Pedagogia Hospitalar
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu
Aulas on-line ao vivo Sem TCC
O curso visa compreender o trabalho pedagógico realizado pelo pedagogo e analisar sua atuação profissional junto às crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar a escola devido a internações ou tratamentos de saúde. O curso apresenta as formas e especificidades de atuação, bem como as características do trabalho desenvolvido nesses espaços. O conteúdo programático do curso oferece uma matriz curricular abrangente, com disciplinas que reconhecem a escolarização hospitalar como um integrante da Educação Inclusiva e que permite aos futuros profissionais especializados que atendam às demandas educacionais desse público e mobilizem metodologias específicas, mesmo no ambiente do hospital. Além de garantir o direito do paciente/estudante de ter acesso ao ensino, o pedagogo hospitalar também tem papel importante na organização dos espaços e dos recursos pedagógicos dentro do hospital, seja no leito, na UTI ou em ambientes da hemodiálise, quimioterapia ou classe hospitalar, por meio de propostas e estratégias de ensino diversificadas, com disciplinas que oferecem estudos de caso, visita-técnica orientada e criação de um projeto de intervenção para a prática pedagógica hospitalar.
PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO
O curso conta com professores mestres e doutores, que possuem ampla experiência nos espaços hospitalares. Além de apresentar disciplinas que destacam a importância do papel do Pedagogo Hospitalar para com o respeito ao desenvolvimento infantil e na humanização do trabalho docente, considerando como essencial o uso da ludicidade, dos materiais concretos, recursos tecnológicos garantindo uma formação que o leve a compreender as especificidades do trabalho em hospitais, desenvolvendo a sensibilidade necessária à forma como as crianças aprendem quando estão submetidas a situações mais complexas, como no caso da internação.
Público-alvo
Pedagogos, professores, psicopedagogos, psicomotricistas, licenciados e demais alunos graduados que estejam interessados em atuar na área da educação e da saúde.
Turmas e horários
Sábados, das 7h30 às 14h30
Duração
18 meses
Modalidade
O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.
Carga Horária
360h
Observações
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR:
Corpo Docente
Corpo Docente Convidado
Angela Maria Sanches
Pedagoga formada pela Centro Universitário Assunção. Especialista em Atendimento Educacional em Hospitais. Docente convidada pela PUC-SP no curso de extensão em Pedagogia Hospitalar e pela UNINOVE no curso de Ludopedagogia. Docente convidada pela Faculdade São Bernardo do Campo, no curso de extensão em Pedagogia Hospitalar. Professora por 7 anos no Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina.
Beatriz Picolo Gimenes
Doutora em Ciências (UNIFESP) e Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP). Docente na Faculdade de Psicologia (FSA/Conselheira), convidada no Curso de Psicopedagogia (UNISANTOS), Conteudista - Curso Pedagogia e Pós/Psicomotricidade (Faculdade Academus) e do Centro de Educação em Saúde Abram Szajman (IIEP Albert Einstein – Curso Psicopedagogia). Diversos capítulos e livros organizados, e-books e artigos publicados (2000-2024).
Carlos Eduardo Vieira
Coordenador e professor da Especialização em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção. Docente nos cursos de Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Docente no Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Graduado em Fisioterapia.
Cláudia de Barros Teixeira
Psicopedagoga, especialista em Educação Especial, Análise de Comportamento Aplicada (ABA), LIBRAS e graduada em Letras/Libras. Funcionária Pública Municipal em São Vicente, experiência há 20 anos no AEE, nas modalidades de Sala Especial, APD e SRM. Docente no módulo estágio de deficiência auditiva e supervisão de estágio do Curso de Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Inclusiva na FAPSS.
Edmir Fernandes da Silva
Graduado em Pedagogia (licenciatura plena), pela Universidade Nove de Julho. Extensão universitária em Pedagogia Hospitalar na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Nove de Julho. Docente e coordenador do curso introdutório ao curso básico de Libras do projeto pedagógico no viés de Desenvolvimento Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Elisete Gomes Natário
Joseane Terto de Souza Uema
Maria de Lourdes Gaspar Tavares
Maria Emília Araujo França de Abreu
Paola Ribeiro da Silva
Renato dos Santos Paladini
Professor de Educação Básica. Graduado em Matemática e Pedagogia. Possui Extensão Universitária em Pedagogia Hospitalar. Especialista em Educação Especial e Inclusiva, com experiência docente na área da Educação Especial, onde atuou nas Classes Hospitalares do Hospital São Paulo e do A.C. Camargo Câncer Center. Regente em Sala de Recursos com alunos com Múltiplas Deficiências e na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos.
Patrícia Mara dos Santos Machado
http://lattes.cnpq.br/7208780724180170
Mestre e Doutoranda em Educação-Currículo (PUC-SP), licenciada em Letras Vernáculas e em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia, Coordenação Pedagógica e Planejamento, Educação Especial e Inclusiva-AEE e em Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar. Docente do Serviço de Atendimento à Rede em Ambiência Hospitalar e Domiciliar (SARAHDO) da Rede Estadual da Educação da Bahia e pesquisadora Capes.
Thaís Thomaz Bovo
Doutora e Mestra em História da Arte pela USP. Licenciada em Pedagogia, especialista em Pedagogia Hospitalar, realizou curso de extensão em Pedagogia Hospitalar no A.C. Camargo Câncer Center. Tem experiência nas áreas de ensino, formação de professores e pesquisa. É Coordenadora Pedagógica efetiva na Prefeitura de São Paulo e professora universitária. Atualmente está trabalhando na DICEU da Diretoria Regional de São Mateus.
Wanderci Lopez Ruiz
Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia. Extensão em Atendimento Pedagógico ao Escolar em Tratamento de Saúde, Pedagogia Hospitalar e Psicomotricidade. Docente da Classe Hospitalar - Programa de Atendimento Educacional ao Escolar em Tratamento de Saúde – Departamento de Pediatria da EPM/UNIFESP/HSP.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
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