Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Educação Infantil

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo  Sem TCC

 

Experiências variadas nos primeiros anos de vida são primordiais para favorecer a ampliação do repertório de conhecimentos e estimular o desenvolvimento integral humano, sendo essencial a aquisição de múltiplas linguagens (verbais e não-verbais), o aprimoramento do pensamento e da motricidade, o manejo das emoções, o exercício de recursos para a socialização e tendo vista a construção da identidade.

Devem ser propostas, no trabalho educativo a ser realizado com crianças, atividades significativas e bem fundamentadas. O planejamento a ser pensado precisa considerar a realidade, os aspectos culturais, econômicos, históricos, etc. Neste momento, por exemplo, é imprescindível lembrar do afastamento das crianças do convívio escolar e da necessidade do isolamento social (em razão da pandemia) que impactaram as instituições, as crianças e suas famílias.

Pretende-se, deste modo, que os pós-graduados em Educação Infantil, atuem com excelência, superem desafios por meio de soluções criativas, estejam em consonância com a realidade e atendam às necessidades infantis relativas ao cuidar e ao educar, de modo articulado.

É possível a prática profissional em espaços escolares ou não escolares, como em ONGs ou em ambientes voltados para a recreação e ao lazer, ou na proposição e acompanhamento das escolas de Educação Infantil em estudos do meio e em visitas monitoradas.

 

Matricule-se

 

Público-alvo

Professores, pedagogos, psicólogos e interessados na área de educação.  

 

Turmas e horários

Terças e quintas, a partir das 19h10
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece aulas ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

360 horas

 

 

 

Observações

Depoimentos

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR:

clique aqui

Corpo Docente

Karen Ambra

Karen Ambra

Acesse o Lattes

Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2005) em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Instituição onde a Graduação em Pedagogia foi concluída (no ano de 2001). No UNIFAI (Centro Universitário Assunção), é a atual Reitora (para o mandato 2020-2024), foi Vice-reitora (jan. 2013 - out. 2020) e Pró-reitora Comunitária (de 2010 a 2012). Atua, ainda, como Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Cultura (desde junho de 2012), sendo a Professora e Orientadora (dos Trabalhos de Conclusão de Curso) na referida Especialização. Outrossim, exerce a docência na Licenciatura em Pedagogia, História e Filosofia. Foi professora na Educação Básica, tanto na Educação Infantil como nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. É autora do livro Aprendendo a conviver: as regras na brincadeira de faz de conta (2012). Os seguintes temas são tanto objeto de interesse e pesquisa como de atuação: Psicologia da Educação; Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem Infantis; Educação Infantil; Metodologia de Pesquisa e o Brincar

Corpo Docente Convidado

Mestra Aline Cristina Cybis Araújo

Aline Cristina Cybis Araújo

Lattes

Mestre em Educação Matemática na linha de pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas inovações, com bolsa de estudos pela Capes pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2014). Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Salesiano (2009) e Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena, pela Universidade Nove de Julho (2007). Certificada nos cursos Líderes de Aprendizagem (2022) e Exercitando a liderança: princípios fundamentais (2023) pela Universidade de Harvard. Autora do livro: “O problema é nosso! Um caminho compartilhado para resolver problemas matemáticos”.

Professora convidada do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI na disciplina Educação Matemática na Educação Infantil e do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Educação Infantil nas disciplinas de Metodologia de Pesquisa e Didática do Ensino Superior e Cultura Digital e os usos da tecnologia na infância. Atuou como professora convidada em projetos junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários na Universidade Estadual do Tocantins.

Com experiência consolidada com estudantes de Educação Infantil, do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Superior e na Orientação Educacional.

Profa. Daniela Dias de Carvalho

Daniela Dias de Carvalho

Acesse o Lattes

Coordenadora e docente das disciplinas: TEA Conceito histórico e Legislação e Adaptações Curriculares para Inclusão do aluno Autista do Curso em Aperfeiçoamento Transtorno do Espectro Autista e docente no Curso de Pós -Graduação de Educação Infantil das disciplinas de Inclusão de crianças com necessidades educacionais e Didática na Educação Infantil no  Centro Universitário Assunção- UNIFAI ,desde 2018. Pós -Graduada nos cursos de Autismo, Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva, Pedagoga com 17 anos de atuação na Educação Especial e Inclusiva e 10 anos de experiencia na Educação Infantil.

