Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Trabalho Social com Famílias

Aviso:

Durante o período de Pandemia (COVID-19), aulas remotas, on-line, ao vivo com os professores pela plataforma Teams.

Sobre o Curso

Especialização Lato Sensu Aulas on-line ao vivo  Sem TCC

 

A especialização em Trabalho Social com Famílias, forma profissionais para atuarem em órgãos da administração pública direta ou indireta, e em organizações da sociedade civil de diferentes segmentos (saúde, assistência social, educação, habitação etc.).
O curso é constituído por disciplinas que pretendem conduzir profissionais de diferentes áreas do saber, à compreensão sobre as transformações sociais e históricas pelas quais as Famílias passaram ao longo do tempo, assim como problematizar o tema no contexto da realidade brasileira contemporânea, considerando também sua interlocução com as políticas sociais em diferentes segmentos.

Ao concluir o curso, o(a) profissional estará apto(a) a:

  • ANALISAR as famílias a partir de fundamentos teóricos e metodológicos adequados.
  • CONHECER o contexto social e histórico de desenvolvimento do tema.
  • PROBLEMATIZAR o tema Famílias no âmbito da questão social.
  • COMPREENDER a importância do tema no contexto das políticas sociais em diferentes segmentos.
  • UTILIZAR diferentes metodologias de trabalho com famílias.
  • ABORDAR, de forma interdisciplinar, as famílias em perspectiva.

Inscreva-se

 

Porque fazer o curso no Centro Universitário Assunção:

O curso no Assunção conta com professores mestres e doutores, que possuem ampla experiência na área de atuação profissional.

Público-alvo

Profissionais interessados(as) em aprimorar seus conhecimentos na área social, por meio da atuação junto a famílias em diferentes organizações da sociedade civil ou órgãos governamentais.

São bem-vindos, profissionais com formações diversas, tais como assistentes sociais, psicólogos(as), administradores(as), cientistas sociais, advogados(as), jornalistas, educadores, entre outros.

Turmas e horários

2ª e 4ª feiras, das 19h10 às 22h55*
*Aulas remotas e síncronas via MS Teams, às segundas e quartas-feiras, das 19h10 às 22h55 (horário de Brasília).

 

Duração

18 meses

 

Modalidade

Aulas ao vivo e síncronas via Microsoft Teams.

 

Carga Horária

360 horas

Observações

Matriz Curricular

Clique aqui para acessar a matriz curricular do curso.

 

Curso:

01352

TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS

Habilitação:

1

ESPECIALISTA EM TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS

Grade:

2

GRADE 2025/1

Matriz Aplicada:

12724

 
     

PERÍODO DA DISCIPLINA

CÓDIGO DA DISCIPLINA

DISCIPLINA

CARGA
HORÁRIA
(HORA AULA)

1

156076

Contexto Sociohistórico das Famílias

28

1

156078

Famílias e Políticas Sociais: Particularidades no Brasil

28

1

156077

Famílias e Questão Social

28

1

156075

Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Trabalho Social com Famílias

28

2

156081

Aspectos Legais do Trabalho Social com Famílias

28

2

156080

Desafios e Possibilidades do Trabalho Social com Famílias

28

2

156079

Expressões Contemporâneas das Famílias

28

2

156082

Planejamento Social e Trabalho com Famílias

28

3

156084

Abordagens Interdisciplinares no Trabalho com Famílias

28

3

157090

Atividade Teórico-Prática Supervisionada

14

3

156083

Estratégias Interventivas do Trabalho com Famílias

28

3

156085

Família e Território

28

3

157091

Supervisão de Atividade Teórico-Prática

10

3

157089

Tópico Contemporâneos sobre Trabalho Social com Famílias

28

 

 

Carga Horária Total do Curso

360 h/a

Corpo Docente

Corpo Docente Convidado

Gracielle Feitosa de Loiola

Gracielle Feitosa de Loiola

Acesse o Lattes

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (2006). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre em Serviço Social (2017) e Doutora em Serviço Social (2022) pelo PEPGSS da PUCSP, com bolsa de fomento à pesquisa da CAPES. Gestalt-terapeuta e Arte terapeuta. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade? NEPI, coordenado pela professora Dra. Maria Lúcia Martinelli, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes - Ênfase no Sistema de Garantia de Direitos, coordenado pela professora Dra. Eunice Fávero, ambos vinculados ao PEPGSS/PUCSP. Atualmente é Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em exercício na Comarca de Vargem Grande Paulista/SP. Temas de estudo: Políticas Sociais para a Infância e Adolescência; Estudo Social e seus Registros: Laudos, Relatórios e Pareceres Sociais; Interface entre a área Sociojurídica e a Política de Assistência Social; Trabalho com famílias; Convivência Familiar e Comunitária.

Rita de Cassia Silva Oliveira

Rita de Cassia Silva Oliveira

Acesse o Lattes

Graduada em Serviço Social pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1985), Mestre (2001) e Doutora (2015) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP, participa como pesquisadora convidada do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente com ênfase no Sistema de Garantia de Direitos - NCASGD-PUCSP (coord. Eunice Fávero). Trabalhou como Assistente Social no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo de 1993 a 2022 e passou a atuar como perita em Serviço Social particular, cadastrada no banco de perícias do TJSP. Docente desde 2002, em cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social. Realiza cursos, oficinas e supervisões sobre a elaboração de estudos e perícias em Serviço Social, relatórios, pareceres e laudos em Tribunais de Justiça de vários estados brasileiros. A partir da experiência de trabalho com família, infância e juventude na área sociojurídica, vem realizando estudos, pesquisas, publicações e consultorias sobre a convivência familiar e comunitária, o sistema de garantia de direitos e as particularidades do trabalho do assistente social nessa área. Destacam-se entre essas ações, a coordenação da pesquisa sobre as instituições de acolhimento de crianças e adolescentes realizada na cidade de São Paulo em 2004, a publicação "Quero voltar para casa: o trabalho em rede e a garantia do direito à convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes que vivem em abrigos", AASPTJSP, 2007, o livro Serviço Social na Justiça de Família: demandas contemporâneas do exercício profissional (em parceria), Cortez (2019);o livro Perícia em Serviço Social (em parceria), Papel Social (2021) e a publicação Registros da Opinião Técnica, CFESS, 2022 (em parceria).

Joana Maria Gouveia Franco Duarte

Joana Maria Gouveia Franco Duarte

Acesse o Lattes

Doutora, mestra e graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e capacitação para concurso em Serviço Social. Participante em grupos de pesquisa e estudos. Consultoria, assessoria e assistência técnica em políticas públicas. Atualmente é assistente social no TJ-SP. Experiência no sociojurídico, assistência social, habitação, saúde, socioambiental e empresas.

Elizabete Terezinha Silva Rosa

Elizabete Terezinha Silva Rosa

Acesse o Lattes

Graduada em Serviço Social (1983), bacharela em Direito (1991), mestra em Serviço Social pela PUC-SP (1997) e doutora em Serviço Social pela PUC-SP (2016). Tem experiência em Serviço Social, atuando principalmente nas seguintes áreas e segmentos: serviço social no campo sociojurídico; assistência social; saúde; criança/adolescente; famílias. Conferencista em eventos, sobre temáticas referidas às áreas acima mencionadas e ao ensino de Serviço Social. Membro da direção da ABEPSS (2019-2020). Docente de Cursos de Graduação e Pós-graduação de Serviço Social (lato sensu).

Ficou com dúvidas?