![](/sites/default/files/2022-02/neurociencias-saude-mental.jpg)
Neurociência, Saúde Mental e Educação
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu Presencial Aulas on-line ao vivo Sem TCC
O universo educacional na atualidade solicita de seus profissionais o constante estudo e conhecimento. As neurociências e a saúde mental definitivamente fazem parte desse processo de especialização no trabalho cotidiano. As estruturas encefálicas, bem como suas funções neurofisiológicas, mentais e psicológicas estão presentes na vida da pessoa, desde a infância até seu envelhecimento.
Assim, o curso de pós-graduação foi direcionado para atender a demanda do público que anseia pelos estudos e reflexões em neurociências, saúde mental e a educação. A atuação do neurocientista na área educacional e de saúde mental se dá em: escolas regulares e especiais, no amplo aspecto da inclusão, na educação hospitalar, em casas de repouso no envelhecimento, em centros de atenção psicossociais, consultórios, instituições de atendimentos para deficientes, além da atuação escolar e clínica.
PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO
O curso conta com professores qualificados na área que são especialistas, mestres e doutores, além contarmos com a proximidade humana, mantendo sempre o contato direto, que facilita o aprendizado para tratar de casos como exemplos práticos, por meio de orientações e esclarecimentos pertinentes às áreas de neurociências, saúde mental e educação.
Público-alvo
Pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da educação. Psicólogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e demais interessados nos estudos na área.
Turmas e horários
Terças e Quintas, a partir das 19h10 - Aulas on-line ao vivo
Sábados, das 7h30 às 14h30 - Presencial
Duração
3 semestres
Modalidade
O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams para os alunos da turma do noturno, de 3ª e 5ª feiras.
O curso oferece aula presencial para os alunos da turma aos sábados.
Carga Horária
360 horas
Observações
Depoimentos
Matriz Curricular
Corpo Docente
![Profª Dra. Vania Ramos Foto da Profª Dra. Vania Ramos](/sites/default/files/2023-05/Vania-Ramos_0.jpg)
Vania Ramos
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Grande ABC (1981), Mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pós-graduação em Psicomotricidade (1998), Psicopedagogia (1997) e Gestão e Implantação em EaD (2020). Atualmente é Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e Gerontologia Social do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Professora titular nos cursos de Pedagogia e Serviço Social da mesma instituição, professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e dos cursos de Pos-graduacao da UNIP e UniPaulistana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Psicomotora, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, arte e movimento corporal, aprendizagem, gerontopsicomotricidade, envelhecimento e educação.
Corpo Docente Convidado
![Prof. Me. Carlos Eduardo Vieira Foto do Prof. Me. Carlos Eduardo Vieira](/sites/default/files/2022-11/carlos-eduardo-vieira_0.jpg)
Carlos Eduardo Vieira
Coordenador e professor da Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção - Unifai. Professor do Unifai: Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Professor do Unisal: Centro Universitário Salesiano/SP: Pós-graduação em Neurociências e Educação, Cursos de Extensão e da Idade Ativa. Professor Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento: Mackenzie. Psicanalista: Formação pelo IBP/SP. Especialização em Medicina Tradicional Chinesa: Acupuntura. Extensão Universitária e Aperfeiçoamento em: Pilates, RPG, Hidroterapia, dentre outros. Graduação em Educação Física. Graduação em Fisioterapia. Atendimentos clínicos em psicanálise, acupuntura, rpg. Áreas de pesquisa: Neurociências, Saúde Mental, Educação.
![Ana Maria Garcia de Mello](/sites/default/files/2022-11/Ana-Maria-Garcia-de-Mello_0.jpg)
Ana Maria Garcia de Mello
Graduação em Educação Física - UNISA (1990). Extensão Universitária em EFA (Educação Física Adaptada) - USP (1992). Pós-Graduação em Psicomotricidade - UNIP (2000). 2001 - 2014: Educadora Física e Psicomotricista na área Educacional, ministrando aulas, cursos e palestras. Assessoria Educacional em Psicomotricidade.
![Andréa Moreno Pacheco](/sites/default/files/2022-11/Andrea-Moreno-Pacheco.jpg)
Andréa Moreno Pacheco
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), especialista em Psicomotricidade pela Universidade São Camilo (1994), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006), Terapeuta Neurocognitiva pelo método Perfetti (2019). Atualmente é professora da disciplina de Clínica Psicomotora e coordenadora da supervisão clínica na pós-graduação em Psicomotricidade; professora das disciplinas de Neurociências e Motricidade e Síndromes, Transtornos, Distúrbios na pós-graduação em Neurociências, Saúde Mental e Aprendizado no Centro Universitário Assunção-UNIFAI; atua como Fisioterapeuta nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Pediatria e Geriatria; como Terapeuta Psicomotora e Neurocognitiva, como consultora na área de Educação Inclusiva e como supervisora em Terapia Psicomotora na abordagem neurofuncional.
