Pedagogia (Licenciatura)
Sobre o Curso
Esta Licenciatura está voltada para o exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (incluindo a Educação de Jovens e Adultos – EJA) e no Ensino Médio (Modalidade Normal). Também habilita para as atividades executadas nas área de serviços e apoio escolar e nas funções que necessitam de conhecimento pedagógico para implementar tarefas próprias da área da Educação.
Com relação à docência na Educação Básica, o profissional estará capacitado para ser mediador do processo de aprendizagem de seus alunos e da produção de conhecimento, compreendendo e preparando para os alunos as condições didáticas fundamentais à educação escolar de qualidade.
A Estrutura Curricular do Curso proporciona ao aluno entendimento dos princípios e métodos de ensino, que são primeiramente embasados em conhecimentos históricos, antropológicos, psicológicos, linguísticos, políticos, econômicos filosóficos, sociológicos e ecológicos, bem como as dimensões administrativas e pedagógicas da escola. Assim, ela pode planejar, avaliar e executar as atividades educativas.
O currículo traz embasamento humanista/crítico, estimulando o pensar e intervir na sociedade, provocando reflexões para um posicionamento contra as desigualdades sociais, entendendo o processo educativo como propulsor da garantia de oportunidades iguais a todos. Por meio da formação específica, o curso oferece subsídios ao educador para que possa fazer conexões da teoria com a prática e, assim, proporcionar uma atuação transformadora nos ambientes escolares e extraescolares.
Perfil do Profissional
Polivalente e multifuncional; capacidade para lidar com situações-problema; espírito crítico e respeito às manifestações e diversidades sociais e de opinião, gênero, crença e religião; envolvimento e responsabilidade; compromisso ético para a construção de uma sociedade igualitária, seja nos espaços escolares, seja fora dele.
Em que trabalha o Profissional
Como docente...
desenvolve atividades na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e nas disciplinas pedagógicas do Curso Normal.
Ainda no ambiente escolar...
pode atuar na coordenação e gestão pedagógica, supervisão escolar e como assistente educacional em órgãos públicos. Também estará capacitado para a elaboração de projetos educacionais de aplicação geral ou específica.
Pode atuar como pedagogo hospitalar...
e empresarial, desenvolver treinamento e seleção em RH, prestar assessoria e consultoria educacional em instituições, atuar na elaboração e análise de materiais didáticos, brinquedos e outros, trabalhar em equipes multidisciplinares (sociais, mídia, etc.).
Matriz Curricular
Estrutura Curricular
Curso: 00007 - Pedagogia
Habilitação: 1 - Licenciado em Pedagogia
Grade: 22 - grade 2023/1
Matriz Aplicada: 11906
PERÍODO DA DISCIPLINA | CÓDIGO DA DISCIPLINA | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (Hora Aula) | CARGA HORÁRIA (Hora relógio) |
1 | EXT - 156360 | Filosofia da Educação | 80 | 66,67 |
1 | 151825 | História da Educação: da pré-história à Idade Média | 80 | 66,67 |
1 | 150686 | Introdução ao Pensamento Teológico | 40 | 33,33 |
1 | 150841 | Métodos e Técnicas de Pesquisa | 40 | 33,33 |
1 | 150879 | Oficina de Interpretação de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
1 | 152677 | Práticas Pedagógicas Orientadas: Atividade-científico cultural e caracterização do campo educacional | 40 | 33,33 |
1 | 151854 | Sociologia da Educação | 80 | 66,67 |
2 | 150334 | Diversidade Étnico Cultural | 40 | 33,33 |
2 | 151805 | Ética Aplicada à Prática Docente | 40 | 33,33 |
2 | 151824 | História da Educação: da modernidade à contemporaneidade | 80 | 66,67 |
2 | 150685 | Introdução ao Pensamento Filosófico | 40 | 33,33 |
2 | 151835 | Legislação da Educação Brasileira e as medidas socioeducativas | 40 | 33,33 |
2 | EXT - 156361 | Oficina de Didática: trajetória histórica e formação do professor | 40 | 33,33 |
2 | 151847 | Práticas Pedagógicas Orientadas Educação Infantil e Ensino Fundamental | 40 | 33,33 |
