
Filosofia Medieval
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo Sem TCC
O curso apresenta elementos fundamentais para a leitura e interpretação de diversos textos do pensamento medieval, reconhecidos em suas especificidades: árabe, sírio, judaico e o latino, e como que esses pensamentos acabam por servir na elaboração da documentação filosófica escolástica e monástica.
Porque fazer o curso no ASSUNÇÃO
Somos uma instituição com mais de 50 anos, com ensino renomado e de excelência e contamos com professores doutores com domínio na área.
Público-alvo
Formados em Letras, Filosofia, História, Teologia, Ciências da Religião e interessados em geral.
Turmas e horários
Sábados, das 7h30 às 14h30
Duração
3 semestres
Modalidade
O curso aulas ao vivo pela Plataforma Teams.
Carga Horária
360 horas
Observações
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR:
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Corpo Docente

Domingos Zamagna
Domingos Zamagna - Doutor em Ciência da Religião (PUC-SP), Mestre em Ciências Bíblicas (PIB, Roma), especialista em Ética da Comunicação (Universidade de Fribourg - Suíça), Mestre em História (USP), Licenciado em Filosofia, Teologia e Comunicação (PUC-SP). Jornalista profissional (TV Globo, ALESP, ACSP). Integrante do colégio de tradutores da Bíblia de Jerusalém (Paulus) e da Suma de Teologia de Santo Tomás de Aquino (Loyola). Membro titular da Academia Cristã de Letras. Atualmente leciona Filosofia no Centro Universitário Assunção PUC-SP e na Faculdade de São Bento.

Karen Ambra
Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2005) em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Instituição onde a Graduação em Pedagogia foi concluída (no ano de 2001). No UNIFAI (Centro Universitário Assunção), é a atual Reitora (para o mandato 2020-2024), foi Vice-reitora (jan. 2013 - out. 2020) e Pró-reitora Comunitária (de 2010 a 2012). Atua, ainda, como Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Cultura (desde junho de 2012), sendo a Professora e Orientadora (dos Trabalhos de Conclusão de Curso) na referida Especialização. Outrossim, exerce a docência na Licenciatura em Pedagogia, História e Filosofia. Foi professora na Educação Básica, tanto na Educação Infantil como nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. É autora do livro Aprendendo a conviver: as regras na brincadeira de faz de conta (2012). Os seguintes temas são tanto objeto de interesse e pesquisa como de atuação: Psicologia da Educação; Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem Infantis; Educação Infantil; Metodologia de Pesquisa e o Brincar

Ednilson Turozi de Oliveira
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987) e mestrado em Teologia - Catholic Theological Union (1995) - Chicago, E.U.A. Doutorado e pós doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e concentração em Filosofia da Religião. Professor do Curso de Bacharelado de Filosofia e de Pós-graduação no curso de Ciências Patrísticas do Centro Universitário Assunção. Atuou na Congregação dos Missionários Xaverianos na área de Diálogo Inter-religioso junto à MADIA (Masyarakat Dialog Antara Agama) ("Sociedade para o Diálogo Inter-religioso") com sede em Jacarta - Indonésia. Foi bolsista da FAPEMIG e sob a orientação do Prof. Dr. Luís Henrique Dreher. Atuou como docente e vigário em Curitiba (PR) e como pároco e formador em São José dos Pinhais (PR). Desde 2015 atua pastoralmente na Arquidiocese de São Paulo; é integrante da equipe da Casa da Reconciliação com o Cônego José Bizon.

Ivanir Signorini
Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP - UNICLAR (1998), em Teologia pelo Instituto São Paulo de estudos superiores - ITESP (1999), em Direito pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) (2018), mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2002) e Doutorando em Filosofia pela mesma instituição. Atualmente é professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea", além de atuar nos cursos de Graduação da mesma instituição.

Rodrigo Pires Vilela da Silva
Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em História e Sagrada Escritura, Ciências patrísticas, Filosofia Medieval e Teologia da Vida Consagrada. Coordenador dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Assunção; Coordenador da Pastoral Universitária da PUC-SP (2016 - atual); Professor de Patrologia, Latim e Grego na Faculdade de Teologia da PUC-SP (2016-atual), também de Grego Clássico, Filosofia Patrística e Filosofia Medieval do Centro Universitário Assunção (2016-atual); professor no curso de Especialização em História e Pensamento Medieval (2017-atual) no Centro Universitário Assunção. Na PUC-SP, membro do CONSUN (Conselho Universitário da PUC-SP), do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC-SP); do CECOM (Conselho Comunitário da PUC-SP); e do Comitê de Ética da PUC-SP. Tradutor de textos patrísticos e medievais em latim, grego, copta e siríaco, com pesquisa nessa área. Doutor em História da Ciência pela PUC-SP (2020), Mestre em Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico de Roma (2015); Mestre em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade de São Paulo (2014); Bacharel em pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2002).
Corpo Docente Convidado

Chaybom Anttone Rufino
Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020); possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2011); Pós-Graduação Lato sensu em Ensino Religioso Pela MULTIVIX- Nova Venécia-ES (2013); Licenciatura Plena em Filosofia Pelo Centro de Ensino Superior FABRA-Serra-ES (2014); Especialização em Educação em Direitos Humanos pelo Neaad-UFES-Serra-ES (2013).

Victor Silva Natali
Bacharel em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2021). Pós-graduado em Espiritualidade e Estudos da Consciência pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2024). Atualmente é graduando em Teologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de Teologia da Espiritualidade, com ênfase em Patrologia e Liturgia
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Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
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No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
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Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
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