Pensamento Político Contemporâneo
Sobre o Curso
Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo Presencial Sem TCC
O curso de Pensamento Político Contemporâneo visa promover uma incursão pela história do pensamento político e social com destaque para os debates contemporâneos. Nesse sentido, o curso contempla os principais problemas que fundamentam o pensamento político, tais como: a definição de política, o sentido da política, o conceito de bem comum, o papel dos movimentos sociais e dos movimentos sociais contemporâneos. Uma incursão pela história do pensamento político e social visa oferecer uma oportunidade para que o aluno complemente sua formação, em especial, no que se refere a análise política de conjuntura nacional e internacional.
PORQUE FAZER O CURSO NO ASSUNÇÃO
O curso conta com um corpo docente qualificado, composto por mestres e doutores especializados na história e no pensamento político contemporâneo, o curso capacita o egresso a compreender e a realizar uma análise crítica e atuante do cenário político atual.
Público-alvo
Graduados na área de Ciências Humanas, professores, pesquisadores e demais interessados no tema que possuam ensino superior.
Turmas e horários
Sábados, das 7h30 às 14h45
Duração
3 semestres
Modalidade
O curso oferece duas opções de estudo para o aluno escolher. Com aulas ao vivo pela Plataforma Teams e/ou presencial.
Carga Horária
360 horas
Observações
Matriz Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR
Corpo Docente
Antonio Ruzza
Possui graduação em Filosofia pela USJT (2005) e pós-graduação em "Formação de docentes para o ensino superior" pelo Centro Universitário Assunção (2006). É Mestre em Filosofia, linha de pesquisa "Epistemologia da Política e do Direito", pela USJT (2007). É Doutor em Filosofia, linha de pesquisa "Questões temáticas da Filosofia das Ciências Humanas" pela PUC (2018). Possui também graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Politécnico de Torino (Itália). Publicou 4 livros na área de Filosofia: Rousseau e a moralidade republicana no Contrato Social (2010); Em nome das luzes: um desafio à religião (2012); A crítica de MacIntyre à Modernidade: Liberalismo, Individualismo e teorias da Justiça (2018); Dois Ensaios. Populismo. Antissemitismo (2021). Atualmente é professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção em “Pensamento Político Contemporâneo”, além de atuar na Graduação (Licenciatura e Bacharelado).
Jean Rodrigues Siqueira
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie (2017) e Doutorando em Filosofia pela UFABC (desde 2020), Mestre em Filosofia pela PUC/SP (2005). É Bacharel em Filosofia pela USJT (2002) e Licenciado em História pela UNINOVE (2007). Atualmente é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção, e coordenador e professor nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição.
Sidnei Ferreira de Vares
Doutor em Educação (2013) e Mestre em Educação (2008) pela FEA-USP. Pós-Doutorando pela UNICAMP. Graduado em História pela FAI (1999). No Centro Universitário Assunção é coordenador do curso de História, professor de cursos de Graduação e professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Pensamento Político Contemporâneo”. Professor da USJT e do UNISANTANNA. Possui diversos livros publicados, bem como dezenas de artigos em revistas especializadas.
Vanessa Beatriz Bortulucce
Doutora em História Social (2005), Mestra em História da Arte e da Cultura (2000), Graduada em História (1997) pela Universidade de Campinas. Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente no Centro Universitário Assunção, na Faculdade Casper Líbero e no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil. Historiadora da imagem, da arte e da cultura.
Corpo Docente Convidado
César Mangolin de Barros
Doutor em Filosofia (Unicamp). Estuda e produz sobre e a partir da obra de Marx e Engels, bem como de outros autores da tradição marxista. Tendo como base o materialismo histórico, produz análises no campo da politologia, da filosofia, da história, da economia e da educação. Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo”.
Diego dos Anjos Azizi
Doutor em Filosofia pela UFPR. Graduado e Mestre em Filosofia pela PUC/SP. Pós-graduado em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Professor dos cursos de de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e "Pensamento Político Contemporâneo” do centro Universitário Assunção. Diretor do Instituto Welt_Abaeté.
Douglas Rodrigues Barros
Psicanalista e participante do Fórum do Campo Lacaniano. É doutor em ética e filosofia política pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor filiado ao Laboratório de experiências coloniais comparadas, ligado ao Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea" e "História, Civilização e Pensamento Medieval" e “Pensamento Político Contemporâneo”. É escritor com três romances publicados e autor dos livros Lugar de negro, lugar de branco? Esboço para uma crítica à metafisica racial, Hegel e o sentido do político e Racismo.
Erinson Cardoso Otenio
Graduação, mestrado e doutorado em Filosofia na FFLCH/USP. Bolsista do CNPq de 2006 a 2012. Professor conferencista na UNESP, ministrando a disciplina Fundamentos das Ciências Humanas no curso de Ciências Biológicas. Professor da Universidade São Judas Tadeu nos cursos de Filosofia, Direito, Administração, Comunicação Social e Psicologia. Professor orientador de TCC na Especialização em Ensino Integrado em Filosofia, Geografia, História e Sociologia, na Universidade Aberta do Brasil em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina. Atualmente leciona no curso de Filosofia da Universidade São Judas.
Hermógenes Saviani Filho
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado (2008) e Mestrado (2000) em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1990), graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente atua, também, como professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em “Pensamento Político Contemporâneo”.
Ficou com dúvidas?
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Clique aqui para conhecer as modalidades de política de desconto para o 2º Semestre de 2021