Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
Sobre o Curso
Aperfeiçoamento
Aulas on-line ao vivo
A análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem baseada em evidências, amplamente reconhecida por sua eficácia no tratamento de condições como o autismo. Os estudos demonstram que essa abordagem pode ajudar a melhorar as habilidades sociais, de comunicação e comportamentais, isto é uma forma eficiente de intervenção e tratamento.
O curso pretende formar profissionais que possam compreender a teoria e colocá-la em prática, pois a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) permite que o profissional possa avaliar, planejar e implementar programas de intervenção baseados em evidências que visam promover o desenvolvimento e a independência das pessoas Neurodivergentes.[1]
[1] O termo "neurodivergente" refere-se a indivíduos cujas diferenças neurológicas se manifestam de maneiras que divergem das normas sociais típicas. Entre as condições frequentemente associadas à neurodivergência estão o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, dispraxia, síndrome de Tourette, entre outras.
Objetivos específicos do curso
- Conhecer os principais transtornos da Neurodesenvolvimento como TEA, TDAH, TOD, Dislexia entre outros.
- Relacionar os conceitos do comportamento aplicada, comunicação, motivação, aprendizagem, ciência, filosofia e ética.
- Compreender os princípios ligados aos processos de aprendizagem, ou seja, ensinos estruturados pensados e criados especificamente para um ou mais estudantes e os processos naturalísticos ligados ao ensino voltado aos fatores motivacionais do estudante.
- Analisar os principais fatores ligados ao neurodesenvolvimento e como buscar os principais métodos de tratamento daquele transtorno com base em sua eficácia científica.
- Elaborar avaliações de repertório no desenvolvimento atípico conhecendo os principais instrumentos ligados a compreensão do repertório do indivíduo.
- Conhecer Estratégias voltadas para ensino de habilidades e as dificuldades de aprendizagem ligadas aos termos comportamentais do público Neurodivergente.
Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO
Somos uma instituição com mais de 50 anos, com ensino renomado e de excelência e contamos com professores qualificados em ABA, com experiência prática e acadêmica na área.
Público-alvo
Este curso é direcionado para professores das diversas áreas, coordenadores, pedagógicos, gestores escolares, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Orientadores Educacionais, profissionais da área de atendimento social e demais profissionais ligados direta ou indiretamente ao assunto.
Turmas e horários
2ª e 4ª feiras das 19h20 às 22h45.
Duração
9 meses
Modalidade
O curso será oferecido 100% on-line com aulas ao vivo pela plataforma Teams.
Carga Horária
182 horas
Observações
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR
Corpo Docente
Corpo Docente Convidado
Daniela Dias de Carvalho
Coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e do Curso de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Docente no Curso de Pós-graduação em Educaçao Infantil na disciplina: Inclusão e Diversidade. Pós-graduada em Autismo, Neuropsicologia, Gestão e Coordenacao, Educação Especial e Inclusiva e ABA. Pedagoga com 25 anos de atuação na Educação Especial e Inclusiva.
Humberto Oliveira Santana
Graduado em Pedagogia (2014) pela Universidade de São Paulo (USP), Psicopedagogo (2020) pelo Centro Universitário São Camilo e Especialista (2016) em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e outros atrasos de desenvolvimento pelo Paradigma (Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento). Atua há 14 anos com Autismo, sendo terapeuta, Supervisor e Professor.
Keisyani da Silva Santos
Priscila Angélica Cicca
Especialista em Autismo e Psicopedagoga. Atuando na Educação Inclusiva com intervenções pedagógicas para crianças com TEA. Docente na disciplina Métodos de Intervenções e Comunicação Alternativa do Curso de Aperfeiçoamento em TEA e no Curso de Aperfeiçoamento em ABA, ministrando a disciplina Distúrbios e Transtornos Cognitivos no Centro Universitário Assunção.
Washington Santos de Souza
Formado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Comecei a trabalhar com Autismo em 2010 na Associação Amigo dos Autistas (SP). Especialista em Clínica Analítico Comportamental (2015) Núcleo Paradigma. Trabalhei no IPQ regime voluntário na parte de internação infantil por um ano. (2018) Mestre em Psicologia Experimental PUC-SP (2020). Atendimento de crianças, jovens e adulto em desenvolvimento atípico. Consultor e supervisor (ABA).
Katheleen Bonfim Santana
Psicóloga (2012) pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e Neuropsicóloga (2019) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCS). Especialista (2015) em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e outros atrasos de desenvolvimento pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Graduanda (2024) em Terapia Ocupacional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atua há 15 anos com autismo e neurodiversidade, sendo terapeuta, coordenadora e supervisora de equipe.
Flávio Faccini Martins
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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