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Gestão Escolar e Mediação de conflitos

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo Sem TCC

 

A gestão escolar é um processo dinâmico que envolve a administração de recursos educacionais, humanos, materiais e financeiros, com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade e promover um ambiente de aprendizagem eficaz e inclusivo. A mediação de conflitos na gestão escolar é um componente essencial para criar um ambiente educacional seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos alunos. Ao adotar uma abordagem proativa e inclusiva na resolução de conflitos, as escolas podem promover o respeito mútuo, a compreensão e a cooperação dentro da comunidade escolar, contribuindo significativamente para o sucesso educacional e pessoal de seus alunos.

Este curso oferece uma formação que abrange temas como gestão democrática, legislação, inclusão e diversidade, adaptação às novas tecnologias, além de disciplinas sobre a gestão de conflitos, trazendo estratégias eficazes para a mediação de conflitos dento da comunidade escolar, promovendo um ambiente para alcançarmos a qualidade da educação por meio da aprendizagem dos alunos.

 

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PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO

O curso conta com professores mestres e doutores, que possuem ampla experiência nas disciplinas que ministram aulas. Além de apresentar como diferencial a abordagem multidisciplinar, contemplando diversas áreas do saber, o que proporcionará condições para trabalhar com efetividade com a Gestão escolar enfrentando os desafios contemporâneos com estratégias adaptativas e colaborativas, propiciando uma educação que esteja alinhada às necessidades dos alunos e às expectativas da comunidade escolar.

Público-alvo

Profissionais graduados em Administração, Ciências Sociais, Comunicação, Direito, Economia, Filosofia, Gestão Pública, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Publicidade, Teologia ou em qualquer outra área do conhecimento.

Turmas e horários

Terças e quintas, a partir das 19h10
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

360 horas

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR:

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Corpo Docente

Foto da Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho

Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho

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Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário Assunção lecionando no curso de Direito as disciplinas Direito Civil I e II, Direito Internacional Público I e II, Direito da Integração, Meios Extrajudiciais de Solução de Controvérsias, Direito Empresarial, Introdução ao Estudo do Direito. Nos cursos de Turismo, Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação a disciplina de Língua Inglesa Instrumental, no curso de Secretariado Executivo, Direito a disciplina de Metodologia Científica, no curso de Ciências Contábeis e Administração de Empresas a disciplina de Noções de Direito I e II,. Professora Supervisora da Câmara de Mediação e Conciliação do Núcleo de Práticas Jurídicas e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito do Centro Universitário Assunção. Professora da disciplina de Noções de Direito na Pós Graduação de Políticas Públicas do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos no Centro Universitário Assunção, Ouvidoria do Centro Universitário Assunção. Palestrante na área de gestão de conflitos.

Foto da Profa. Roberta Tânia Guimarães

Roberta Tânia Guimarães

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Possui graduação em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos , Especialista em Direito Penal pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas e pela Universidade de Coimbra e Mestrado pela Universidade Santa Cecília . Atualmente é professora do Centro Universitário Assunção e Strong - FGV . Autora de diversos artigos jurídicos e dos livros "Crimes contra a Administração Pública" e "Direito Penal para Concursos"

Valéria Batista

Valéria Batista

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Pró-Reitora de Pós-graduação do Centro Universitário Assunção. Coordenadora e professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Assunção. Professora do Curso de Pedagogia (UNIP). Doutora em Educação: Psicologia da Educação (2015) pela PUC/SP. Mestre em Educação (2008), Pós-graduada em Gestão e Organização Escolar (2004) e graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena (2001) pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID. Possui experiência na área da Educação Básica e ensino superior por quase 20 anos atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Alfabetização, aprendizagem da leitura e da escrita, escolarização inicial, Psicologia Cognitiva da Leitura e Prática de ensino e políticas públicas.

Corpo Docente Convidado

Henrique Riguetto Rodrigues

Henrique Riguetto Rodrigues

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Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2012) e Bacharelado em Teologia Católica pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. É pós-graduado em Gestão Escolar e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Atualmente é Mestrando pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha.

José dos Santos Silveira

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Mestre em Educação pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), (2016). Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Pós-graduado em Gestão para o Sucesso Escolar pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e em Pedagogia pela UNIBAN (2007). Foi diretor da EMEF Antonio Duarte de Almeida durante 13 anos e atualmente é Supervisor Escolar, efetivo - Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Luciana França Leme

Luciana França Leme

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Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Atuou como professora de Projetos de Leitura e Resgate Cultural na Educação Infantil no Município de Louveira. Atuou como docente na Universidade Paulista (UNIP) nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social e em cursinhos preparatórios para concursos de professores. Atua como pesquisadora na área de políticas públicas de educação com foco na carreira e profissão docentes. Colaborou na elaboração da Proposta Curricular do Currículo de Língua Portuguesa (ano de 2013). Participa de diversos projetos de pesquisa da Fundação Carlos Chagas como bolsista. Participou como pesquisadora em pesquisas sobre políticas de avaliação da educação infantil de municípios. Atuou como educadora e coordenadora em diversos projetos de estudo de meio e espaços educativos não-formais.

Rosiane Colli Rebolho

Rosiane Colli Rebolho

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Possui graduação em Pedagogia pela União para a Formação, Educação e Cultura do ABC (1993). Atualmente é Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Professora da Universidade Camilo Castelo Branco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, atuando principalmente no seguinte tema: professor.

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