Biblioteca Educativa: Gestão e Mediações
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo
O Curso de Especialização em Biblioteca Educativa: gestão e mediações do Centro Universitário Assunção, visa ressaltar a importância das bibliotecas nos processos formativos, especialmente em contextos como os encontrados no Brasil, que carecem de espaços educativos não formais, de formação de leitores, pesquisadores, cidadãos, bem como espaços de memória social e de educação para o patrimônio. Assim, este curso entende a biblioteca como um dispositivo cultural e de memória social, fundamentado pela mediação de processos educativos que promovem a participação ativa, o protagonismo e a apropriação de práticas e bens culturais.
Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO
O Curso aborda questões técnicas relacionadas à gestão e à mediação de bibliotecas, além de tratar de questões contemporâneas relacionadas à diversidade, condição que implica aprendizagens sobre multiculturalismo, pós-colonialidade e decolonialidade, inclusão social, protagonismo social e cultural, dentre outros.
Os docentes do Curso possuem conhecimento teórico e experiência prática dos conteúdos que ministram.
Público-alvo
Profissionais graduados que atuem ou pretendem atuar em bibliotecas, que estejam interessados em atuar como agente de mudança ao promover engajamento cívico, estimular participação cidadã, possibilitar recuperação e fortalecimento da identidade cultural de diferentes grupos e incentivar maior grau de intervenção nos processos de tomada de decisão e resolução de problemas locais.
Turmas e horários
Terças e quintas, a partir das 19h10 - Aulas on-line ao vivo
Duração
3 semestres
Modalidade
A distância - aulas ao vivo, 100% on-line.
Modular – possibilidade de ingresso ao curso no início de cada semestre letivo.
Carga Horária
360h
Observações
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR:
Corpo Docente
Regina dos Anjos Fazioli
Mestra em Tecnologia: Gestão e Desenvolvimento da Formação Tecnológica pelo Centro Paula Souza - CEETEPS, 2010. Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESP, 1977 e Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela FespSP, 2000. Professora convidada de Pós Graduação - Mídias Sociais - Curso Gestão da Informação Digital (GID) - Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP) Professora Assistente - Graduação em Biblioteconomia - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Professora Assistente - Pós Graduação - Perspectivas Tecnológicas - Curso de Gestão de Arquivos e Bibliotecas Escolares - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Professora Assistente - Pós Graduação - Mídias Sociais - Curso de Arquitetura da Informação - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Idealizadora e coordenadora da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo - www.bv.sp.gov.br (1997 - 2021) Coordenadora do Grupo Técnico incumbido de proceder à adequação e integração de informações disponibilizadas pela Administração Direta e Indireta do Estado - RedeCIAPP: Rede de Integração dos Centros de Informação da Administração Pública Paulista. Membro da Associação Brasileira de Profissionais de Informação (ABRAINFO). Integrou a Comissão de Avaliação e Seleção Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) 2014 e foi Jurada do Prêmio São Paulo de Literatura - Secretaria da Cultura do Governo SP, 2015. Proferiu Palestras nacionais e internacionais. Organizou Congressos Estaduais e Nacionais. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Conhecimento, Tecnologia Mobile, Mídias Sociais, Informação Pública, Gestão Pública e Formação do Cidadão.
Carmem Lúcia Batista
Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), em Letras (Português/Francês), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), mestrado em Ciência da Informação pela ECA/USP e doutorado em Ciência da Informação pela ECA/USP, com estágio na Sorbonne (Paris/França), área de concentração apropriação social da informação, com estudos em direito de acesso à informação. Foi diretora do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP). É professora de graduação em Biblioteconomia, ministra as disciplinas Fontes de Informação II, Ação cultural em Bibliotecas, Conservação de documentos, Unidades de Informação. É professora das disciplinas Elaboração de projetos para Arquivos e Mediação e Difusão Cultural em Arquivos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia e de Mídias Sociais e Mediação do curso Mediação de Leitura Literária, ambos do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. É coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. É executiva pública do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Maria Cecília Rizzi Lima
Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1978). Doutoranda no Programa Educação: História, Política, Sociedade na PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participante do Grupo de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil. Eleita Conselheira Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo. Especialista Gerência e Sistema de Informação. Profissional atuante em Unidades de Informação Jurídica e Gestão de Conhecimentos. Agraciada por duas vezes com o Prêmio "Laura Russo" em 2002 e 2018 pelo Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo e "Honra ao Mérito" pelos serviços prestados à Biblioteconomia de São Paulo, pela Câmara Municipal da cidade de São Paulo. Sócia- Diretora da empresa Indexar Consultoria e Assessoria Técnica Ltda, desenvolvendo inúmeros projetos de Organização, manutenção e automação, em acervos de Bibliotecas, Arquivos empresariais, públicos e privados. Foi durante 8 anos Instrutora do SENAC, ministrando cursos de Documentação Jurídica e Gestão de Conhecimentos para profissionais da Informação e cursos de curta duração em empresas públicas e privadas. Atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto no Centro Universitário Assunção - UNIFAI em São Paulo, no Curso de Biblioteconomia, ministrando as disciplinas: Introdução à Ciência da Informação, Arquivística; Documentação Especializada e SRI - Serviço de Referência e Informação. Docente no Curso de Pós-Graduação/Especialização em Arquivologia, no Centro Universitário Assunção - UNIFAI, nas disciplinas: Políticas e Legislação para Arquivos e Diplomática e Produção de Documentos.