![Carla Maria Santos de Lima](/sites/default/files/2022-11/Carla-Maria-Santos-de-Lima.jpg)
Carla Maria Santos de Lima
Psicóloga clínica CRP 114655 (2013 - atualmente) Professora do curso de Pós-graduação em Neurociências, saúde mental e aprendizado do UNIFAI (2019- atualmente) Professora convidada à bancas julgadoras de trabalhos de conclusão de curso em Neurociências Unifai (2021/2020) Professora convidada à bancas julgadoras de trabalhos de conclusão de curso em Neurociências Unifai (2020/2019) Psicóloga com especialização em Psicologia Junguiana pela FACIS (2015) Docente em cursos de formação técnica profissional - Global Mackenzie (2015 - 2020) Autora do livro: Sobre viver o combo da vida (2019) Atuação na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em projetos que foram publicados em congressos e em livro e sobre Treinamento, Desenvolvimento e educação de pessoas (2008-2015), Autora do cap 1 do Livro: Temas em educação corporativa - "Perfis Psicológicos no treinamento e desenvolvimento de pessoas" (2014) Colunista de artigos voltados para a educação corporativa e a saúde dos trabalhadores na revista digital Norminha (2014-2017) Parceria com uma consultoria que atua em treinamentos na área de Psicologia e Gestão por competências (2009-2015) Atuação por 06 anos como Resp. HSE (Higiene, saúde & segurança do trabalho e meio ambiente), diretamente envolvida no projeto (2011) e implantação (2012) do sistema de gestão ambiental e certificação ISO14001 (2014). Apresentação de painéis eletrônicos no CBPOT (congresso brasileiro de psicologia do organizacional e do trabalho 2012) dos artigos: O estresse no ambiente fabril e a contribuição da psicologia para a saude do trabalhador e A leitura técnica em um contexto organizacional. Pesquisadora das características emocionais em mulheres com câncer, apresentando os resultados enquanto graduanda no CONIC (congresso de iniciação científica 2010).
![Marco Antonio Gomes Del’Áquilla Foto do Prof. Marco Antonio Gomes Del’Áquilla](/sites/default/files/2022-11/Marco-Antonio-Gomes-Del-Aquilla.jpg)
Marco Antonio Gomes Del’Áquilla
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Atualmente é rpa da Universidade Cruzeiro do Sul, rpa - Núcleo de Formação Profissional Irene Maluf - F.I. Ciencias Sociales, rpa da Fundação São Paulo/UNIFAI, professor convidado do Instituto Saber, professor do Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental, pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor da Universidade Paulista, colaborador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento e colaborador - Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neuroimagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, connectivity, anatomia cerebral, avaliação e sistema nervoso central.
![Profª Dra. Tathiane Cecília Enéas de Arruda Profª Dra. Tathiane Cecília Enéas de Arruda](/sites/default/files/2022-11/Tathiane-Cec%C3%ADlia_0.jpg)
Tathiane Cecília Enéas de Arruda
Graduada em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Doutoranda em Educação no Programa Educação e Currículo da PUC-SP. Atuou como Diretora de Graduação e de Projetos Especiais na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Professora de Ensino Superior e Pós-Graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL na área de formação de professores, Educação Infantil, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Avaliação da aprendizagem, Educação Especial Gestão Educacional e Currículo. Foi coordenadora dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Neurociências e Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL e professora dos cursos de Pós-Graduação do SENAC e UNIFAI. Atuou como Supervisora Educacional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, na formação e desenvolvimento de docentes, atendimento e orientação a alunos, bem como nos registros escolares/acadêmicos e redação de documentos institucionais e legislação educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação Profissional (Ensino Médio e Superior), Formação de Professores, Transtornos de Aprendizagem, Inclusão, Estratégias de Ensino, Metodologias Ativas, ensino por competências e habilidades socioemocionais. Possui experiência em EAD e ensino remoto. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de São Paulo - IFSP na Diretoria de Ensino e Consultora Pedagógica no SENAC no desenho de currículos e professora no curso de Pós-Graduação em Neurociências, Saúde Mental e Aprendizado na UNIFAI. Atua nas linhas de pesquisas relacionadas nos seguintes temas: Educação Profissional, Educação, Trabalho, Interdisciplinaridade, Inovação curricular, Processo de Inclusão, Formação de Professores, Estratégias de Ensino e Metodologias Ativas no Ensino Superior, Ensino por competências, educação e habilidades Socioemocionais e Desenho de Currículos.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021