Higienização e Pequenos Reparos de Livros
Sobre o Curso
Curso de Extensão Aulas on-line ao vivo
A preservação de livros é fundamental para garantir o acesso à informação e ao conhecimento. Por isso, este projeto de higienização e pequenos reparos de livros contribui para a valorização e conservação desse importante patrimônio cultural e desenvolvimento profissional dos interessados.
O curso tem como proposta promover a preservação e conservação de livros, garantindo que eles estejam em boas condições para serem utilizados por mais tempo. A higienização e os pequenos reparos ajudam a prolongar a vida útil dos livros, melhorando sua aparência e mantendo seu conteúdo legível.
Com aulas práticas e material fornecido pela instituição.
PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO
Somos uma instituição de ensino com mais de 50 anos ofertando qualidade e excelência.
Este curso oferece técnicas de higienização, reparo e catalogação, por meio de:
- Utilização de técnicas adequadas para remover poeira, sujeira e mofo dos livros, contribuindo para a manutenção de sua integridade física e estética.
- Realização de pequenos reparos nos livros, como colagem de páginas soltas, conserto de lombadas danificadas e reforço de capas desgastadas, visando evitar danos maiores e preservar a estrutura do livro.
- Após a higienização e os reparos necessários, os livros são catalogados e organizados de forma a facilitar o acesso e a identificação de cada exemplar.
Público-alvo
Este curso destina-se a capacitação de voluntários e profissionais interessados em aprender sobre técnicas de higienização e conservação de livros, visando disseminar conhecimentos e práticas de preservação, que queiram atuar em bibliotecas, escolas, universidades, junto a colecionadores de livros, entre outros interessados que queiram aprender a manter seus livros em bom estado de conservação.
Turmas e horários
Sábados - das 09h às 12h
Dias 22 e 29 de março
Duração
2 encontros.
Modalidade
Presencial.
Carga Horária
6 horas
Observações
Professora do curso – Mônica Madureiro
Gestora na biblioteca da SP Escola de teatro, desde, 2022. Mediação Cultural, Projetos de leitura e Ações culturais na biblioteca. Experiência em gestão de acervos, organização da informação, conservação e restauro, higienização de livros, consultoria e implementação de projetos voltados para a digitalização e acessibilidade de conteúdo. Expertise em curadoria de coleções, e promoção da leitura, com foco em tornar o acesso à informação mais inclusivo e eficiente. Atuação alinhada ao uso de tecnologias aplicadas ao ambiente bibliotecário, contribuindo para a modernização de serviços e fortalecimento do papel das bibliotecas como espaços de aprendizado, cultura e inovação.
Matriz Curricular
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021