“Sarau da Amizade Social” traz música, poesia e literatura na 1ª edição de 2024

Evento agitou alunos, professores e colaboradores e fez jus ao lema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (MT. 23,8).

O Centro Universitário Assunção possui uma programação diversificada, que vai muito além das disciplinas acadêmicas dos currículos dos cursos que oferece, justamente por seu compromisso com a educação inspirada nos valores humanistas e nos princípios de liberdade de expressão. Isso se confirma com o “Sarau da Amizade Social”, realizado ontem (23/04), no Espaço Cultural, próximo à entrada principal, das 18h30 às 19h20, com a participação de alunos, professores e profissionais da Instituição.

O evento cultural, tradicional no Assunção, é organizado pela Pastoral Universitária, e foi idealizado para reunir o corpo docente, discente e profissionais para compartilharem e apreciarem expressões artísticas, como a poesia, música, literatura com feirinha de troca de livros e muito mais. Ou seja, uma momento de descontração e entretenimento saudável pensado para ser um “uma pausa, um respiro” em meio à rotina atarefada dos estudantes. “O Sarau da Amizade Social está dentro daquilo que nos ensina o Papa Francisco, na ‘Fratelli Tutti’, e também a Campanha da Fraternidade 2024, de fomentar e cultivar a amizade social no meio acadêmico, sobretudo nesse mundo tão marcado por tantos conflitos e tantas discórdias”, explicou o Prof. Dr. Leomar Nascimento de Jesus, responsável pela Pastoral.

A Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Santo Padre, trata da fraternidade e a amizade social: “[...]uma humilde contribuição para a reflexão, a fim de que, perante as várias formas atuais de eliminar ou ignorar os outros, sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras[...]”, aponta um trecho do documento, que pode ser lido, na íntegra, clicando aqui.

E no embalo dessa fraternidade e amizade social, abraçamos a aluna Priscilla Cristina Aguiar, do 1º semestre de Biblioteconomia, que declamou poema de sua autoria, “Memória de Uma Amizade”, sobre uma “grande amizade que se desfez com o passar do tempo”. “Enquanto recitava a poesia, eu quis chorar. Aos olhos de todo mundo, minhas palavras tiveram um significado ainda maior. Pelo visto, não foi só eu que deixou algumas amizades pelo tempo”, declarou a estudante.

Decoração aconchegante, com luzes e cortinas, bancos para o público se acomodar e ouvir as cantorias e declamações, e uma vibe intimista, com muita alegria, emoção e fé, marcaram o primeiro sarau de 2024.

Quem perdeu, prepare-se porque, em breve, mais um sarau vem aí para fortalecermos ainda mais os vínculos que nos unem no Centro Universitário Assunção. E quem participou, obrigado pela presença e também se prepare para a próxima edição, que será ainda maior e com mais novidades.

Fique atento(a) às redes sociais da Instituição, de olho na programação de eventos e ações especiais.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO: ELEVE SEU CONHECIMENTO!

Padre Leomar, ao microfone, acompanhado de aluna, cantam para o público do sarau.
Professores e alunos, juntos, cantando para o público, no Espaço Cultural do Assunção.