Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar: Interfaces entre Saúde e Educação
Sobre o Curso
Curso de Extensão Presencial
O curso de extensão “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar: Interfaces entre Saúde e Educação” tem como propósito oferecer um espaço de formação e reflexão para estudantes e profissionais da Pedagogia interessados em ampliar seus conhecimentos sobre os processos de mediação da aprendizagem em contextos de hospitalização e atendimento domiciliar. A proposta parte do entendimento de que o acompanhamento pedagógico às crianças e adolescentes em situação de adoecimento constitui não apenas uma garantia de continuidade escolar, mas também uma forma de cuidado que promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Nesse sentido, o curso busca evidenciar como a atuação pedagógica pode contribuir de maneira efetiva para a humanização dos serviços de saúde, fortalecendo o vínculo entre o paciente, a família, a equipe multiprofissional e a escola de origem. O conteúdo programático tem como base as teorias que fundamentam a Pedagogia Hospitalar, dialogando com práticas educativas em espaços hospitalares e domiciliares. Além disso, inclui a análise de estudos de caso e a elaboração de projetos de intervenção, possibilitando ao participante uma experiência de formação aplicada, crítica e alinhada às demandas reais desses contextos.
Objetivos
Proporcionar formação teórico-prática para estudantes e profissionais da Pedagogia acerca do atendimento pedagógico em contextos hospitalares e domiciliares, destacando sua relevância na promoção da aprendizagem, do cuidado e da humanização do processo de saúde e educação.
Público-alvo
Profissionais da área de Educação e Saúde
Turmas e horários
Sábados, das 9h às 13h
Período: março a junho de 2026
Modalidade
Presencial
Carga Horária
60 horas, aproximadamente 4 meses
Estrutura Didática
-
Introdução ao Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar;
-
Legislação vigente;
-
Neurociência, Educação e Saúde: conexões na prática pedagógica hospitalar e domiciliar;
-
O reflexo do adoecimento na aprendizagem;
-
Dificuldades da aprendizagem – Estudos de caso;
-
Aprendizagem significativa: caminhos para a educação em saúde;
-
O campo de trabalho do Pedagogo Hospitalar em diferentes espaços. (Hospitais, Casas de Apoio, Brinquedoteca, Ambulatório, Hospital Dia);
-
Arte e ludicidade no ambiente hospitalar;
-
Cuidar, ensinar e acolher: a experiência do luto em contextos hospitalares;
-
Projetos Pedagógicos.
INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
- Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidad de Castilla-La Macha;
- Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad Pontificia de Salamanca;
- Cooperação Geral de Cooperação Acadêmica – Universidad Catolica del Urugruay;
- Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Ebonyi State University;
- Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidade Católica Boliviana San Pablo;
- Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad San Sebatian;
- Convênio Geral de Coperação Acadêmica - Universita Di Roma La Sapienza.
Observações
Matriz Curricular
Aguarde informações.
Corpo Docente
Corpo Docente Convidado
Carlos Eduardo Vieira
Coordenador e professor da Especialização em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção. Docente nos cursos de Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Docente no Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Graduado em Fisioterapia.
Daniela Dias de Carvalho
Coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento em Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e do Curso de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Docente no Curso de Pós-graduação em Educaçao Infantil na disciplina: Inclusão e Diversidade. Pós-graduada em Autismo, Neuropsicologia, Gestão e Coordenacao, Educação Especial e Inclusiva e ABA. Pedagoga com 25 anos de atuação na Educação Especial e Inclusiva.
Paola Ribeiro da Silva
Coordenadora e Docente no Curso de Especialização em Pedagogia Hospitalar do Centro Universitário Assunção. Mestranda em Educação, Pedagoga, Especialista em Pedagogia Hospitalar e Psicopedagogia. Possui cursos de extensão na área do Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar. Pedagoga Hospitalar no Instituto de Psiquiatria de São Paulo -IPq/HC/FMUSP, com experiência há 16 anos em Educação e Saúde.
Thaís Thomaz Bovo
Doutora e Mestra em História da Arte pela USP. Licenciada em Pedagogia, especialista em Pedagogia Hospitalar, realizou curso de extensão em Pedagogia Hospitalar no A.C. Camargo Câncer Center. Tem experiência nas áreas de ensino, formação de professores e pesquisa. É Coordenadora Pedagógica efetiva na Prefeitura de São Paulo e professora universitária. Atualmente está trabalhando na DICEU da Diretoria Regional de São Mateus.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021