Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Aperfeiçoamento

Aulas on-line ao vivo 

 

O curso tem como objetivo orientar profissionais da educação e demais profissionais sobre o seu papel na inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de ensino-aprendizagem, por meio do desenvolvimento de estratégias de ensino eficazes até para os casos mais desafiadores.  

Para tanto, são ofertadas disciplinas que abordam desde o conceito, histórico e legislação do autismo, como disciplinas que apresentam a Terapia ABA, o modelo TEACCH, o trabalho com as famílias e o papel da escola no processo de ensino aprendizagem na adaptação curricular para o trabalho educacional do aluno com autismo.  

 

Matricule-se

Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO

O curso conta com professores especialistas, mestres e doutores com pesquisas na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva, além, da atuação nos níveis de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior e capacita os profissionais com interesse de atuar junto à criança autista e possa de fato efetivar a inclusão escolar destes alunos com necessidades educativas específicas.

 

Público-alvo

Professores, pedagogos, gestores escolares, psicólogos e interessados em atuar na educação de autistas e com crianças com déficits relacionados à comunicação. 

 

Turmas e horários

aos sábados das 7h30 às 14h45

Duração

9 meses

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

182 horas

 

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

clique aqui

Corpo Docente

Corpo Docente Convidado

Michelle Cristine da Silva Toti

Michelle Cristine da Silva Toti

Acesse o Lattes

Doutora em Educação (Unicamp) na linha Psicologia e Educação. Atua como Pedagoga no Ensino Superior, no apoio pedagógico aos discentes de graduação e pós-graduação e outras ações relacionadas à permanência na universidade. Desenvolve pesquisa sobre o apoio pedagógico no ensino superior e permanência e evasão. É professora da disciplina Mediação Escolar e a Família Autista no curso de Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista do Centro Universitário Assunção - UNIFAI.

Amanda Santana Gomes Silva

Amanda Santana Gomes Silva

Acesse o Lattes

Doutoranda, Mestra em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na UFSCar (2022) e Membro do Grupo de Pesquisa FOREESP (Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial). Especialização em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação pela UNESP (2017). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista (2011). Experiências na área de Educação com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação integral, política educacional, ensino colaborativo, políticas públicas e inclusão.  

Priscila Angélica Cicca

Priscila Angélica Cicca

Acesse o Lattes

Especialista em Autismo e Psicopedagoga. Atuando na Educação Inclusiva com intervenções pedagógicas para crianças com TEA. Docente na disciplina Métodos de Intervenções e Comunicação Alternativa do Curso de Aperfeiçoamento em TEA e no Curso de Aperfeiçoamento em ABA, ministrando a disciplina Distúrbios e Transtornos Cognitivos no Centro Universitário Assunção.

Humberto Oliveira Santana

Humberto Oliveira Santana

Acesse o Lattes

Graduado em Pedagogia (2014) pela Universidade de São Paulo (USP), Psicopedagogo (2020) pelo Centro Universitário São Camilo e Especialista (2016) em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e outros atrasos de desenvolvimento pelo Paradigma (Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento). Atua há 14 anos com Autismo, sendo terapeuta, Supervisor e Professor.

Profa. Daniela Dias de Carvalho

Daniela Dias de Carvalho

Acesse o Lattes

Coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e do Curso de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Docente no Curso de Pós-graduação em Educaçao Infantil na disciplina: Inclusão e Diversidade. Pós-graduada em Autismo, Neuropsicologia, Gestão e Coordenacao, Educação Especial e Inclusiva e ABA. Pedagoga com 25 anos de atuação na Educação Especial e Inclusiva.

Keisyani da Silva Santos

Keisyani da Silva Santos

Lattes

Doutorado, Mestrado e Graduação em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos. Foi bolsista CNPQ e Capes entre os anos de 2010 a 2018. Integrante do GP-Foreesp desde 2010, atuou em projetos de pesquisa sobre recursos de alta tecnologia assistiva, história e políticas da Educação Especial, avaliação da qualidade da Educação Especial no Brasil e formação de professores para práticas pedagógicas universalistas. Especialista em Acessibilidade e Inclusão Escolar, no Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação da Universidade Federal de São Paulo- Unifesp. Atuando na organização dos serviços de apoio à inclusão escolar, reestruturação do Planejamento Educacional Individualizado- PEI, acompanhamento do trabalho pedagógico e capacitação docente em serviço. Atua como professora colaboradora em programas de formação docente com foco em ensino colaborativo e práticas pedagógicas universalistas, promovidos por universidades e/ou secretarias públicas de educação.
Priscila Angélica Cicca

Priscila Angélica Cicca

Acesse o Lattes

Especialista em Autismo e Psicopedagoga. Atuando na Educação Inclusiva com intervenções pedagógicas para crianças com TEA. Docente na disciplina Métodos de Intervenções e Comunicação Alternativa do Curso de Aperfeiçoamento em TEA e no Curso de Aperfeiçoamento em ABA, ministrando a disciplina Distúrbios e Transtornos Cognitivos no Centro Universitário Assunção.

Washington Santos de Souza

Washington Santos de Souza

Lattes

Formado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Comecei a trabalhar com Autismo em 2010 na Associação Amigo dos Autistas (SP). Especialista em Clínica Analítico Comportamental (2015) Núcleo Paradigma. Trabalhei no IPQ regime voluntário na parte de internação infantil por um ano. (2018) Mestre em Psicologia Experimental PUC-SP (2020). Atendimento de crianças, jovens e adulto em desenvolvimento atípico. Consultor e supervisor (ABA).

Ficou com dúvidas?