História (Licenciatura)
Sobre o Curso
A História é o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos, tais como economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente documentos, manuscritos, gravações, filmes, objetos, jornais, fotos, etc., buscando resgatar a memória e ampliar a compreensão dos acontecimentos.
Perfil do Profissional
Capacidade de reflexão e crítica na leitura e elaboração de textos acadêmicos, no exame de documentos, na preparação de planos de aula e em pesquisas necessárias ao exercício do magistério.
Em que trabalha o Profissional
Com licenciatura, o graduado em História está apto para dar aulas de História Geral e do Brasil para o ensino fundamental, médio e em pré-vestibulares, e aulas de Geografia para o ensino fundamental. O curso possibilita realizar pesquisas em institutos, universidades e em áreas do saber que necessitem do conhecimento histórico, produzir e avaliar material didático para o ensino presencial e a distância para editoras ou instituições de ensino. O campo é amplo também na assessoria/consultoria de cineastas e roteiristas de TV no levantamento de dados históricos para filmes de época e documentários, produção de vídeo e peças de teatro. O historiador é ainda um profissional de grande importância quando proporciona suporte cultural para profissionais de áreas afins, podendo atuar em arquivos públicos e privados, casas de cultura e museus.
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 00006 - HISTÓRIA
Habilitação: 1 - LICENCIADO(A) EM HISTÓRIA
Grade: 10 - GRADE 2023/1
Matriz Aplicada: 11901
PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (Hora Aula) | CARGA HORÁRIA (Hora relógio) |
1 | 151786 | Antiguidade - As origens do Homem: do paleolítico às primeiras civilizações | 40 | 33,33 |
1 | 151822 | História da África: Antiguidade, Impérios e Diásporas | 80 | 66,67 |
1 | 151831 | Introdução à História da Arte, da Imagem e do Patrimônio | 40 | 33,33 |
1 | EXT - 156374 | Introdução ao Pensamento Histórico-Filosófico | 80 | 66,67 |
1 | 150686 | Introdução ao Pensamento Teológico | 40 | 33,33 |
1 | 150841 | Métodos e Técnicas de Pesquisa | 40 | 33,33 |
1 | EXT - 156373 | Oficina de Interpretação de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
1 | 151848 | Práticas Pedagógicas Orientadas e Caracterização | 40 | 33,33 |
2 | EXT - 156375 | Diversidade Étnico Cultural | 40 | 33,33 |
2 | 151821 | História Antiga: a civilização greco-romana e as origens da cultura ocidental | 80 | 66,67 |
2 | 151823 | História da Ásia: do Oriente Médio às potências asiáticas | 40 | 33,33 |
2 | 150684 | Introdução ao Pensamento Econômico | 40 | 33,33 |
2 | EXT - 156377 | Laboratório de Ensino de História: Intersecções entre História, Cinema e Literatura | 40 | 33,33 |
2 | 150820 | Memória, Pensamento e História | 40 | 33,33 |
2 | 151840 | Oficina de Didática: Trajetória Histórica e Formação do Professor | 40 | 33,33 |
2 | 151853 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40 | 33,33 |
2 | EXT - 156376 | Técnicas de Linguagem e Comunicação para Docentes | 40 | 33,33 |
3 | 151783 | Alta Idade Média: das origens à consolidação do feudalismo | 80 | 66,67 |
3 | 152704 | Brasil Colonial: Mundo Atlântico, Economia e Sociedade | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156378 | Introdução aos Estudos Históricos e Geográficos | 80 | 66,67 |
3 | 151839 | Oficina de Didática: Reflexões da Docência | 40 | 33,33 |
3 | 151841 | Oficina de Produção de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
3 | 151843 | Práticas e Técnicas Assistivas à Inclusão | 40 | 33,33 |
3 | 151092 | Sociologia Clássica | 80 | 66,67 |
4 | 151789 | Baixa Idade Média: a crise do feudalismo e as origens da modernidade | 80 | 66,67 |
4 | EXT - 156380 | Brasil Colonial: o extrativismo aurífelo e a crises do colonialismo | 80 | 66,67 |
4 | 152706 | Cultura e Sociedade Ameríndia | 40 | 33,33 |
4 | EXT - 156379 | Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos | 40 | 33,33 |
4 | 151829 | História Moderna: A formação dos Estados absolutistas e da sociedade mercantil | 80 | 66,67 |
4 | 150876 | Oficina de Entendimento e Elaboração do Processo Avaliativo | 40 | 33,33 |