Gabrielle Severo Alves

Gabrielle Severo Alves

Lattes

Mestranda em Formação de Formadores pela UNINI- MÉXICO ( 2021-atual ),Voluntária no programa da Exchange do Bem de Educação na África do Sul (2022), Licenciada em Letras- Inglês pela Faculdade Anhembi Morumbi (2022-atual), Pós graduada em Educação Infantil pela FECAF (2022), Pós graduada em Inglês para o Ensino Fundamental I pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC (2019), Certificate of completion pela LSI - International Education - Boston (2018), Pós graduada em Neurociência pelo Centro Universitário FMU (2018), Pós graduada em psicomotricidade pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2017), Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI (2013). Atua no Ensino Superior como professora do curso de Pós-Graduação Especialização em Educação Infantil no Centro Universitário Assunção – UNIFAI e, também na Educação Básica como professora no Ensino Fundamental I e II no Colégio Etapa.

Maria Carolina França Ribeiro Vasconcellos

Maria Carolina França Ribeiro Vasconcellos

Lattes

Mestrado em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2020-2022), Especialização em Psicologia e Educação pela Universidade Paulista (2019), em Psicopedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi (2019), em Educação Infantil e Cultura e em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Assunção (2019). Atualmente está cursando a Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizagem no Instituto Vera Cruz. Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi (2014). Cursos de extensão em: Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf e Pedagogia Hospitalar. Professora da disciplina Letramento: oralidade, literatura, desenho e escrita, no curso de Pós-Graduação Especialização em Educação Infantil do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Possui dez anos de experiência como docente em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Fundamental.

Neusa Regiane Mendes

Neusa Regiane Mendes

Lattes

Mestra em História da Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP; especialista em Linguagens Artísticas Contemporâneas: ensino-aprendizagem pela Faculdade Santa Marcelina; Pedagoga e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Bandeirante de São Paulo. É formadora de educadores/professores (inicial e continuada), facilitadores e mediadores. Cria e desenvolve recursos didáticos com temas sobre cidadania, Direitos Humanos, educação integral e profissional; inovação educacional. Estuda e pesquisa História das práticas educativas; Pedagogia do Patrimônio Histórico Educativo com interfaces entre o ensino e aprendizagem da arte-educação, educação infantil, integral e inclusiva; territórios educativos, relações étnico-raciais na Educação Infantil; a produção de Osório César e o Pavilhão-Escola Pacheco e Silva.

Simone Aparecida Zanutto

Simone Aparecida Zanutto

Acesse o Lattes

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (1990). Pós- Graduação em Recursos Humanos, pela FECAP e Psicopedagogia. Experiência de 32 anos como docente e Coordenadora Pedagógica na Educação Básica ( Educação Infantil e Ensino Fundamental). Atuação docente no Ensino Superior por 14 anos. Tem experiência na área de Educação, atuando nas disciplinas pedagógicas e de pesquisa na Graduação e Pós- Graduação. Professora no curso de Pós- Graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Educação Infantil no Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Atuou como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, como professora Coordenadora de Atividades Culturais Complementares (ACC) e membro de banca examinadora de Seleção de Docentes, na UNICASTELO. Exerceu docência no curso de Pedagogia do Centro Universitário Fundação Santo André. Professora do Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) da Rede Municipal de Santo André. Atuou como formadora do PNAIC na Rede Municipal de Sato André. Foi convidada a participar de atividades de ensino e pesquisas, pelo Laboratório de Gestão (LAGE), ligado à Faculdade de Educação da UNICAMP. 

Foto da Profa. Talita Dias Miranda e Silva

Talita Dias Miranda e Silva

Lattes

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é coordenadora e Professora do Curso de Pós-graduação Especialização em Educação Infantil do Centro Universitário Assunção -UNIFAI e professora da Universidade Paulista dos cursos de Graduação em Pedagogia e Psicologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, relatos (auto)biográficos, carreira e representação docente. Tem experiência na Educação Básica e como professora tutora em cursos de graduação e atualização profissional.

Ficou com dúvidas?