Biblioteconomia (Bacharelado)
Sobre o Curso
O Curso de Biblioteconomia visa formar bibliotecários capacitados no aprimoramento e aperfeiçoamento das unidades de informação, em instituições públicas e privadas. Possibilita o acesso aos meios adequados para o desenvolvimento de competências necessárias ao planejamento, à organização e à administração das unidades de informação. Fornece as habilidades necessárias para que o aluno transite na multi e interdisciplinaridade, requeridas pelo exercício da profissão, e o coloca em contato com as inovações tecnológicas que permitem o acesso às bibliotecas virtuais. Forma o egresso para atuar como gestor nas unidades de informação, de modo a atender às necessidades da instituição em que trabalha e aos interesses da sociedade em que vive.
O aluno ainda receberá capacitação por meio de aulas práticas em laboratórios de Tecnologia da Informação, estágios e atividades complementares em diversos tipos de bibliotecas, arquivos, centros de documentação e pesquisa, que o habilitará a atuar com a gestão de informações; processamento, catalogação e indexação de materiais; disseminação da informação; orientação à pesquisa bibliográfica; seleção e análise de conteúdos nos diversos formatos, do impresso ao digital; editoração de livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos; conservação de materiais impressos e obras de arte; preservação e curadoria de conteúdos digitais.
Perfil do Profissional
Capacidade de trabalhar em equipe, gosto pela leitura e pelo conhecimento, criatividade, competências de investigação-pesquisa, facilidade de raciocínio, comunicação e relacionamento interpessoal, adaptabilidade social (flexibilidade), capacidade gerencial e administrativa, organização, resiliência, domínio das tecnologias de informação, facilidade com o marketing pessoal, criticidade, capacidade de mediação e domínio de mais de um idioma.
Em que trabalha o Profissional
Em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras e livrarias, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. A necessidade das empresas de recorrer à internet tem aumentado a demanda de trabalho voltado à arquitetura da informação, requerendo desse profissional uma especialização na organização de conteúdo em espaços virtuais, na gestão de serviços de informação e na avaliação de conteúdos em bibliotecas digitais. Bibliotecas públicas e universitárias são as que mais têm buscado esse profissional, especialmente nas principais capitais, mas cresce a procura também no interior do Brasil.
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 00002 - Biblioteconomia
Habilitação: 1 - Biblioteconomia
Grade: 6 - GRADE 2023/1
Matriz Aplicada: 11905
PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (HORA AULA) | CARGA HORÁRIA (HORAS) |
---|---|---|---|---|
1 | 150070 | Antropologia Teológica | 40 | 33,33 |
1 | 156411 | Arquivo e Memória | 40 | 33,33 |
1 | EXT - 156387 | Gêneros Textuais de Biblioteconomia em Língua Inglesa | 40 | 33,33 |
1 | 156388 | História da Biblioteconomia e da Ciência da Informação | 80 | 66,67 |
1 | EXT - 156389 | História da Cultura e do Conhecimento | 80 | 66,67 |
1 | 150754 | Língua Portuguesa | 40 | 33,33 |
1 | EXT - 156386 | Normalização das Fontes de Informação | 80 | 66,67 |
2 | EXT - 156391 | Fontes de Informação | 80 | 66,67 |
2 | 156412 | Fundamentos de Documentação | 40 | 33,33 |
2 | EXT - 156393 | História do Livro, da Leitura e das Bibliotecas | 80 | 66,67 |
2 | EXT - 156392 | Humanidades Digitais | 80 | 66,67 |
2 | EXT - 156390 | Leitura dos Diferentes Gêneros Acadêmicos em Língua Inglesa | 40 | 33,33 |
2 | 151120 | Técnicas de Redação e Expressão | 40 | 33,33 |
2 | 156413 | Unidades de Informação e Sociedade | 40 | 33,33 |
3 | 151183 | Atividades Complementares I/Orientação | 10 | 8,33 |
3 | EXT - 156394 | Estatística em Biblioteconomia | 40 | 33,33 |
3 | 150467 | Formação e Desenvolvimento de Coleções | 80 | 66,67 |
3 | 150666 | Introdução à Lógica | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156395 | Linguagens Documentárias e Indexação | 80 | 66,67 |
3 | EXT - 156397 | Mediação Cultural | 80 | 66,67 |
3 | EXT - 156398 | Representação Descritiva | 80 | 66,67 |
