Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Pedagogia Hospitalar

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu

Aulas on-line ao vivo  Sem TCC

 

O curso visa compreender o trabalho pedagógico realizado pelo pedagogo e analisar sua atuação profissional junto às crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar a escola devido a internações ou tratamentos de saúde. O curso apresenta as formas e especificidades de atuação, bem como as características do trabalho desenvolvido nesses espaços. O conteúdo programático do curso oferece uma matriz curricular abrangente, com disciplinas que reconhecem a escolarização hospitalar como um integrante da Educação Inclusiva e que permite aos futuros profissionais especializados que atendam às demandas educacionais desse público e mobilizem metodologias específicas, mesmo no ambiente do hospital. Além de garantir o direito do paciente/estudante de ter acesso ao ensino, o pedagogo hospitalar também tem papel importante na organização dos espaços e dos recursos pedagógicos dentro do hospital, seja no leito, na UTI ou em ambientes da hemodiálise, quimioterapia ou classe hospitalar, por meio de propostas e estratégias de ensino diversificadas, com disciplinas que oferecem estudos de caso, visita-técnica orientada e criação de um projeto de intervenção para a prática pedagógica hospitalar. 

 

Matricule-se

 

PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO

O curso conta com professores mestres e doutores, que possuem ampla experiência nos espaços hospitalares. Além de apresentar disciplinas que destacam a importância do papel do Pedagogo Hospitalar para com o respeito ao desenvolvimento infantil e na humanização do trabalho docente, considerando como essencial o uso da ludicidade, dos materiais concretos, recursos tecnológicos garantindo uma formação que o leve a compreender as especificidades do trabalho em hospitais, desenvolvendo a sensibilidade necessária à forma como as crianças aprendem quando estão submetidas a situações mais complexas, como no caso da internação.

Público-alvo

Pedagogos, professores, psicopedagogos, psicomotricistas, licenciados e demais alunos graduados que estejam interessados em atuar na área da educação e da saúde.

Turmas e horários

Sábados, das 7h30 às 14h30

 

Duração

18 meses

 

Modalidade

O curso oferece aulas on-line ao vivo pela Plataforma Teams.

 

Carga Horária

360h

Observações

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR:

clique aqui

Corpo Docente

Corpo Docente Convidado

Angela Maria Sanches

Angela Maria Sanches

Pedagoga formada pela Centro Universitário Assunção. Especialista em Atendimento Educacional em Hospitais. Docente convidada pela PUC-SP no curso de extensão em Pedagogia Hospitalar e pela UNINOVE no curso de Ludopedagogia. Docente convidada pela Faculdade São Bernardo do Campo, no curso de extensão em Pedagogia Hospitalar. Professora por 7 anos no Ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina.

Beatriz Picolo Gimenes

Beatriz Picolo Gimenes

Acesse o Lattes

Doutora em Ciências (UNIFESP) e Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP). Docente na Faculdade de Psicologia (FSA/Conselheira), convidada no Curso de Psicopedagogia (UNISANTOS), Conteudista - Curso Pedagogia e Pós/Psicomotricidade (Faculdade Academus) e do Centro de Educação em Saúde Abram Szajman (IIEP Albert Einstein – Curso Psicopedagogia). Diversos capítulos e livros organizados, e-books e artigos publicados (2000-2024).

Carlos Eduardo Vieira

Carlos Eduardo Vieira

Acesse o Lattes

Coordenador e professor da Especialização em Neurociências, Saúde Mental e Educação do Centro Universitário Assunção. Docente nos cursos de Psicopedagogia e Psicomotricidade. Extensão em Maturidade. Docente no Centro de Estudos do Colégio Santa Maria - Prisma - Formação de Professores nas áreas de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Graduado em Fisioterapia.

Cláudia de Barros Teixeira

Cláudia de Barros Teixeira

Acesse o Lattes

Psicopedagoga, especialista em Educação Especial, Análise de Comportamento Aplicada (ABA), LIBRAS e graduada em Letras/Libras. Funcionária Pública Municipal em São Vicente, experiência há 20 anos no AEE, nas modalidades de Sala Especial, APD e SRM. Docente no módulo estágio de deficiência auditiva e supervisão de estágio do Curso de Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Inclusiva na FAPSS.