4 | 150934 | Política Educacional e Organização da Educação Brasileira | 40 | 33,33 |
5 | EXT - 156381 | América: sistema colonial e processos de independência | 80 | 66,67 |
5 | 151792 | Brasil Monárquico: Período Joanino e Primeiro Reinado | 40 | 33,33 |
5 | 151793 | Brasil Republicano: Ascensão e Queda do Liberalismo Oligárquico | 40 | 33,33 |
5 | EXT - 156382 | Contemporaneidade: liberalismo e sociedade burguesa | 80 | 66,67 |
5 | 151830 | História Moderna: As Revoluções Liberais e a Consolidação da Sociedade Capitalista | 80 | 66,67 |
5 | 151844 | Práticas Inclusivas para Surdos (LIBRAS) | 40 | 33,33 |
5 | 152733 | Práticas Pedagógicas Orientadas em História e Geografia | 40 | 33,33 |
6 | 150046 | Ambiente e Sustentabilidade | 40 | 33,33 |
6 | 151784 | América Contemporânea | 40 | 33,33 |
6 | 152708 | Brasil Monárquico: Das Regências ao Segundo Reinado | 40 | 33,33 |
6 | 151794 | Brasil Republicano: do liberalismo oligárquico à Nova República | 80 | 66,67 |
6 | EXT - 156383 | Contemporaneidade: da ascensão totalitária ao neoliberalismo | 80 | 66,67 |
6 | 151804 | Estudos Geográficos Avançados: Geopolítica e Relações internacionais | 80 | 66,67 |
6 | 156626 | Metodologia e Prática de Ensino de História e Geografia no Ensino Médio | 40 | 33,33 |
7 | EXT - 156384 | Antropologia Cultural: matrizes indígenas e afro-brasileiras | 80 | 66,67 |
7 | 150333 | Discussão Sobre as Práticas Observadas no Ensino Fundamental e Médio | 40 | 33,33 |
7 | 150550 | Gestão do Espaço Educacional | 40 | 33,33 |
7 | 152735 | História da Arte Brasileira | 80 | 66,67 |
7 | 152737 | Pensamento Social e Político Brasileiro | 80 | 66,67 |
7 | 152734 | Práticas Pedagógicas Orientadas de História no Ensino Fundamental - Anos Finais | 40 | 33,33 |
7 | 152736 | Teorias da História | 40 | 33,33 |
8 | 156551 | Atividades Complementares/Orientação | 10 | 8,33 |
8 | 152739 | Brasil Republicano: da Redemocratização à crise do republicanismo | 40 | 33,33 |
8 | 156552 | Estágio Supervisionado | 40 | 33,33 |
8 | 152740 | Estudos Históricos Avançados | 40 | 33,33 |
8 | 151203 | Filosofia da Educação | 80 | 66,67 |
8 | 152742 | História da África Moderna e Contemporânea | 40 | 33,33 |
8 | EXT - 156385 | Laboratório de materiais pedagógicos e recursos tecnológicos | 80 | 66,67 |
8 | 152741 | Práticas Pedagógicas Orientadas de Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais | 40 | 33,33 |
8 | 151094 | Sociologia Contemporânea | 80 | 66,67 |
8 | 156553 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | 33,33 |
Produção e Apresentação de TCC | 40 | 33,33 | ||
Atividades Complementares | 240 | 200,00 | ||
Carga Horária Total do Curso | 4050 h/a | 3375 horas |
Diversidade Étnico CulturalPráticas Pedagógicas Orientadas e CaracterizaçãoOficina de Interpretação de Textos AcadêmicosMétodos e Técnicas de PesquisaIntrodução ao Pensamento TeológicoIntrodução ao Pensamento Histórico-FilosóficoIntrodução à História da Arte, da Imagem e do PatrimônioHistória da África: Antiguidade, Impérios e DiásporasHistória da África: Antiguidade, Impérios e DiásporasAntiguidade - As origens do Homem: do paleolítico às primeiras civilizações
Corpo Docente
Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário Assunção lecionando no curso de Direito as disciplinas Direito Civil I e II, Direito Internacional Público I e II, Direito da Integração, Meios Extrajudiciais de Solução de Controvérsias, Direito Empresarial, Introdução ao Estudo do Direito. Nos cursos de Turismo, Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação a disciplina de Língua Inglesa Instrumental, no curso de Secretariado Executivo, Direito a disciplina de Metodologia Científica, no curso de Ciências Contábeis e Administração de Empresas a disciplina de Noções de Direito I e II,. Professora Supervisora da Câmara de Mediação e Conciliação do Núcleo de Práticas Jurídicas e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito do Centro Universitário Assunção. Professora da disciplina de Noções de Direito na Pós Graduação de Políticas Públicas do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos no Centro Universitário Assunção, Ouvidoria do Centro Universitário Assunção. Palestrante na área de gestão de conflitos.
