Filosofia (Licenciatura)
Sobre o Curso
O Curso forma licenciados em Filosofia, uma disciplina que se desenvolve pela reflexão crítica e sistematizada da relação do homem com o universo. O curso oferece análise não apenas das correntes clássicas do pensamento ocidental, mas também dos pensadores que despontam em nossa contemporaneidade. Em um ambiente valorizado pela articulação entre as diferentes áreas do saber, estende suas especificidades como base ao desenvolvimento de outras ciências, tais como Teologia, Psicologia, História, Direito e demais campos que necessitem de uma visão mais ampla da realidade complexa em que vivemos. Apresenta os fundamentos da Ética, os princípios de uma economia justa e as condições necessárias para um agir político responsável. É um curso indicado aos interessados em dar aulas para o Ensino Médio e possivelmente também no ensino fundamental (encontra-se na Assembleia Legislativa de São Paulo Projeto de Lei para introduzir a disciplina também no fundamental dos colégios da rede pública); aos graduados em outras áreas que queiram complementar a formação e aos que desejam enriquecer o conhecimento e desenvolver espírito crítico e reflexivo.
Perfil do Profissional
Estudar Filosofia exige gosto pela leitura; bom raciocínio lógico, gosto pelas áreas de humanas, aguçado espírito crítico/questionador e vontade de decifrar o mundo e de articular novas propostas para mudanças de realidades sociais.
Em que trabalha o Profissional
Habilita-se a dar aulas em escolas de Ensino médio e a desenvolver e aplicar projetos educacionais em escolas e empresas; desenvolve pesquisas, presta consultoria para instituições científicas, artísticas e culturais e pode dedicar-se à carreira acadêmica como pesquisador em áreas de lógica, filosofia da ciência, ética, estética, filosofia da arte ou da política, entre outras. Embora seja uma carreira em ascensão graças à nova política de ensino, que institui a volta da disciplina no ensino médio, a atuação do profissional de Filosofia vai muito além do meio acadêmico. Em outros países é grande a procura do profissional para atuar em hospitais, no meio corporativo e em organizações do terceiro setor. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse profissional encontra campo de trabalho em organizações empresariais para conduzir processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de mão de obra. Também no Brasil devem surgir novas demandas para o trabalho do filósofo diante de um mercado globalizado e cada vez mais competitivo.
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 00004 - Filosofia
Habilitação: 1 - Licenciado em Filosofia
Grade: 16 - grade 2023/1
Matriz Aplicada: 11930
PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (HORA AULA) | CARGA HORÁRIA (HORAS) |
1 | EXT - 156478 | História da Filosofia Clássica | 40 | 33,33 |
1 | 151197 | História da Filosofia Platônica | 40 | 33,33 |
1 | 150667 | Introdução à Lógica | 80 | 66,67 |
1 | 151832 | Introdução ao Pensamento Histórico-Filosófico | 80 | 66,67 |
1 | 150686 | Introdução ao Pensamento Teológico | 40 | 33,33 |
1 | 150841 | Métodos e Técnicas de Pesquisa | 40 | 33,33 |
1 | 150879 | Oficina de Interpretação de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
1 | 151848 | Práticas Pedagógicas Orientadas e caracterização: atividade científico-cultural e caracterização do campo educacional do estágio escolar | 40 | 33,33 |
2 | 150334 | Diversidade Étnico Cultural | 40 | 33,33 |
2 | 150612 | História da Filosofia Helenística e Romana | 80 | 66,67 |
2 | 151201 | História da Filosofia Patrística | 80 | 66,67 |
2 | 150679 | Introdução ao Grego | 40 | 33,33 |
2 | 150820 | Memória, Pensamento e História | 40 | 33,33 |
2 | EXT - 156479 | Oficina de Didática: Trajetória Histórica e Formação do Professor | 40 | 33,33 |
2 | 151853 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40 | 33,33 |
2 | 151856 | Técnicas de Linguagem e Comunicação para docentes | 40 | 33,33 |
3 | 151828 | História da Filosofia Medieval Escolástica | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156480 | História da Filosofia Moderna: do Renascimento ao Empirismo | 80 | 66,67 |
3 | 151837 | Metafísica Aristotélica - Tomista | 80 | 66,67 |
3 | 151839 | Oficina de Didática: Reflexões da Docência | 40 | 33,33 |
3 | 151841 | Oficina de Produção de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
3 | 151843 | Práticas e Técnicas Assistivas à Inclusão | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156481 | Socilogia Clássica | 80 | 66,67 |
4 | 150456 | Filosofia Política Moderna | 40 | 33,33 |
4 | 151806 | Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos | 40 | 33,33 |
4 | 150617 | História da Filosofia Moderna: Idealismo Transcendental | 80 | 66,67 |
4 | 150779 | Lógica Simbólica | 80 | 66,67 |
4 | EXT - 156483 | Oficina de Entendimento e Elaboração do Processo Avaliativo | 40 | 33,33 |
4 | 150934 | Política Educacional e Organização da Educação Brasileira | 40 | 33,33 |
