Gestão de Projetos Sociais e Políticas Públicas
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo Sem TCC
O curso forma especialistas para gestão de políticas públicas em governos, iniciativa privada e organizações da sociedade civil.
Os(as) profissionais estudarão conteúdos que lhes possibilitarão atuar como elaboradores(as), coordenadores(as) e consultores(as) na articulação/intervenção de projetos de parcerias público-privadas, aptos(as), portanto, a potencializar o resultado de investimentos e esforços em diferentes segmentos das políticas sociais, entre as quais destacam-se a assistência e inclusão social, justiça, cidadania, cultura, habitação, educação, entre outras.
Público-alvo
Profissionais interessados(as) em aprimorar seus conhecimentos na área social, por meio da atuação em diferentes organizações da sociedade civil ou órgãos governamentais.
São bem-vindos, profissionais com formações diversas, tais como assistentes sociais, psicólogos(as), administradores(as), cientistas sociais, advogados(as), jornalistas, educadores, entre outros.
Turmas e horários
Terças e quintas, das 19h10 às 22h45
Duração
3 semestres
Modalidade
O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.
Carga Horária
360 horas
Observações
Depoimentos
Em pesquisa recente (set./2023) realizada junto a egressos(as) do curso de Gestão em Projetos Sociais e Políticas Públicas do Centro Universitário Assunção, identificamos que:
- 92% estão trabalhando na área de concentração da pós-graduação;
- 69% afirmam que conquistaram nova e melhores oportunidades de trabalho, após a conclusão do curso de especialização em Gestão de Projetos Sociais e Políticas Públicas;
- 92% afirmam que o curso de Gestão de Projetos Sociais e Políticas Públicas, cursado no Assunção, contribuiu para seu crescimento profissional;
- 85% afirmam que o curso de especialização feito no Assunção, contribuiu significativamente para qualificar sua atuação profissional;
- 69% afirmam que a conclusão do curso de especialização no Assunção, contribuiu para aumento de sua credibilidade profissional em relação a outros(as) colegas e chefia;
QUALIDADE, EXCELÊNCIA, CREDIBILIDADE, RECONHECIMENTO E INFRAESTRUTURA, são as expressões que, na ótica dos(as) egressos(as), melhor designam sua experiência no Assunção.
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR
Corpo Docente
Corpo Docente Convidado
Beatriz Helena Ramsthaler Figueiredo
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em História Social (PUC-SP), pós-graduada em Consultoria Empresarial (Uni Ítalo), Arte e Cultura Barroca (Universidade Federal de Ouro Preto) e História das Artes (Faculdade Paulista de Artes) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Uni Santanna). Atua como produtora cultural e professora universitária e de cursos técnicos.
Eliana Pereira Silva
Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica/SP (2020) com pesquisa sobre lutas e resistências das mulheres negras da periferia de São Paulo. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atua como docente e pesquisadora de questões de gênero, racismo, saúde e violência. Membro e pesquisadora do Nucleo de Estudos e Aprofundamento Marxista (NEAM) da PUC/SP. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente no campo da promoção de saúde, gênero e violência. Desenvolveu na trajetória profissional as habilidades de gestão, elaboração de indicadores e avaliação de projetos sociais; coordenação de serviços comunitários, projetos e campanhas de prevenção e combate às violências. Atualmente atua como tutora e ministra disciplina 'Estágios práticos em atenção primária' no curso de Residência em Área Profissional da Saúde - Modalidade Multiprofissional intitulado 'Saúde Coletiva e Atenção Primária' no Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa (Butantã). Também atual como docente no curso de graduação do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Assunção e no curso de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas na mesma instituição.
Joana Maria Gouveia Franco Duarte
Possui graduação (2002), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É docente em cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social. Participação em grupos de pesquisa. Consultoria, assessoria e supervisão técnica. Experiência profissional nas políticas de Assistência Social, Habitação, Saúde, questões socioambientais e resíduos sólidos. Assistente Social no TJ-SP.