Edmir Fernandes da Silva

Edmir Fernandes da Silva

Acesse o Lattes

Graduado em Pedagogia (licenciatura plena), pela Universidade Nove de Julho. Extensão universitária em Pedagogia Hospitalar na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Nove de Julho. Docente e coordenador do curso introdutório ao curso básico de Libras do projeto pedagógico no viés de Desenvolvimento Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Elisete Gomes Natário

Elisete Gomes Natário

Acesse o Lattes

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Psicologia pela PUC Campinas. Graduada em Psicologia pela PUC Campinas. Docente nos Cursos de Psicologia, Pedagogia, Licenciaturas e no Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da UNIMES e na graduação da Universidade Católica de Santos. Autora de capítulo de livros e artigos científicos. Pesquisa e atua nas áreas de Psicologia e Educação.
Joseane Terto de Souza Uema

Joseane Terto de Souza Uema

Acesse o Lattes

edagoga e Linguista pela USP. Psicopedagoga Clínica e Institucional pelo Singularidades. Mestra em Educação pela PUC-SP. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), atuando há mais de 10 anos como consultora técnico pedagógica para o Inep. Autora de artigo na área de pedagogia hospitalar, dedicando-se nos últimos anos a atuar como pedagoga hospitalar em casa de apoio.
Maria de Lourdes Gaspar Tavares

Maria de Lourdes Gaspar Tavares

Acesse o Lattes

Graduada em Letras, Mestra em Língua Portuguesa e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Docente titular da UNIBR, UNIP, da Pós-graduação da UNIP e convidada da Pós São Judas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Maria Emília Araujo França de Abreu

Maria Emília Araujo França de Abreu

Acesse o Lattes

Coordenadora e Docente no Curso de Especialização em Pedagogia Hospitalar do Centro Universitário Assunção. Mestra em Educação, Pedagoga, Especialista em Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar e Pedagogia Hospitalar. Docente no APD pelas Prefeituras de Santos e São Vicente, com experiência na educação há 22 anos. Docente no Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar, do Hospital A.C. Camargo.
Paola Ribeiro da Silva

Paola Ribeiro da Silva

Acesse o Lattes

Coordenadora e Docente no Curso de Especialização em Pedagogia Hospitalar do Centro Universitário Assunção. Mestranda em Educação, Pedagoga, Especialista em Pedagogia Hospitalar e Psicopedagogia. Possui cursos de extensão na área do Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar. Pedagoga Hospitalar no Instituto de Psiquiatria de São Paulo -IPq/HC/FMUSP, com experiência há 16 anos em Educação e Saúde.
Renato dos Santos Paladini

Renato dos Santos Paladini

Acesse o Lattes

Professor de Educação Básica. Graduado em Matemática e Pedagogia. Possui Extensão Universitária em Pedagogia Hospitalar. Especialista em Educação Especial e Inclusiva, com experiência docente na área da Educação Especial, onde atuou nas Classes Hospitalares do Hospital São Paulo e do A.C. Camargo Câncer Center. Regente em Sala de Recursos com alunos com Múltiplas Deficiências e na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Patrícia Mara dos Santos Machado

Patrícia Mara dos Santos Machado

http://lattes.cnpq.br/7208780724180170

Mestre e Doutoranda em Educação-Currículo (PUC-SP), licenciada em Letras Vernáculas e em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia, Coordenação Pedagógica e Planejamento, Educação Especial e Inclusiva-AEE e em Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar. Docente do Serviço de Atendimento à Rede em Ambiência Hospitalar e Domiciliar (SARAHDO) da Rede Estadual da Educação da Bahia e pesquisadora Capes.

Thaís Thomaz Bovo

Thaís Thomaz Bovo

Acesse o Lattes

Doutora e Mestra em História da Arte pela USP. Licenciada em Pedagogia, especialista em Pedagogia Hospitalar, realizou curso de extensão em Pedagogia Hospitalar no A.C. Camargo Câncer Center. Tem experiência nas áreas de ensino, formação de professores e pesquisa. É Coordenadora Pedagógica efetiva na Prefeitura de São Paulo e professora universitária. Atualmente está trabalhando na DICEU da Diretoria Regional de São Mateus.

Wanderci Lopez Ruiz

Wanderci Lopez Ruiz

Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia. Extensão em Atendimento Pedagógico ao Escolar em Tratamento de Saúde, Pedagogia Hospitalar e Psicomotricidade. Docente da Classe Hospitalar - Programa de Atendimento Educacional ao Escolar em Tratamento de Saúde – Departamento de Pediatria da EPM/UNIFESP/HSP.

Ficou com dúvidas?