4 | EXT - 156482 | Sociologia Contemporânea | 80 | 66,67 |
5 | 151802 | Epistemologia Moderna (Teoria do Conhecimento) | 80 | 66,67 |
5 | 150445 | Filosofia das Ciências Naturais | 40 | 33,33 |
5 | 150455 | Filosofia Política Contemporânea | 40 | 33,33 |
5 | EXT - 156484 | História da Filosofia Contemporânea: da Dialética ao Perspectivismo | 80 | 66,67 |
5 | 151844 | Práticas Inclusivas para Surdos (LIBRAS) | 40 | 33,33 |
5 | 151849 | Práticas Pedagógicas Orientadas em Filosofia e História | 40 | 33,33 |
5 | 151027 | Psicologia Geral | 80 | 66,67 |
6 | 150046 | Ambiente e Sustentabilidade | 40 | 33,33 |
6 | EXT - 156485 | Epistemologia Contemporânea (Teoria do Conhecimento) | 80 | 66,67 |
6 | 150444 | Filosofia da Linguagem | 80 | 66,67 |
6 | EXT - 156486 | História da Filosofia Contemporânea: Fenomenologia e Existencialismo | 80 | 66,67 |
6 | 151196 | Introdução ao Latim | 80 | 66,67 |
6 | 151838 | Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia e História no Ensino Médio | 40 | 33,33 |
7 | 152745 | Antropologia Filosófica | 80 | 66,67 |
7 | 150333 | Discussão Sobre as Práticas Observadas no Ensino Fundamental e Médio | 40 | 33,33 |
7 | EXT - 156488 | Ética Contemporânea | 80 | 66,67 |
7 | EXT - 156487 | Filosofia das Religiões | 80 | 66,67 |
7 | 152743 | Leitura de Textos Originais em Grego | 40 | 33,33 |
7 | 150735 | Leitura de Textos Originais em Latim | 40 | 33,33 |
7 | 152748 | Práticas Pedagógicas Orientadas em Filosofia | 40 | 33,33 |
8 | 150098 | Atividades Complementares/Orientação | 10 | 8,33 |
8 | 151187 | Estágio Supervisionado | 40 | 33,33 |
8 | 152747 | Estética Contemporânea | 80 | 66,67 |
8 | EXT - 156489 | Filosofia da Educação | 80 | 66,67 |
8 | 156496 | Filosofia da Mente | 80 | 66,67 |
8 | 156495 | Filosofia e Decolonialismo | 80 | 66,67 |
8 | 150700 | Laboratório de Materiais e Recursos Tecnológicos | 80 | 66,67 |
8 | 151178 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | 33,33 |
Produção e Apresentação de TCC | 40 | 33,33 | ||
Atividades Complementares | 240 | 200,00 | ||
Estágio in loco | 480 | 400,00 | ||
Carga Horária Total do Curso | 4050 h/a | 3375 horas |
Corpo Docente
Rodrigo Pires Vilela da Silva
Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em História e Sagrada Escritura, Ciências patrísticas, Filosofia Medieval e Teologia da Vida Consagrada. Coordenador dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Assunção; Coordenador da Pastoral Universitária da PUC-SP (2016 - atual); Professor de Patrologia, Latim e Grego na Faculdade de Teologia da PUC-SP (2016-atual), também de Grego Clássico, Filosofia Patrística e Filosofia Medieval do Centro Universitário Assunção (2016-atual); professor no curso de Especialização em História e Pensamento Medieval (2017-atual) no Centro Universitário Assunção. Na PUC-SP, membro do CONSUN (Conselho Universitário da PUC-SP), do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC-SP); do CECOM (Conselho Comunitário da PUC-SP); e do Comitê de Ética da PUC-SP. Tradutor de textos patrísticos e medievais em latim, grego, copta e siríaco, com pesquisa nessa área. Doutor em História da Ciência pela PUC-SP (2020), Mestre em Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico de Roma (2015); Mestre em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade de São Paulo (2014); Bacharel em pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2002).
Alessandro Fuentes Venturini
Advogado atuante, Doutor (2010) e Mestre (2003) em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista (2006) em Direito Tributário pela COGEAE - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui graduação em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (1998), desempenhando atividade acadêmica como Professor (desde fev/2006) e Vice-Reitor do Centro Universitário Assunção - UNIFAI (desde nov/2020), ex-Coordenador do Curso de Direito do do Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2012/2020).
Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário Assunção lecionando no curso de Direito as disciplinas Direito Civil I e II, Direito Internacional Público I e II, Direito da Integração, Meios Extrajudiciais de Solução de Controvérsias, Direito Empresarial, Introdução ao Estudo do Direito. Nos cursos de Turismo, Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação a disciplina de Língua Inglesa Instrumental, no curso de Secretariado Executivo, Direito a disciplina de Metodologia Científica, no curso de Ciências Contábeis e Administração de Empresas a disciplina de Noções de Direito I e II,. Professora Supervisora da Câmara de Mediação e Conciliação do Núcleo de Práticas Jurídicas e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito do Centro Universitário Assunção. Professora da disciplina de Noções de Direito na Pós Graduação de Políticas Públicas do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos no Centro Universitário Assunção, Ouvidoria do Centro Universitário Assunção. Palestrante na área de gestão de conflitos.
