Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Aperfeiçoamento Aulas on-line ao vivo  Presencial

 

O curso tem como objetivo orientar profissionais da educação e demais profissionais sobre o seu papel na inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de ensino-aprendizagem, por meio do desenvolvimento de estratégias de ensino eficazes até para os casos mais desafiadores.  

Para tanto, são ofertadas disciplinas que abordam desde o conceito, histórico e legislação do autismo, como disciplinas que apresentam a Terapia ABA, o modelo TEACCH, o trabalho com as famílias e o papel da escola no processo de ensino aprendizagem na adaptação curricular para o trabalho educacional do aluno com autismo.  

 

Matricule-se

Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO

O curso conta com professores especialistas, mestres e doutores com pesquisas na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva, além, da atuação nos níveis de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior e capacita os profissionais com interesse de atuar junto à criança autista e possa de fato efetivar a inclusão escolar destes alunos com necessidades educativas específicas.

 

Público-alvo

Professores, pedagogos, gestores escolares, psicólogos e interessados em atuar na educação de autistas e com crianças com déficits relacionados à comunicação.

 

Turmas e horários

3ªs e 5ªs feiras - das 19h10 às 22h55

 

Duração

9 meses

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

182 horas

 

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

 

  • Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidad de Castilla-La Macha;
  • Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad Pontificia de Salamanca;
  • Cooperação Geral de Cooperação Acadêmica – Universidad Catolica del Urugruay;
  • Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Ebonyi State University;
  • Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidade Católica Boliviana San Pablo;
  • Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad San Sebatian;
  • Convênio Geral de Coperação Acadêmica - Universita Di Roma La Sapienza.

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Corpo Docente Convidado

Amanda Santana G. Silva

Amanda Santana G. Silva

Acesse o Lattes

Doutoranda com período na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP) em Portugal, sob a coorientação da Professora Maria Manuela Sanches Ferreira, com bolsa financiada pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) - Edital n 06/2024 CAPES. Mestra em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na UFSCar (2022) e Membra do Grupo de Pesquisa FOREESP (Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial). Especialização em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação pela UNESP (2017). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista (2011). Atualmente, Professora de AEE em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) na Prefeitura de São Paulo.

Caroline Leonor da Silva

Caroline Leonor da Silva

É graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2013), mestre em Ciências do Envelhecimento (2017) e possui aprimoramento em Terapia Analítico Comportamental pela mesma instituição (2014). É especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Atrasos no Desenvolvimento pelo Instituto Par (2017), onde, atualmente, exerce a função de supervisora e professora no curso de especialização. Além de professora de pós-graduação, é terapeuta e supervisora de intervenções comportamentais realizadas com pessoas autistas, bem como consultora do setor de inclusão de uma escola de ensino regular. Atua com Análise do Comportamento Aplicada a esse público desde 2012. Tem experiência na área educacional (ensino regular e especial) e intervenção comportamental com diferentes idades.

Profa. Daniela Dias de Carvalho

Daniela Dias de Carvalho

Acesse o Lattes

Coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e do Curso de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Docente no Curso de Pós-graduação em Educaçao Infantil na disciplina: Inclusão e Diversidade. Pós-graduada em Autismo, Neuropsicologia, Gestão e Coordenacao, Educação Especial e Inclusiva e ABA. Pedagoga com 25 anos de atuação na Educação Especial e Inclusiva.

Humberto Oliveira Santana

Humberto Oliveira Santana

Acesse o Lattes

Graduado em Pedagogia (2014) pela Universidade de São Paulo (USP), Psicopedagogo (2020) pelo Centro Universitário São Camilo e Especialista (2016) em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e outros atrasos de desenvolvimento pelo Paradigma (Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento). Atua há 14 anos com Autismo, sendo terapeuta, Supervisor e Professor.

Washington Santos de Souza

Washington Santos de Souza

Lattes

Formado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Comecei a trabalhar com Autismo em 2010 na Associação Amigo dos Autistas (SP). Especialista em Clínica Analítico Comportamental (2015) Núcleo Paradigma. Trabalhei no IPQ regime voluntário na parte de internação infantil por um ano. (2018) Mestre em Psicologia Experimental PUC-SP (2020). Atendimento de crianças, jovens e adulto em desenvolvimento atípico. Consultor e supervisor (ABA).

Ficou com dúvidas?