Corpo Docente Convidado
Charlene Kathlen De Lemos
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), Diplomado en Gestión de Bibliotecas Públicas pela Universidad Alberto Hurtado (Chile) e mestrado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes / USP (2012), atualmente está cursando o doutorado pela mesma Universidade. É gestora da Biblioteca Pública Municipal Raul Bopp, Temática em Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de São Paulo, além de coordenadora e docente no curso de Pós-graduação em Mediação de Leitura Literária do Unifai. É mediadora do Clube de Leitura Secreto das Bibliotecárias junto com a Elisangela Silva e a Melina Isabel.
Elisangela Alves Silva
Bibliotecária, Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela ECA/USP - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, concluídos em 2010 e 2003, respectivamente. Pós- graduanda em Livro para a infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação na Casa Tombada - FACON. Tem especialização em Gestão Pública pela Universidade de Mogi das Cruzes, concluído em 2012. É Professora das disciplinas "Mediação de Leitura: conceitos e abordagens" e "Clubes de Leitura" do Curso de Pós-Graduação em Mediação de Leitura Literária da UNIFAI-SP. É Coordenadora da Biblioteca Pública Hans Christian Andersen (temática em contos de fadas), São Paulo/SP e trabalhou também como bibliotecária na Biblioteca Pública Paulo Duarte (temática em cultura afro-brasileira), São Paulo/SP. Foi Supervisora de Atendimento da Biblioteca Mário de Andrade, onde também foi Supervisora de Acervo até abril de 2014. Foi coordenadora do Centro de Documentação e Memória da Fundação Abrinq (Nov/2004 a Dez/2008), com atuação em diferentes instituições na área de documentação. Também foi bolsista do Programa The Jay Jordan IFLA/OCLC Early Career Development Fellowship Program em 2007 e do 76. IFLA World Library and Information Congress em 2010.
Amanda Leal de Oliveira
Graduada em Ciências Sociais e Biblioteconomia; mestra e doutora em Ciência da Informação pela ECA/USP. Tem experiência em projetos de fortalecimento de bibliotecas comunitárias, escolares e públicas, curadoria colaborativa de acervos e formação mediadores de leitura. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP); é co-idealizadora e coordenadora do premiado projeto "Piracaia na Leitura", na cidade de Piracaia-SP.
Fernanda Lima Passamai Perez
Licenciada em Letras pela FMU; especialista em Literatura para crianças e jovens; mestra em Ciência da Informação; pela ECA/USP; graduanda em Biblioteconomia, pela ECA/USP. Participou do Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da cidade de São Paulo; atuou como assistente e mediadora cultural em biblioteca escolar; é parecerista nos projetos Viajar sem sair do lugar colaboradora da Sala de Livros Infantis na biblioteca da FE/USP. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP).
Lilian Viana
Graduada em Biblioteconomia pela ECA/USP, mestre e doutora em Ciência da Informação pela ECA/USP. Atua como bibliotecária na ECA/USP; é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB/ECA/USP).
Regina Garcia Brito
Graduada em Letras (espanhol-português) pela FFLCH/USP e em Biblioteconomia pela ECA-USP; especialista em Gestão da Informação Digital pela FESPSP; mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP. Atuou como técnica em Assuntos Administrativos na Biblioteca na EE-USP; atuou como bibliotecária na Biblioteca Pública Monteiro Lobato (Osasco); atuou como Analista de Informações, Cultura e Desporto, na Prefeitura de São Paulo, no CEU Azul da Cor do Mar. É bibliotecária na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Wanderson Scapechi
Graduado em Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP); especialista em Educação pelo Centro Universitário SENAC; mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP; doutorando em Educação pela FE/UNICAMP. É professor de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação na FESPSP.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021