Antonio Ruzza
Possui graduação em Filosofia pela USJT (2005) e pós-graduação em "Formação de docentes para o ensino superior" pelo Centro Universitário Assunção (2006). É Mestre em Filosofia, linha de pesquisa "Epistemologia da Política e do Direito", pela USJT (2007). É Doutor em Filosofia, linha de pesquisa "Questões temáticas da Filosofia das Ciências Humanas" pela PUC (2018). Possui também graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Politécnico de Torino (Itália). Publicou 4 livros na área de Filosofia: Rousseau e a moralidade republicana no Contrato Social (2010); Em nome das luzes: um desafio à religião (2012); A crítica de MacIntyre à Modernidade: Liberalismo, Individualismo e teorias da Justiça (2018); Dois Ensaios. Populismo. Antissemitismo (2021). Atualmente é professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção em “Pensamento Político Contemporâneo”, além de atuar na Graduação (Licenciatura e Bacharelado).
Domingos Zamagna
Domingos Zamagna - Doutor em Ciência da Religião (PUC-SP), Mestre em Ciências Bíblicas (PIB, Roma), especialista em Ética da Comunicação (Universidade de Fribourg - Suíça), Mestre em História (USP), Licenciado em Filosofia, Teologia e Comunicação (PUC-SP). Jornalista profissional (TV Globo, ALESP, ACSP). Integrante do colégio de tradutores da Bíblia de Jerusalém (Paulus) e da Suma de Teologia de Santo Tomás de Aquino (Loyola). Membro titular da Academia Cristã de Letras. Atualmente leciona Filosofia no Centro Universitário Assunção PUC-SP e na Faculdade de São Bento.
Ivanir Signorini
Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP - UNICLAR (1998), em Teologia pelo Instituto São Paulo de estudos superiores - ITESP (1999), em Direito pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) (2018), mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2002) e Doutorando em Filosofia pela mesma instituição. Atualmente é professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea", além de atuar nos cursos de Graduação da mesma instituição.
Kajali Lima Vitorio
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestra em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Federal de São Paulo. Unifesp - Baixada Santista (2019). Possui graduação em Serviço Social pela Unesp - Franca. Possui especialização em " Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais" pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua como assistente social no Tribunal de Justiça de São Paulo. Docente no Centro Universitário Assunção.
Karen Ambra
Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2005) em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Instituição onde a Graduação em Pedagogia foi concluída (no ano de 2001). No UNIFAI (Centro Universitário Assunção), é a atual Reitora (para o mandato 2020-2024), foi Vice-reitora (jan. 2013 - out. 2020) e Pró-reitora Comunitária (de 2010 a 2012). Atua, ainda, como Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Cultura (desde junho de 2012), sendo a Professora e Orientadora (dos Trabalhos de Conclusão de Curso) na referida Especialização. Outrossim, exerce a docência na Licenciatura em Pedagogia, História e Filosofia. Foi professora na Educação Básica, tanto na Educação Infantil como nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. É autora do livro Aprendendo a conviver: as regras na brincadeira de faz de conta (2012). Os seguintes temas são tanto objeto de interesse e pesquisa como de atuação: Psicologia da Educação; Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem Infantis; Educação Infantil; Metodologia de Pesquisa e o Brincar
Jean Rodrigues Siqueira
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie (2017) e Doutorando em Filosofia pela UFABC (desde 2020), Mestre em Filosofia pela PUC/SP (2005). É Bacharel em Filosofia pela USJT (2002) e Licenciado em História pela UNINOVE (2007). Atualmente é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção, e coordenador e professor nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição.
Laez Barbosa Fonseca
Leomar Nascimento de Jesus
Sidnei Ferreira de Vares
Doutor em Educação (2013) e Mestre em Educação (2008) pela FEA-USP. Pós-Doutorando pela UNICAMP. Graduado em História pela FAI (1999). No Centro Universitário Assunção é coordenador do curso de História, professor de cursos de Graduação e professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Pensamento Político Contemporâneo”. Professor da USJT e do UNISANTANNA. Possui diversos livros publicados, bem como dezenas de artigos em revistas especializadas.
Thiago Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/9987473970854660
Pós-doutorado (2020-2022) pela USP. Doutor e Mestre em Filosofia pela UNIFESP (2018 e 2012). Especialista em Filosofia Contemporânea e História pela UMESP (2010). Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2008). Coordenador do curso de Graduação em Pedagogia e professor de cursos de Graduação do Centro Universitário Assunção. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição.
Vanessa Beatriz Bortulucce
Doutora em História Social (2005), Mestra em História da Arte e da Cultura (2000), Graduada em História (1997) pela Universidade de Campinas. Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente no Centro Universitário Assunção, na Faculdade Casper Líbero e no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil. Historiadora da imagem, da arte e da cultura.
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Sim. A Instituição é credenciada junto ao Governo Federal nos programas ProUni e FIES.
A Instituição possui uma Política de Descontos e Bolsa Filantrópica. Clique aqui conheça todas as modalidades de desconto
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193