Alfabetização e Letramento em Contexto Educacional
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu
Aulas on-line ao vivo Presencial Sem TCC
O curso dá ênfase para as práticas de alfabetização, como o ensino de avaliação diagnóstica, com sondagens e análise das escritas para que o professor acompanhe o processo de ensino-aprendizagem e os avanços das escritas, com intervenções pedagógicas e elaboração de jogos fonológicos e linguísticos, por meio do trabalho com os gêneros textuais, a produção textual, a ortografia e a gramática. E, também oferece disciplinas na área da Matemática com ênfase no desenvolvimento do raciocínio lógico na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o uso de materiais concretos, material dourado, o ábaco e jogos matemáticos nas aulas.
Desta forma, o curso prima por trabalhar o planejamento de intervenções didáticas, com bases teóricas que norteiam a ação pedagógica do professor apoiado ao Letramento viabilizando a presença das práticas sociais nas atividades de leitura e de escrita.
Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO
Somos uma instituição com mais de 50 anos, com ensino renomado e de excelência e contamos com professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência na Educação Básica. Além, de uma excelente infraestrutura, laboratório específico para as aulas práticas na criação de materiais concretos no processo de ensino aprendizagem, tais como: jogos fonológicos, jogos de matemática e a elaboração de outros materiais. Tudo isso para que você se torne um profissional atualizado e possa atuar com crianças, jovens e adultos, junto às dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita, por meio de práticas específicas da Alfabetização e do Letramento.
Público-alvo
Professores, pedagogos, psicólogos e interessados na área de educação.
Turmas e horários
2ª e 4ª feiras, a partir das 19h10
Sábados, das 7h30 às 14h30
Duração
3 semestres letivos
Modalidade
O curso oferece duas opções de estudo para o aluno escolher. Com aulas ao vivo pela Plataforma Teams e/ou presencial.
Carga Horária
360h
Observações
Depoimentos
Matriz Curricular
Corpo Docente
Angélica Miyuki Farias
Graduada em Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1986), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Atualmente é professora de graduação e Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas para fins específicos, elaboração e avaliação de materiais didáticos, ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias, propostas didáticas pautadas pela perspectiva dialógica de linguagem.
Valéria Batista
Pró-Reitora de Pós-graduação do Centro Universitário Assunção. Coordenadora e professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Assunção. Professora do Curso de Pedagogia (UNIP). Doutora em Educação: Psicologia da Educação (2015) pela PUC/SP. Mestre em Educação (2008), Pós-graduada em Gestão e Organização Escolar (2004) e graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena (2001) pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID. Possui experiência na área da Educação Básica e ensino superior por quase 20 anos atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Alfabetização, aprendizagem da leitura e da escrita, escolarização inicial, Psicologia Cognitiva da Leitura e Prática de ensino e políticas públicas.
Corpo Docente Convidado
Anna Carolina Leopoldino Barbosa
Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Assistente Pedagógica do Município de Santo André. Possui Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Mestre em Educação com especialização em formação de professores pela Universidade Unini México. Cursando mestrado na Universidade Nove de Julho- UNINOVE/SP, linha de políticas educacionais. Principais interesses de pesquisa – formação inicial docente, identidade e profissionalidade.
Chrystianne Simões Del Cistia
Doutoranda em Distúrbios de Aprendizagem - Mackenzie ; Mestre em Educação Motora com concentração em Educação- UNIMEP; Pós- graduada em Educação Física Escolar - FEFISA; Pós-graduada em Libras pelo Instituto Eficaz; Professora de Braille na Biblioteca Monteiro Lobato; Professora de Libras na Universidade São Judas Tadeu; Arbitro Nacional pelo Comitê Paralímpico Brasileiro CPB em Atletismo e Natação.
Luciana França Leme
Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Atuou como professora de Projetos de Leitura e Resgate Cultural na Educação Infantil no Município de Louveira. Atuou como docente na Universidade Paulista (UNIP) nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social e em cursinhos preparatórios para concursos de professores. Atua como pesquisadora na área de políticas públicas de educação com foco na carreira e profissão docentes. Colaborou na elaboração da Proposta Curricular do Currículo de Língua Portuguesa (ano de 2013). Participa de diversos projetos de pesquisa da Fundação Carlos Chagas como bolsista. Participou como pesquisadora em pesquisas sobre políticas de avaliação da educação infantil de municípios. Atuou como educadora e coordenadora em diversos projetos de estudo de meio e espaços educativos não-formais.
Mônica Cintrão França Ribeiro
Doutora e Mestre em Psicologia na área Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP). Psicóloga pelo Instituto Unificado Paulista. Especialização em Psicopedagogia (UNIP) e Aperfeiçoamento em Orientação à Queixa ESCOLAR (IP/USP). Professora universitária, pesquisadora e Supervisora de Estágio em Psicologia Escolar e Educacional na Universidade Paulista (UNIP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola, Comunidade e Políticas Públicas (CNPq/UNIP) e membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores (CNPq/UNIP). Docente e coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Psicologia e Educação (UNIP). Professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional (UNIFAI). Conselheira no XVI Plenária do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2019-2022). Possui experiência na área da Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: processos e problemas de escolarização, queixa escolar, formação de professoras/es, formação de Psicólogas/os, políticas públicas em educação.
Simone Aparecida Zanutto
Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (1990). Pós- Graduação em Recursos Humanos, pela FECAP e Psicopedagogia. Experiência de 32 anos como docente e Coordenadora Pedagógica na Educação Básica ( Educação Infantil e Ensino Fundamental). Atuação docente no Ensino Superior por 14 anos. Tem experiência na área de Educação, atuando nas disciplinas pedagógicas e de pesquisa na Graduação e Pós- Graduação. Professora no curso de Pós- Graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Educação Infantil no Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Atuou como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, como professora Coordenadora de Atividades Culturais Complementares (ACC) e membro de banca examinadora de Seleção de Docentes, na UNICASTELO. Exerceu docência no curso de Pedagogia do Centro Universitário Fundação Santo André. Professora do Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) da Rede Municipal de Santo André. Atuou como formadora do PNAIC na Rede Municipal de Sato André. Foi convidada a participar de atividades de ensino e pesquisas, pelo Laboratório de Gestão (LAGE), ligado à Faculdade de Educação da UNICAMP.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021