Laez Barbosa Fonseca
Sidnei Ferreira de Vares
Doutor em Educação (2013) e Mestre em Educação (2008) pela FEA-USP. Pós-Doutorando pela UNICAMP. Graduado em História pela FAI (1999). No Centro Universitário Assunção é coordenador do curso de História, professor de cursos de Graduação e professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Pensamento Político Contemporâneo”. Professor da USJT e do UNISANTANNA. Possui diversos livros publicados, bem como dezenas de artigos em revistas especializadas.
Vanessa Beatriz Bortulucce
Doutora em História Social (2005), Mestra em História da Arte e da Cultura (2000), Graduada em História (1997) pela Universidade de Campinas. Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente no Centro Universitário Assunção, na Faculdade Casper Líbero e no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil. Historiadora da imagem, da arte e da cultura.
Antonio Ruzza
Possui graduação em Filosofia pela USJT (2005) e pós-graduação em "Formação de docentes para o ensino superior" pelo Centro Universitário Assunção (2006). É Mestre em Filosofia, linha de pesquisa "Epistemologia da Política e do Direito", pela USJT (2007). É Doutor em Filosofia, linha de pesquisa "Questões temáticas da Filosofia das Ciências Humanas" pela PUC (2018). Possui também graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Politécnico de Torino (Itália). Publicou 4 livros na área de Filosofia: Rousseau e a moralidade republicana no Contrato Social (2010); Em nome das luzes: um desafio à religião (2012); A crítica de MacIntyre à Modernidade: Liberalismo, Individualismo e teorias da Justiça (2018); Dois Ensaios. Populismo. Antissemitismo (2021). Atualmente é professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção em “Pensamento Político Contemporâneo”, além de atuar na Graduação (Licenciatura e Bacharelado).
Carlos Eduardo Riberi Lobo
Pós-Doutor em Ciências Sociais - Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Doutor em Ciências Sociais, Área de Concentração em Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é docente Titular 1 A do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Foi Professor Colaborador nas áreas de Geopolítica e Relações Internacionais na AFA-FAB e do CAES e da ESB da PMESP. Tem experiência nas áreas de Sociologia e História, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Internacionais, Sociologia, Geopolítica, Geografia Política, Corpos de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Militares, Segurança Pública, Forças Armadas, História da Aviação, Segurança e Conflitos Internacionais, História da Ásia, História do Sudeste Asiático, História de Cingapura, História do Brasil República, História da América, Ciência Política, Teoria Geral do Estado. A linha de pesquisa atual é na área de Relações Internacionais com destaque para: Forças Armadas, Geopolítica, História da América do Sul, História da Ásia, História da Força Aérea de Autodefesa do Japão, História de Cingapura.
Ivanir Signorini
Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP - UNICLAR (1998), em Teologia pelo Instituto São Paulo de estudos superiores - ITESP (1999), em Direito pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) (2018), mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2002) e Doutorando em Filosofia pela mesma instituição. Atualmente é professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea", além de atuar nos cursos de Graduação da mesma instituição.
Kajali Lima Vitorio
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestra em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Federal de São Paulo. Unifesp - Baixada Santista (2019). Possui graduação em Serviço Social pela Unesp - Franca. Possui especialização em " Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais" pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua como assistente social no Tribunal de Justiça de São Paulo. Docente no Centro Universitário Assunção.
Maria Cristina Soares Esteves
Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2009), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP (2001) e graduada em Pedagogia pela USJT. Especialista em Formação Humana (Escola de Formadores - CRB) pela Faculdade Vicentina/FAVI (2021). Especialista em Counseling (Formação Humana em Aconselhamento) pela Faculdade Vicentina/FAVI (2015). Especialista em Psicopedagogia, Didática do Ensino Superior, Administração Escolar pela USJT. Aperfeiçoamento em Counseling terapêutico pelo IATES (2009). É docente da graduação e pós-graduação no UNIFAI desde 2004.
Pablo Rodrigo de Godoy Pereira
Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC/SP, Mestre em Comunicação e especialista em Teorias e Práticas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Graduado em Jornalismo pelo UNIFATEA e Técnico em Sonoplastia/Radialista pelo SENAC. Professor de cursos de Graduação e Coordenador do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual no Centro Universitário Assunção. Professor de cursos de Graduação na Belas Artes. É produtor independente.
Thiago Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/9987473970854660
Pós-doutorado (2020-2022) pela USP. Doutor e Mestre em Filosofia pela UNIFESP (2018 e 2012). Especialista em Filosofia Contemporânea e História pela UMESP (2010). Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2008). Coordenador do curso de Graduação em Pedagogia e professor de cursos de Graduação do Centro Universitário Assunção. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição.
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Sim. A Instituição é credenciada junto ao Governo Federal nos programas ProUni e FIES.
A Instituição possui uma Política de Descontos e Bolsa Filantrópica. Clique aqui conheça todas as modalidades de desconto
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193