Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Aperfeiçoamento

Aulas on-line ao vivo 

 

A análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem baseada em evidências, amplamente reconhecida por sua eficácia no tratamento de condições como o autismo. Os estudos demonstram que essa abordagem pode ajudar a melhorar as habilidades sociais, de comunicação e comportamentais, isto é uma forma eficiente de intervenção e tratamento.

O curso pretende formar profissionais que possam compreender a teoria e colocá-la em prática, pois a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) permite que o profissional possa avaliar, planejar e implementar programas de intervenção baseados em evidências que visam promover o desenvolvimento e a independência das pessoas Neurodivergentes.[1]

[1] O termo "neurodivergente" refere-se a indivíduos cujas diferenças neurológicas se manifestam de maneiras que divergem das normas sociais típicas. Entre as condições frequentemente associadas à neurodivergência estão o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, dispraxia, síndrome de Tourette, entre outras.

 

Matricule-se

Objetivos específicos do curso

  • Conhecer os principais transtornos da Neurodesenvolvimento como TEA, TDAH, TOD, Dislexia entre outros.
  • Relacionar os conceitos do comportamento aplicada, comunicação, motivação, aprendizagem, ciência, filosofia e ética.
  • Compreender os princípios ligados aos processos de aprendizagem, ou seja, ensinos estruturados pensados e criados especificamente para um ou mais estudantes e os processos naturalísticos ligados ao ensino voltado aos fatores motivacionais do estudante.
  • Analisar os principais fatores ligados ao neurodesenvolvimento e como buscar os principais métodos de tratamento daquele transtorno com base em sua eficácia científica.
  • Elaborar avaliações de repertório no desenvolvimento atípico conhecendo os principais instrumentos ligados a compreensão do repertório do indivíduo.
  • Conhecer Estratégias voltadas para ensino de habilidades e as dificuldades de aprendizagem ligadas aos termos comportamentais do público Neurodivergente.

 

Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO

Somos uma instituição com mais de 50 anos, com ensino renomado e de excelência e contamos com professores qualificados em ABA, com experiência prática e acadêmica na área.

 

Público-alvo

Este curso é direcionado para professores das diversas áreas, coordenadores, pedagógicos, gestores escolares, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Orientadores Educacionais, profissionais da área de atendimento social e demais profissionais ligados direta ou indiretamente ao assunto.

 

Turmas e horários

Segundas e quartas-feiras - das 19h10 às 22h55 

 

Duração

9 meses

 

Modalidade

O curso será oferecido 100% on-line com aulas ao vivo pela plataforma Teams.

 

Carga Horária

182 horas

 

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

  • Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidad de Castilla-La Macha;
  • Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad Pontificia de Salamanca;
  • Cooperação Geral de Cooperação Acadêmica – Universidad Catolica del Urugruay;
  • Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Ebonyi State University;
  • Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidade Católica Boliviana San Pablo;
  • Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad San Sebatian;
  • Convênio Geral de Coperação Acadêmica - Universita Di Roma La Sapienza.

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Corpo Docente Convidado

Amanda Santana G. Silva

Amanda Santana G. Silva

Acesse o Lattes

Doutoranda com período na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP) em Portugal, sob a coorientação da Professora Maria Manuela Sanches Ferreira, com bolsa financiada pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) - Edital n 06/2024 CAPES. Mestra em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na UFSCar (2022) e Membra do Grupo de Pesquisa FOREESP (Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial). Especialização em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação pela UNESP (2017). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista (2011). Atualmente, Professora de AEE em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) na Prefeitura de São Paulo.

Profa. Daniela Dias de Carvalho

Daniela Dias de Carvalho

Acesse o Lattes

Coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e do Curso de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Docente no Curso de Pós-graduação em Educaçao Infantil na disciplina: Inclusão e Diversidade. Pós-graduada em Autismo, Neuropsicologia, Gestão e Coordenacao, Educação Especial e Inclusiva e ABA. Pedagoga com 25 anos de atuação na Educação Especial e Inclusiva.

Déborah Maciel

Déborah Maciel

Psicóloga comportamental, mestre em Educação Especial pela UFSCar e especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA. Atua há 8 anos com pessoas com necessidades educativas especiais, com foco em autismo, TDAH, intervenção com adolescentes e adultos, avaliação de repertório e formação profissional. Coordena e supervisiona práticas clínicas baseadas em ABA. Atualmente integra as equipes da Clínica RNA e do Núcleo Mediare.

Humberto Oliveira Santana

Humberto Oliveira Santana

Acesse o Lattes

Graduado em Pedagogia (2014) pela Universidade de São Paulo (USP), Psicopedagogo (2020) pelo Centro Universitário São Camilo e Especialista (2016) em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e outros atrasos de desenvolvimento pelo Paradigma (Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento). Atua há 14 anos com Autismo, sendo terapeuta, Supervisor e Professor.

Washington Santos de Souza

Washington Santos de Souza

Lattes

Formado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Comecei a trabalhar com Autismo em 2010 na Associação Amigo dos Autistas (SP). Especialista em Clínica Analítico Comportamental (2015) Núcleo Paradigma. Trabalhei no IPQ regime voluntário na parte de internação infantil por um ano. (2018) Mestre em Psicologia Experimental PUC-SP (2020). Atendimento de crianças, jovens e adulto em desenvolvimento atípico. Consultor e supervisor (ABA).

Katheleen Bonfim Santana

Katheleen Bonfim Santana

Lattes

Psicóloga (2012) pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e Neuropsicóloga (2019) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCS). Especialista (2015) em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e outros atrasos de desenvolvimento pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Graduanda (2024) em Terapia Ocupacional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atua há 15 anos com autismo e neurodiversidade, sendo terapeuta, coordenadora e supervisora de equipe.

Ficou com dúvidas?