4 | 151184 | Atividades Complementares II/Orientação | 10 | 8,33 |
4 | EXT - 156400 | Cultura Política e Cidadania | 40 | 33,33 |
4 | 150833 | Metodologia do Trabalho Científico | 80 | 66,67 |
4 | 156416 | Políticas de Catalogação | 80 | 66,67 |
4 | 156415 | Representação Temática e Taxonomias | 80 | 66,67 |
4 | EXT - 156399 | Sistemas e Recuperação da Informação | 80 | 66,67 |
4 | EXT - 156402 | Sociologia das Relações Étnico-Raciais | 40 | 33,33 |
5 | EXT - 156405 | Análise Documentária e Sistemas de Classificação | 80 | 66,67 |
5 | EXT - 156403 | Conservação e Preservação de Documentos | 80 | 66,67 |
5 | EXT - 156404 | Editoração | 80 | 66,67 |
5 | 156418 | Estudo de Usuários da Informação | 40 | 33,33 |
5 | 156417 | Gestão de Unidades de Informação | 80 | 66,67 |
5 | 156419 | Seminários de Pesquisa | 40 | 33,33 |
6 | EXT - 156407 | Arquitetura da Informação | 40 | 33,33 |
6 | 151185 | Estágio Curricular Supervisionado | 40 | 33,33 |
6 | EXT - 156409 | Inovação em Produtos e Serviços de Informação | 80 | 66,67 |
6 | EXT - 156410 | Linguagens Documentárias e Construção de Vocabulários | 80 | 66,67 |
6 | 156421 | Marketing e Empreendorismo em Biblioteconomia | 80 | 66,67 |
6 | 156420 | Repositórios e Preservação Digital | 40 | 33,33 |
6 | EXT - 156408 | Serviços de Referência | 80 | 66,67 |
6 | 151178 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | 33,33 |
Produção e Apresentação de TCC | 40 | 33,33 | ||
Atividades Complementares I | 96 | 80,00 | ||
Atividades Complementares II | 96 | 80,00 | ||
Estágio in loco | 360 | 300,00 | ||
Carga Horária Total do Curso | 3092 h/a | 2576 horas |
A disciplina de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais é ofertada como disciplina opcional, todos os semestres, para todos os alunos que desejarem se matricular, em dias e horários das aulas do curso, dentro do número de vagas.
Corpo Docente
Angélica Miyuki Farias
Graduada em Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1986), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Atualmente é professora de graduação e Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas para fins específicos, elaboração e avaliação de materiais didáticos, ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias, propostas didáticas pautadas pela perspectiva dialógica de linguagem.
Carmem Lúcia Batista
Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), em Letras (Português/Francês), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), mestrado em Ciência da Informação pela ECA/USP e doutorado em Ciência da Informação pela ECA/USP, com estágio na Sorbonne (Paris/França), área de concentração apropriação social da informação, com estudos em direito de acesso à informação. Foi diretora do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB-ECA/USP). É professora de graduação em Biblioteconomia, ministra as disciplinas Fontes de Informação II, Ação cultural em Bibliotecas, Conservação de documentos, Unidades de Informação. É professora das disciplinas Elaboração de projetos para Arquivos e Mediação e Difusão Cultural em Arquivos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia e de Mídias Sociais e Mediação do curso Mediação de Leitura Literária, ambos do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. É coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Arquivologia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. É executiva pública do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Fabio Moreira de Oliveira
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde é membro integrante do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB). Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e Letras pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2013, atua como docente nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Consultor técnico na FM treinamentos e palestras. No Instituto Colmeia a Serviço da Juventude e nas Faculdades Metropolitanas Unidades (FMU), ministrou disciplinas no campo da Comunicação. Atua nos seguintes temas: Comunicação, Mídia e racismo, Cibercultura, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Relações Étnico-Raciais.
