ESG e responsabilidade jurídica empresarial
Sobre o Curso
Curso de Extensão Presencial
O curso “ESG e Responsabilidade Jurídica Empresarial” tem como propósito capacitar profissionais do Direito, gestores e executivos para compreender os impactos jurídicos, regulatórios e estratégicos das práticas ESG (Environmental, Social and Governance) no ambiente corporativo.
Com a crescente pressão de investidores, consumidores e órgãos reguladores, as empresas precisam alinhar sua atuação à sustentabilidade, responsabilidade social e governança ética. Neste contexto, o papel do jurídico é fundamental para garantir conformidade legal, mitigação de riscos e fortalecimento da reputação corporativa.
Objetivos
Apresentar os fundamentos de ESG e sua relação com o Direito Empresarial.
Discutir os impactos regulatórios da agenda ESG no Brasil e no cenário internacional.
Capacitar profissionais para identificar riscos e responsabilidades jurídicas em práticas ambientais, sociais e de governança.
Analisar casos práticos de empresas e organizações públicas.
Fornecer instrumentos para a implementação de programas de compliancesocioambiental.
Público-alvo
O curso é destinado aos estudantes de ensino superior, graduados e, também, está aberto ao público em geral interessado.
Turmas e horários
Sábados, das 9h00 às 12h00
Início: 18/10/2025
Término: 13/12/2025
Modalidade
Presencial
Carga Horária
24 horas de curso (8 sábados).
INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
- Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidad de Castilla-La Macha;
- Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad Pontificia de Salamanca;
- Cooperação Geral de Cooperação Acadêmica – Universidad Catolica del Urugruay;
- Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Ebonyi State University;
- Convênio Geral de Cooperação Acadêmica - Universidade Católica Boliviana San Pablo;
- Convênio Geral de Cooperaçao Acadêmica - Universidad San Sebatian;
- Convênio Geral de Coperação Acadêmica - Universita Di Roma La Sapienza.
Observações
Matriz Curricular
O curso contará com aulas expositivas dialogadas, estudos de caso, oficinas práticas e discussões interativas.
Corpo Docente
Dra. Edineide Maria de Oliveira
É Bacharel em Ciências Econômicas, com especializações em Educação Matemática, Docência para o Ensino Superior e Direito Tributário. Possui dupla titulação de mestrado, sendo Mestre em Ciências da Educação e Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. É Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Atualmente, exerce o cargo de Pró-Reitora de Pós-Graduação e é docente titular do Centro Universitário Assunção, onde leciona disciplinas como Economia, Macroeconomia, Economia Política, Mercado Internacional e Comércio Exterior. Atuou por 17 anos como coordenadora do curso de graduação em Administração, além de ter coordenado os cursos de Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Ciências Contábeis. Atualmente, também coordena a pós-graduação na Escola de Varejo. Sua trajetória inclui ampla atuação em gestão acadêmica e institucional: foi presidente da CIPA por três mandatos, integrou o CONSUP do UNIFAI entre 2010 e 2014, e é membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNIFAI. Atua como parecerista do Guia do Estudante da Editora Abril e, atualmente, do Estadão, além de avaliar artigos científicos para os eventos SEMEAD e ENANGRAD. Na Fundação São Paulo (PUC-SP), foi Presidente do Conselho Fiscal entre 2016 e 2018, e Vice-Presidente e Conselheira Fiscal de 2018 a 2019. Também foi representante estadual da ANGRAD de 2018 a 2020 e membro do Conselho Fiscal da entidade entre 2019 e 2022. Com sólida experiência nas áreas de Educação, Administração e Finanças, atua como consultora em Governança Corporativa e é revisora dos livros de Economia da Editora Saraiva. Atualmente, exerce a função de Conselheira para Assuntos Econômicos da Arquidiocese/Cúria de São Paulo, contribuindo com sua expertise para o fortalecimento da gestão institucional e da responsabilidade social.
Corpo Docente Convidado
Rodrigo Lopes Nabarreto
Doutor em Administração e Mestre em Direito, professor, gestor e pesquisador.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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