiras profissionais.

Na última quinta-feira (25/04), das 19h às 22h30, os alunos do segundo e terceiro semestres dos cursos de Administração e Ciências Contábeis participaram de curso sobre noções básicas em Educação Financeira, no bloco 01, sala 201, enquanto, simultaneamente, os estudantes de Biblioteconomia recebiam uma aula também especial de Gestão da Informação e funcionamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), no bloco 03, sala 22.

Os palestrantes convidados, Bruna Marcelino e Leandro Loiola, ambos profundos conhecedores do Mercado Financeiro, foram os responsáveis pela condução do minicurso para os futuros administradores e contabilistas, que receberam, além de muitas dicas sobre Educação Financeira, uma capacitação técnica para poderem conduzir, futuramente, projeto de extensão do Centro Universitário Assunção, junto aos alunos do curso de Serviço Social.

Na pauta, explicações técnicas transmitidas de forma dinâmica sobre renda fixa e variada, tipos e comparativos de investimentos, taxa de juros, rentabilidade, CDB, CDI, perfis de investidores, índice Bovespa, ações, dólar em alta e em baixa e suas consequências no mercado, queda da bolsa e muitos outros. Além, é claro, de conteúdos que fizeram o alunado repensar sua postura frente às próprias economias, instigando-os a mudar de hábitos, colocando em prática o planejamento financeiro.

“Falar de Educação Financeira, como fazer a gestão de suas receitas e despesas, e buscar também cuidar da sua saúde financeira é um ponto importante para todos nós e para a comunidade. E foi exatamente isso que esse curso trouxe aos alunos”, sinalizou a Profa. Dra. Edineide Maria de Oliveira, docente e coordenadora do curso de Administração do Assunção.

Bruna Marcelino é consultora de projetos educacionais, economista e colunista no site de notícias da B3 e profissional do mercado financeiro desde 2009. Já Leandro Loiola é planejador financeiro pessoal, consultor de educação também da empresa B3, mestre em Administração de Empresas e estudioso da redução do estresse financeiro das pessoas e famílias.

Na área de Biblioteconomia, a palestra foi conduzida por Carlos Cecconi, bibliotecário graduado no Assunção, que é, atualmente, gerente da Assessoria Técnica da Secretaria Executiva do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), com mediação da Profa. Dra. Regina Fazioli, docente do curso de Biblio, do Assunção, e vice-presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8).

Na oportunidade, Cecconi introduziu o alunado ao mundo CGI.br, apresentando o que é o comitê, o que faz, como está constituído, além de citar e explicar sobre a gestão de informação da internet brasileira, o conceito de “Web para Todos”, os 35 anos do domínio “.br”, a Lei do Marco Civil da Internet, a importância do diálogo multissetorial e da colaboração entre diferentes áreas, incluindo a Biblioteconomia, e tudo o mais relacionado com a qualidade e acessibilidade dos serviços on-line oferecidos pela e na sociedade.

"A palestra serviu como inspiração para os estudantes, mostrando que estão preparados não apenas para o mercado de trabalho, mas também para contribuir com questões sociais e globais. No geral, o encontro foi educativo e motivador, incentivando os alunos a seguirem os passos desse egresso do Assunção para deixar sua própria marca no mundo", pontuou a Profa. Regina, ressaltando a importância da competência dos profissionais bibliotecários na governança da internet.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e diretrizes para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível ".br". Ele também promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da Internet e propõe programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.

Foram duas grandes aulas de muito compartilhamento de conhecimento, que, com toda certeza, farão a diferença na formação acadêmica dos estudantes e, futuramente, nas profissões abraçadas. "Carlos, seu sucesso e impacto servem de exemplo para nossa(o)s alunos", finalizou Fazioli.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO: ELEVE SEU CONHECIMENTO!

Plateia atenta aos conteúdos proferidos pelos palestrantes convidados.
Prof. Alessandro Venturini, Vice-Reitor, à esquerda, acompanha uma das aulas especiais junto aos alunos.