Gestão Escolar e Mediação de conflitos
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo Sem TCC
A gestão escolar é um processo dinâmico que envolve a administração de recursos educacionais, humanos, materiais e financeiros, com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade e promover um ambiente de aprendizagem eficaz e inclusivo.
A mediação de conflitos na gestão escolar é essencial para criar um ambiente educacional seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos alunos. Ao adotar uma abordagem proativa e inclusiva na resolução de conflitos, as escolas podem promover o respeito mútuo, a compreensão e a cooperação dentro da comunidade escolar, contribuindo significativamente para o sucesso educacional e pessoal de seus alunos.
Diante disso, inúmeros são os desafios enfrentados pelo gestor escolar no cotidiano de uma escola, um ambiente complexo e dinâmico. Podemos dizer que seu trabalho é abrangente e inclui a organização e coordenação do trabalho pedagógico e administrativo, a formação continuada, a implementação de políticas públicas educacionais no ambiente escolar, a gestão das tecnologias digitais, o Projeto Pedagógico, as dimensões da avaliação – externas e internas, e a gestão de conflitos presentes nas relações humanas. Enfim, o gestor escolar desempenha diversas atividades em conjunto com a equipe gestora.
Este curso oferece uma formação abrangente que cobre todos os pontos de atuação do gestor, além de temas como gestão democrática, legislação, inclusão e diversidade, e a gestão de conflitos, trazendo estratégias eficazes para a mediação junto à comunidade escolar. O objetivo é promover um ambiente que vise a qualidade da educação e a aprendizagem dos alunos.
PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO
O curso conta com professores mestres e doutores, que possuem ampla experiência nas disciplinas que ministram aulas. Além de apresentar como diferencial a abordagem multidisciplinar, contemplando diversas áreas do saber, o que proporcionará condições para trabalhar com efetividade com a Gestão escolar enfrentando os desafios contemporâneos com estratégias adaptativas e colaborativas, propiciando uma educação que esteja alinhada às necessidades dos alunos e às expectativas da comunidade escolar.
Público-alvo
Profissionais graduados em Administração, Ciências Sociais, Comunicação, Direito, Economia, Filosofia, Gestão Pública, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Publicidade, Teologia ou em qualquer outra área do conhecimento.
Turmas e horários
Terças e quintas, a partir das 19h10
Duração
3 semestres
Modalidade
O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.
Carga Horária
360 horas
Observações
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR:
Corpo Docente
Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário Assunção lecionando no curso de Direito as disciplinas Direito Civil I e II, Direito Internacional Público I e II, Direito da Integração, Meios Extrajudiciais de Solução de Controvérsias, Direito Empresarial, Introdução ao Estudo do Direito. Nos cursos de Turismo, Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação a disciplina de Língua Inglesa Instrumental, no curso de Secretariado Executivo, Direito a disciplina de Metodologia Científica, no curso de Ciências Contábeis e Administração de Empresas a disciplina de Noções de Direito I e II,. Professora Supervisora da Câmara de Mediação e Conciliação do Núcleo de Práticas Jurídicas e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito do Centro Universitário Assunção. Professora da disciplina de Noções de Direito na Pós Graduação de Políticas Públicas do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos no Centro Universitário Assunção, Ouvidoria do Centro Universitário Assunção. Palestrante na área de gestão de conflitos.
Valéria Batista
Pró-Reitora de Pós-graduação do Centro Universitário Assunção. Coordenadora e professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Assunção. Professora do Curso de Pedagogia (UNIP). Doutora em Educação: Psicologia da Educação (2015) pela PUC/SP. Mestre em Educação (2008), Pós-graduada em Gestão e Organização Escolar (2004) e graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena (2001) pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID. Possui experiência na área da Educação Básica e ensino superior por quase 20 anos atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Alfabetização, aprendizagem da leitura e da escrita, escolarização inicial, Psicologia Cognitiva da Leitura e Prática de ensino e políticas públicas.
Corpo Docente Convidado
Anna Carolina Leopoldino Barbosa
Graduada em Pedagogia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2002) e em Educação Especial, com pós-graduação em Supervisão Escolar. Mestre em Educação com ênfase na formação de professores (Unini México) e em Políticas Educacionais (UNINOVE). Leciono em cursos de especialização na PUC Vila Assunção, incluindo Alfabetização, Educação Infantil, Gestão Escolar e Mediação de Conflitos. Cursando doutorado na UFABC em formação de professores de ciências e matemática.Coordenadora do Centro Universitário Assunção do curso de pós graduação Gestão Escolar e Mediação de Conflitos.(2024).
Andrea de Sousa Araujo
Desiclei Mara de Oliveira Barrocal Mapeli
Fábio Cesar Severino
Henrique Riguetto Rodrigues
Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2012) e Bacharelado em Teologia Católica pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. É pós-graduado em Gestão Escolar e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Atualmente é Mestrando pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha.
José dos Santos Silveira
Mestre em Educação pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), (2016). Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Pós-graduado em Gestão para o Sucesso Escolar pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e em Pedagogia pela UNIBAN (2007). Foi diretor da EMEF Antonio Duarte de Almeida durante 13 anos e atualmente é Supervisor Escolar, efetivo - Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.
Juliana de Moura Borges
Luciana França Leme
Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Atuou como professora de Projetos de Leitura e Resgate Cultural na Educação Infantil no Município de Louveira. Atuou como docente na Universidade Paulista (UNIP) nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social e em cursinhos preparatórios para concursos de professores. Atua como pesquisadora na área de políticas públicas de educação com foco na carreira e profissão docentes. Colaborou na elaboração da Proposta Curricular do Currículo de Língua Portuguesa (ano de 2013). Participa de diversos projetos de pesquisa da Fundação Carlos Chagas como bolsista. Participou como pesquisadora em pesquisas sobre políticas de avaliação da educação infantil de municípios. Atuou como educadora e coordenadora em diversos projetos de estudo de meio e espaços educativos não-formais.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021