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História e Cultura da África – Educação e Relações Internacionais
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo Presencial Sem TCC
O curso contempla o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08, promovendo e incentivando a formação docente continuada, por meio de instrumentos teóricos e metodológicos para os estudantes e profissionais das mais diversas áreas que estejam interessados na temática dos estudos africanos e afro-brasileiros.
As disciplinas do curso fornecem aos estudantes subsídios e aprofundamento na história e na visão de mundo africana, habilitando-os a planejar e desenvolver conteúdos acerca da temática e capacitando-os para atuar como gestores e colaboradores em órgãos públicos, organizações não governamentais, empresariais ou sociais, principalmente nas áreas de educação, cultura e relações internacionais.
PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO
O curso conta com a chancela de uma instituição sólida e renomada e com profissionais docentes qualificados e dedicados, trabalhando em perspectiva interdisciplinar e decolonial.
Público-alvo
Professores da educação básica, estudantes de áreas diversas do conhecimento, gestores e trabalhadores de ONGs e demais profissionais interessados no tema.
Turmas e horários
Sábados, das 7h30 às 14h30
Duração
3 semestres
Modalidade
O curso oferece duas opções de estudo para o aluno escolher. Com aulas ao vivo pela Plataforma Teams e/ou presencial.
Carga Horária
360 horas
Observações
Depoimentos
Reconhecimento dos Trabalhos
O curso possui proposta de trabalho aceito na UNESCO na 3ª CAMPANHA PARA A ERRADICAÇÃO DO RACISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
- ATUAÇÃO DAS IES, POLÍTICAS AFIRMATIVAS E O MERCADO DE TRABALHO: AVANÇOS E DESAFIOS
Equipe: Nirlene Nepomuceno; Maria Aparecida Alves de Souza; Deivison Mendes Faustino; Rafael Gonzaga; Rivaldo Carlos de Oliveira
Apoio: Pró-Reitoria de Pós-Graduação/Centro Universitário Assunção
Abaixo você pode assistir algumas das atividades realizadas para a 3ª CAMPANHA PARA A ERRADICAÇÃO DO RACISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A apresentação do UNIFAI com o resumo e finalização dos trabalhos realizados
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR
Corpo Docente
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Kajali Lima Vitorio
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestra em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Federal de São Paulo. Unifesp - Baixada Santista (2019). Possui graduação em Serviço Social pela Unesp - Franca. Possui especialização em " Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais" pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua como assistente social no Tribunal de Justiça de São Paulo. Docente no Centro Universitário Assunção.
Corpo Docente Convidado
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Adriana Paris
Bacharelada em Direito pela Fundação Instituto de Ensino para Osasco, atual UNIFIEO (1993). Cursou Especialização em Direito com Ênfase em Processual Penal pela mesma instituição (1995/96) e Especialização em Conflitos Internacionais e Globalização pela UNIFESP (2017/2018). Atuou como professora na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo (1989/98). Professora de Teoria do Direito Penal no CEPAD (Curso Especializado para Exame da Ordem) em Osasco/SP (1998). Licenciatura em História pela Universidade Uniban/Bandeirante Anhanguera (2013). Tem contos publicados em livros e coletâneas. Professora UNIFAI-SP (2023).
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Amailton Magno Azevedo
Atualmente é Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de História e Cultura Africana do UNIFAI. Possui graduação (1988), mestrado (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Possui Pós-doutorado pela Universidade do Texas em Austin-EUA (2011), com bolsa Capes. Desenvolveu pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra como Investigador convidado, em 2015. Também cumpriu Estágio de Pós-doutoramento na Casa de Las Americas, em Havana, Cuba, em 2018-2019. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África e do Brasil.
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Isa Márcia Bandeira de Brito
Doutora em Comunicação e Cultura (USP, 2017), Mestre em História e Historiografia da Arte (USP, 2012). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett e em Pintura pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Especialização em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ) e Análise e Avaliação Ambiental (PUC-RJ). Habilitada no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade Cândido Mendes. Atua na produção pedagógica de oficinas de artes para crianças, adolescentes e adultos e ministra cursos na área de Arte Africana Contemporânea. Membro do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras, CERNe (USP).
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Nirlene (Bebel) Nepomuceno
Pós-doutorado em Museologia Social na Universidade Federal da Bahia/UFBA (2015-2016). Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora visitante Fulbright no Centro de Estudos Africanos e Afro-americano da Universidade de Boston (Mar 08/Mai 09). Especialização em História da África pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA) da Universidade Cândido Mendes (1997) e graduação em Comunicação Social (Jornalismo).
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Priscila Dias Carlos
Historiadora, Licenciatura Plena e Bacharel pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Mestra e Doutoranda em História Social pela mesma instituição. Têm experiência em construções de Pedagogias Antirracistas; Afro-indígena e Decoloniais. Professora convidada no Centro Universitário Assunção- UNIFAI. Professora da Educação Básica II e Ensino Médio (PEB II e E.M.) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP) e na Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo (SME/SP).
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Weber Lopes Góes
Bacharel e Licenciado em História e Especialista em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Mestre em Ciências Sociais pela UNESP/Marília e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Membro do Centro de Estudos Periféricos (CEP) da Universidade Federal de São Paulo. Tem se debruçado nos estudos sobre as bases ideológicas do racismo a partir dos teóricos Arthur de Gobineau, Francis Galton e outros. No Brasil, estuda a ideologia do racismo, eugenia no pensamento conservador brasileiro com ênfase nas ideias de Nina Rodrigues, Euclides da Cunha, Oliveira Vianna e Renato Kehl.
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Charlene Kathlen De Lemos
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), Diplomado en Gestión de Bibliotecas Públicas pela Universidad Alberto Hurtado (Chile) e mestrado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes / USP (2012), atualmente está cursando o doutorado pela mesma Universidade. É gestora da Biblioteca Pública Municipal Raul Bopp, Temática em Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de São Paulo, além de coordenadora e docente no curso de Pós-graduação em Mediação de Leitura Literária do Unifai. É mediadora do Clube de Leitura Secreto das Bibliotecárias junto com a Elisangela Silva e a Melina Isabel.
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Ronaldo da Silva Rodrigues
Mestrando em Literatura e Crítica Literária pela (PUC/SP) Especialista em Políticas Públicas na Educação Étnico Racial pela UNIFESP, é professor da rede pública do Município de São Paulo, formado em Letras - pela UNIB e UNIFESP. É membro do GP Literatura de Ancestralidade Negra (LAN) e do CECAFRO - PUC/SP, desenvolve iniciação científica pela UNIFESP em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Rodrigues é professor voluntário de redação do cursinho popular da rede Ubuntu, palestrante nos espaços periféricos negros, além de atuar na formação de professores do território do Campo Limpo.
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Thiago Lima dos Santos
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento - UFBA, Mestre em Historia pela UNIFESP, Pesquisador, Especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais pela Faculdades Integradas Campos Salles, Especialista em História da África e Cultura Afro-brasileira pelo CEA-USP, Historiador formado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), Professor da rede Estadual de Ensino, ativista do movimento Hip-Hop, atuante no movimento negro nacional, foi coordenador do Núcleo de Combate ao Racismo na Organização ZUMALUMA em Embu das Artes, coordenador do BAOBÁ: FORTIFICANDO AS RAÍZES, projeto de formação sobre África e Africanidades, para educadores e interessados, fundamentado na Lei 10.639/2003 e 11.645/2008.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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