Leomar Nascimento de Jesus
Maria Cecília Rizzi Lima
Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1978). Doutoranda no Programa Educação: História, Política, Sociedade na PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participante do Grupo de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil. Eleita Conselheira Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo. Especialista Gerência e Sistema de Informação. Profissional atuante em Unidades de Informação Jurídica e Gestão de Conhecimentos. Agraciada por duas vezes com o Prêmio "Laura Russo" em 2002 e 2018 pelo Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo e "Honra ao Mérito" pelos serviços prestados à Biblioteconomia de São Paulo, pela Câmara Municipal da cidade de São Paulo. Sócia- Diretora da empresa Indexar Consultoria e Assessoria Técnica Ltda, desenvolvendo inúmeros projetos de Organização, manutenção e automação, em acervos de Bibliotecas, Arquivos empresariais, públicos e privados. Foi durante 8 anos Instrutora do SENAC, ministrando cursos de Documentação Jurídica e Gestão de Conhecimentos para profissionais da Informação e cursos de curta duração em empresas públicas e privadas. Atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto no Centro Universitário Assunção - UNIFAI em São Paulo, no Curso de Biblioteconomia, ministrando as disciplinas: Introdução à Ciência da Informação, Arquivística; Documentação Especializada e SRI - Serviço de Referência e Informação. Docente no Curso de Pós-Graduação/Especialização em Arquivologia, no Centro Universitário Assunção - UNIFAI, nas disciplinas: Políticas e Legislação para Arquivos e Diplomática e Produção de Documentos.
Maria Cristina Palhares
Bacharela em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Especialista em Língua, Literatura e Semiótica pela Universidade São Judas Tadeu; Mestra e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi membra integrante do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB), de 2008 a 2015; Atua como docente no curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Assunção- UNIFAI, coordena e ministra aulas no curso de pós-graduação lato sensu Arquitetura da informação e Experiência do Usuário. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação e Fontes de Informação; atuando principalmente nos seguintes temas: Cibercultura; Recuperação da informação em bases de dados; Repositórios digitais; Automação de Unidades Informacionais; Normatização de fontes de informação nos padrões ABNT, Vancouver e APA; Biblioteconomia Social / Direitos humanos (biblioteca prisional, biblioteca comunitária, mediação da leitura com pessoas em vulnerabilidade social, entre outros); Coordenou o projeto de extensão Biblioteca Comunitária Prates, entre 2017 a 2019; e, atualmente, coordena o Projeto de Biblioteca Comunitária Núcleo de Convivência Inforedes Rodrigo Silva; É avaliadora Ad-hoc do INEP/MEC, dos cursos presenciais: Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, conforme o DOU de 05/02/2013, Seção I, p. 19, Portaria nº 32/2013, nomeação para o BASis, Banco de Avaliadores, presencial e Avaliação Externa Virtual in Loco, desde 23/08/2021; Foi membra da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais (CBBP), da Federação Brasileira de Associações Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, entre abr.2018 e out.2019; É conselheira suplente do CPMLLLB da cidade de São Paulo, conforme D.O. da Cidade De São Paulo, de 29/12/2021, gestão 2022/23; Desenvolve pesquisa independente nos âmbitos da cibercultura, direitos humanos e ambientais.
Regina dos Anjos Fazioli
Mestra em Tecnologia: Gestão e Desenvolvimento da Formação Tecnológica pelo Centro Paula Souza - CEETEPS, 2010. Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESP, 1977 e Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela FespSP, 2000. Professora convidada de Pós Graduação - Mídias Sociais - Curso Gestão da Informação Digital (GID) - Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP) Professora Assistente - Graduação em Biblioteconomia - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Professora Assistente - Pós Graduação - Perspectivas Tecnológicas - Curso de Gestão de Arquivos e Bibliotecas Escolares - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Professora Assistente - Pós Graduação - Mídias Sociais - Curso de Arquitetura da Informação - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Idealizadora e coordenadora da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo - www.bv.sp.gov.br (1997 - 2021) Coordenadora do Grupo Técnico incumbido de proceder à adequação e integração de informações disponibilizadas pela Administração Direta e Indireta do Estado - RedeCIAPP: Rede de Integração dos Centros de Informação da Administração Pública Paulista. Membro da Associação Brasileira de Profissionais de Informação (ABRAINFO). Integrou a Comissão de Avaliação e Seleção Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) 2014 e foi Jurada do Prêmio São Paulo de Literatura - Secretaria da Cultura do Governo SP, 2015. Proferiu Palestras nacionais e internacionais. Organizou Congressos Estaduais e Nacionais. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Conhecimento, Tecnologia Mobile, Mídias Sociais, Informação Pública, Gestão Pública e Formação do Cidadão.
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Sim. A Instituição é credenciada junto ao Governo Federal nos programas ProUni e FIES.
A Instituição possui uma Política de Descontos e Bolsa Filantrópica. Clique aqui conheça todas as modalidades de desconto
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193