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Gestão Escolar e Mediação de conflitos

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo Sem TCC

 

A gestão escolar é um processo dinâmico que envolve a administração de recursos educacionais, humanos, materiais e financeiros, com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade e promover um ambiente de aprendizagem eficaz e inclusivo.

A mediação de conflitos na gestão escolar é essencial para criar um ambiente educacional seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos alunos. Ao adotar uma abordagem proativa e inclusiva na resolução de conflitos, as escolas podem promover o respeito mútuo, a compreensão e a cooperação dentro da comunidade escolar, contribuindo significativamente para o sucesso educacional e pessoal de seus alunos.

Diante disso, inúmeros são os desafios enfrentados pelo gestor escolar no cotidiano de uma escola, um ambiente complexo e dinâmico. Podemos dizer que seu trabalho é abrangente e inclui a organização e coordenação do trabalho pedagógico e administrativo, a formação continuada, a implementação de políticas públicas educacionais no ambiente escolar, a gestão das tecnologias digitais, o Projeto Pedagógico, as dimensões da avaliação – externas e internas, e a gestão de conflitos presentes nas relações humanas. Enfim, o gestor escolar desempenha diversas atividades em conjunto com a equipe gestora.

Este curso oferece uma formação abrangente que cobre todos os pontos de atuação do gestor, além de temas como gestão democrática, legislação, inclusão e diversidade, e a gestão de conflitos, trazendo estratégias eficazes para a mediação junto à comunidade escolar. O objetivo é promover um ambiente que vise a qualidade da educação e a aprendizagem dos alunos.

 

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PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO

O curso conta com professores mestres e doutores, que possuem ampla experiência nas disciplinas que ministram aulas. Além de apresentar como diferencial a abordagem multidisciplinar, contemplando diversas áreas do saber, o que proporcionará condições para trabalhar com efetividade com a Gestão escolar enfrentando os desafios contemporâneos com estratégias adaptativas e colaborativas, propiciando uma educação que esteja alinhada às necessidades dos alunos e às expectativas da comunidade escolar.

Público-alvo

Profissionais graduados em Administração, Ciências Sociais, Comunicação, Direito, Economia, Filosofia, Gestão Pública, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Publicidade, Teologia ou em qualquer outra área do conhecimento.

Turmas e horários

Terças e quintas, a partir das 19h10
 

Duração

3 semestres

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

360 horas

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR:

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Corpo Docente

Foto da Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho

Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho

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Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário Assunção lecionando no curso de Direito as disciplinas Direito Civil I e II, Direito Internacional Público I e II, Direito da Integração, Meios Extrajudiciais de Solução de Controvérsias, Direito Empresarial, Introdução ao Estudo do Direito. Nos cursos de Turismo, Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação a disciplina de Língua Inglesa Instrumental, no curso de Secretariado Executivo, Direito a disciplina de Metodologia Científica, no curso de Ciências Contábeis e Administração de Empresas a disciplina de Noções de Direito I e II,. Professora Supervisora da Câmara de Mediação e Conciliação do Núcleo de Práticas Jurídicas e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito do Centro Universitário Assunção. Professora da disciplina de Noções de Direito na Pós Graduação de Políticas Públicas do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos no Centro Universitário Assunção, Ouvidoria do Centro Universitário Assunção. Palestrante na área de gestão de conflitos.

Valéria Batista

Valéria Batista

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Pró-Reitora de Pós-graduação do Centro Universitário Assunção. Coordenadora e professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Assunção. Professora do Curso de Pedagogia (UNIP). Doutora em Educação: Psicologia da Educação (2015) pela PUC/SP. Mestre em Educação (2008), Pós-graduada em Gestão e Organização Escolar (2004) e graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena (2001) pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID. Possui experiência na área da Educação Básica e ensino superior por quase 20 anos atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Alfabetização, aprendizagem da leitura e da escrita, escolarização inicial, Psicologia Cognitiva da Leitura e Prática de ensino e políticas públicas.

Corpo Docente Convidado

Anna Carolina Leopoldino Barbosa

Anna Carolina Leopoldino Barbosa

Graduada em Pedagogia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2002) e em Educação Especial, com pós-graduação em Supervisão Escolar. Mestre em Educação com ênfase na formação de professores (Unini México) e em Políticas Educacionais (UNINOVE). Leciono em cursos de especialização na PUC Vila Assunção, incluindo Alfabetização, Educação Infantil, Gestão Escolar e Mediação de Conflitos. Cursando doutorado na UFABC em formação de professores de ciências e matemática.Coordenadora do Centro Universitário Assunção do curso de pós graduação Gestão Escolar e Mediação de Conflitos.(2024).

Andrea de Sousa Araujo

Andrea de Sousa Araujo

Doutoranda em Gestão e Práticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho; Mestre em Gestão e Práticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho (2022); Pósgraduação em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade de Educação São Luís (2009); Pós-graduação em Globalização e Cultura: Sociologia da Mudança (2007) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP); Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2010); Licenciatura em História pela Universidade do Grande ABC (2003); Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2000)
Desiclei Mara de Oliveira Barrocal Mapeli

Desiclei Mara de Oliveira Barrocal Mapeli

Doutoranda em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) pelo Programa de Gestão e Práticas Educacionais, Mestra em Educação (2023), pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) pelo Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais. Pós-graduada em Ensino Religioso pela Faculdade de Educação São Luís (2023) e Pós-graduada em Gestão e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2013). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2006) e em Artes Plásticas Pela Universidade São Judas Tadeu
Fábio Cesar Severino

Fábio Cesar Severino

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Fundação Educacional de Penápolis (2003) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2008). Especialista em Ensino de Ciências Físicas, Matemática e Gestão Educacional pelo Centro Universidade Católico Salesiano Auxillium (2006), e em Supervisão Educacional pela Universidade Metropolitana de Santos (2009). Mestre em Educação pela Universidad de Léon (2012)
Henrique Riguetto Rodrigues

Henrique Riguetto Rodrigues

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Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2012) e Bacharelado em Teologia Católica pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. É pós-graduado em Gestão Escolar e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Atualmente é Mestrando pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha.

José dos Santos Silveira

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Mestre em Educação pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), (2016). Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Pós-graduado em Gestão para o Sucesso Escolar pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e em Pedagogia pela UNIBAN (2007). Foi diretor da EMEF Antonio Duarte de Almeida durante 13 anos e atualmente é Supervisor Escolar, efetivo - Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Juliana de Moura Borges

Juliana de Moura Borges

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2022),possui graduação em Pedagogia e pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Educacional, como também pós graduação em Educação Especial e Inclusiva. Sou professora de educação infantil e ensino fundamental I da Prefeitura Municipal de Santo André. Tenho experiência na área de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.
Luciana França Leme

Luciana França Leme

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Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Atuou como professora de Projetos de Leitura e Resgate Cultural na Educação Infantil no Município de Louveira. Atuou como docente na Universidade Paulista (UNIP) nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social e em cursinhos preparatórios para concursos de professores. Atua como pesquisadora na área de políticas públicas de educação com foco na carreira e profissão docentes. Colaborou na elaboração da Proposta Curricular do Currículo de Língua Portuguesa (ano de 2013). Participa de diversos projetos de pesquisa da Fundação Carlos Chagas como bolsista. Participou como pesquisadora em pesquisas sobre políticas de avaliação da educação infantil de municípios. Atuou como educadora e coordenadora em diversos projetos de estudo de meio e espaços educativos não-formais.

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