Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Sobre o Curso
Aperfeiçoamento Aulas on-line ao vivo Presencial
O curso tem como objetivo orientar profissionais da educação e demais profissionais sobre o seu papel na inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de ensino-aprendizagem, por meio do desenvolvimento de estratégias de ensino eficazes até para os casos mais desafiadores.
Para tanto, são ofertadas disciplinas que abordam desde o conceito, histórico e legislação do autismo, como disciplinas que apresentam a Terapia ABA, o modelo TEACCH, o trabalho com as famílias e o papel da escola no processo de ensino aprendizagem na adaptação curricular para o trabalho educacional do aluno com autismo.
Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO
O curso conta com professores especialistas, mestres e doutores com pesquisas na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva, além, da atuação nos níveis de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior e capacita os profissionais com interesse de atuar junto à criança autista e possa de fato efetivar a inclusão escolar destes alunos com necessidades educativas específicas.
Público-alvo
Professores, pedagogos, gestores escolares, psicólogos e interessados em atuar na educação de autistas e com crianças com déficits relacionados à comunicação.
Turmas e horários
3ªs e 5ªs feiras - das 19h10 às 22h55
Duração
9 meses
Modalidade
O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.
Carga Horária
182 horas
INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
- Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidad de Castilla-La Macha;
- Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad Pontificia de Salamanca;
- Cooperação Geral de Cooperação Acadêmica – Universidad Catolica del Urugruay;
- Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Ebonyi State University;
- Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidade Católica Boliviana San Pablo;
- Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad San Sebatian;
- Convênio Geral de Coperação Acadêmica - Universita Di Roma La Sapienza.
Observações
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR
Corpo Docente
Corpo Docente Convidado
Amanda Santana G. Silva
Doutoranda com período na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP) em Portugal, sob a coorientação da Professora Maria Manuela Sanches Ferreira, com bolsa financiada pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) - Edital n 06/2024 CAPES. Mestra em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na UFSCar (2022) e Membra do Grupo de Pesquisa FOREESP (Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial). Especialização em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação pela UNESP (2017). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista (2011). Atualmente, Professora de AEE em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) na Prefeitura de São Paulo.
Caroline Leonor da Silva
É graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2013), mestre em Ciências do Envelhecimento (2017) e possui aprimoramento em Terapia Analítico Comportamental pela mesma instituição (2014). É especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Atrasos no Desenvolvimento pelo Instituto Par (2017), onde, atualmente, exerce a função de supervisora e professora no curso de especialização. Além de professora de pós-graduação, é terapeuta e supervisora de intervenções comportamentais realizadas com pessoas autistas, bem como consultora do setor de inclusão de uma escola de ensino regular. Atua com Análise do Comportamento Aplicada a esse público desde 2012. Tem experiência na área educacional (ensino regular e especial) e intervenção comportamental com diferentes idades.
Daniela Dias de Carvalho
Coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e do Curso de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Docente no Curso de Pós-graduação em Educaçao Infantil na disciplina: Inclusão e Diversidade. Pós-graduada em Autismo, Neuropsicologia, Gestão e Coordenacao, Educação Especial e Inclusiva e ABA. Pedagoga com 25 anos de atuação na Educação Especial e Inclusiva.
Humberto Oliveira Santana
Graduado em Pedagogia (2014) pela Universidade de São Paulo (USP), Psicopedagogo (2020) pelo Centro Universitário São Camilo e Especialista (2016) em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e outros atrasos de desenvolvimento pelo Paradigma (Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento). Atua há 14 anos com Autismo, sendo terapeuta, Supervisor e Professor.
Washington Santos de Souza
Formado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Comecei a trabalhar com Autismo em 2010 na Associação Amigo dos Autistas (SP). Especialista em Clínica Analítico Comportamental (2015) Núcleo Paradigma. Trabalhei no IPQ regime voluntário na parte de internação infantil por um ano. (2018) Mestre em Psicologia Experimental PUC-SP (2020). Atendimento de crianças, jovens e adulto em desenvolvimento atípico. Consultor e supervisor (ABA).
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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