Leandro Teodoro Ferreira
Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. É Doutorando em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Pesquisador de programas de transferência de renda em seus aspectos institucionais, formas de difusão e transformações atuais. É Pesquisador do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE) e presidente da Rede Brasileira de Renda Básica, organização voltada ao estudo, pesquisa e promoção de reformas nos programas de transferência de renda. Tem experiência profissional em governos no poder executivo e em diversas casas legislativas em diferentes níveis federativos. Trabalha também como consultor na gestão pública e em relações institucionais.
Luciana Nogueira Gontijo Amed Ali
Profissional de desenvolvimento de negócios e consultora de sustentabilidade, ESG, business transformation e inovação, captação de recursos e parcerias estratégicas. Conta com larga experiência em gestão estratégica de pessoas, negócios e serviços (startups). É especializada em evangelização, engajamento, liderança e estratégia, além do CRM e estudo do comportamento e experiência do usuário final e da jornada do colaborador. Tem mais de 24 anos de background como gestora de pessoas e recursos tanto no 3º setor, quanto em serviços (B2B e B2C), no varejo e nas indústrias de IT e Telecom pela América Latina, tendo colaborado com diversas organizações e empresas nacionais e multinacionais, como: Médios Sem Fronteiras, Doutores da Alegria, Chilhood Foundation., ONU Mulheres, World Vision, Ericsson, Americanas.com, Grupo WPP, IBOPE, Fundação Pró-Sangue, Casa do Aconchego, ACS, Alog Data Centers, entre outras. Formada em marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em comunicação & semiótica, com ênfase em IT pela PUC-SP, especialização em new business, CRM, comportamento do consumidor e cursos pela Texas A&M University.
Luciane de Cássia de Faria
Supervisora de Assistência Social de M'Boi Mirim. Bacharela em Direito pela Universidade Santo Amaro (2021). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em saúde da Família, Universidade Santo Amaro (2021). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Santo Amaro - UNISA (2015). Especialista em Administração e Planejamento de Programas Sociais pela Universidade Veiga de Almeida - UVA (2008). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade de Santo Amaro - UNISA (2004). Graduada em Serviço Social pela Universidade de Santo Amaro - UNISA (2001). Experiência em gestão, docência e coordenação de Curso de Serviço Social. Experiência na Política de Assistência Social, com ênfase em Gestão de equipe multidisciplinar.
Mariana da Silva Santos
Socióloga, Assistente social, Mestre em Serviço Social pela PUC SP e Trabalhadora do SUAS em serviço de medida socioeducativa em meio aberto. Administradora do site www.ongsetor3.com.br. Experiência profissional na área de planejamento governamental e em serviços socioassistenciais.
Rachel Carneiro
Fundadora e CEO da IDEAL SOCIAL, formada em Pedagogia e pós-graduada em Pedagogia Empresarial (Gestão de Pessoas), com mais de 20 anos de experiência, é consultora, professora e palestrante especialista em ESG e 3° setor. No setor corporativo atua na construção de uma agenda social estratégica para empresas e na gestão de institutos empresariais e familiares. No terceiro setor atua na construção de estratégia de sustentabilidade financeira para as instituições, planejamento estratégico e excelência em gestão. Atuou em grandes organizações sociais e empresas. É professora da Escola Aberta do Terceiro Setor, da FGV (Programa de Educação Executiva) e do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (curso ESG Na Prática). Como voluntária, é Conselheira no Instituto ADUS (refugiados) e na Make-A-Wish Brasil (crianças e adolescentes que enfrentam doenças graves). Atua na ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) como membro do Comitê Científico do Festival anual pelo 4° ano e é líder do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento Institucional.
Tatiana de Fátima Domingues
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Santo Amaro (2004), Doutora e Mestre pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Já atuou como gestora pública e coordenadora acadêmica de curso de graduação. Atualmente atua como consultora e assessora de Políticas Sociais no setor público e terceiro setor, docente de pós-graduação (convidada) e facilitadora de processos de educação profissional para trabalhadores sociais. Tem como foco dos estudos e trabalhos as políticas da Seguridade Social; Família, Estado e Políticas Públicas: relações de proteção e desproteção Social; Cuidado Domiciliar e as Metodologias do Trabalho Social. Sólida experiência no ensino superior.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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