2 | 151853 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40 | 33,33 |
2 | 151856 | Técnicas de Linguagem e Comunicação para docentes | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156362 | Alfabetização e Letramento: concepção e perspectivas atuais | 40 | 33,33 |
3 | 150109 | Avaliação Educacional | 40 | 33,33 |
3 | 151797 | Conteúdos e Práticas na Educação de Jovens e Adultos | 40 | 33,33 |
3 | 151800 | Currículos e Programas: das teorias tradicionais às teorias críticas | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156363 | Fundamentos, Métodos e Práticas na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
3 | EXT - 156364 | Mediação e Resolução de Conflitos no Ambiente Esciolar | 40 | 33,33 |
3 | 151839 | Oficina de Didática: Reflexões da Docência | 40 | 33,33 |
3 | 151841 | Oficina de Produção de Textos Acadêmicos | 40 | 33,33 |
3 | 151843 | Práticas e Técnicas Assistivas à Inclusão | 40 | 33,33 |
3 | 152780 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem: aspectos pedagógicos | 40 | 33,33 |
4 | EXT - 156365 | Alfabetização e Letramento: práticas pedagógicas e jogos de linguagem | 40 | 33,33 |
4 | 151788 | Atuação da Pedagogia em espaços não-escolares | 40 | 33,33 |
4 | 151801 | Currículos e Programas: teorias do pós-estruturalismo às pós- modernas | 40 | 33,33 |
4 | 151803 | Estudos e Desenvolvimento Socioemocional | 40 | 33,33 |
4 | 151806 | Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos | 40 | 33,33 |
4 | EXT - 156366 | Fundamentos e Métodos na Educação Infantil: práticas pedagógicas e perspectivas atuais | 40 | 33,33 |
4 | 151836 | Linguagem e Tecnologia aplicada à educação | 40 | 33,33 |
4 | 150876 | Oficina de Entendimento e Elaboração do Processo Avaliativo | 40 | 33,33 |
4 | 150934 | Política Educacional e Organização da Educação Brasileira | 40 | 33,33 |
4 | 151845 | Práticas para Educação Orientada: Gestão, Supervisão e Coordenação Pedagógica | 40 | 33,33 |
5 | 151798 | Coordenação do Trabalho Pedagógico | 40 | 33,33 |
5 | 151809 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Matemática na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
5 | 151811 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Arte | 40 | 33,33 |
5 | 151812 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
5 | 151814 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de História e Geografia na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
5 | EXT - 156367 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa na Educação Infantil | 40 | 33,33 |
5 | 151820 | Gestão Escolar: práticas pedagógicas e formação de professores | 80 | 66,67 |
5 | EXT - 156368 | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 40 | 33,33 |
5 | 151851 | Projeto de Intervenção Preventivo no Ambiente Escolar | 40 | 33,33 |
6 | 150046 | Ambiente e Sustentabilidade | 40 | 33,33 |
6 | 151807 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Geografia no Ensino Fundamental | 40 | 33,33 |
6 | 151808 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da História no Ensino Fundamental | 40 | 33,33 |
6 | EXT - 156369 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Matemática no Ensino Fundamental | 80 | 66,67 |
6 | 151813 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências no Ensino Fundamental | 40 | 33,33 |
6 | 151816 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental | 40 | 33,33 |
6 | 151817 | Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Movimento Corporal | 40 | 33,33 |
6 | 151850 | Projeto de Intervenção Curativa no Ambiente Escolar | 40 | 33,33 |
6 | 151855 | Supervisão do Trabalho Pedagógico | 40 | 33,33 |
7 | 152644 | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | 40 | 33,33 |
7 | 152782 | Ensino Híbrido e Metodologias Ativas | 40 | 33,33 |
7 | 152642 | Laboratório de Confecção de Materiais Pedagógicos na Educação de Jovens e Adultos | 40 | 33,33 |
7 | EXT - 156370 | Literatura Infantil e as práticas de leitura na escola | 80 | 66,67 |
7 | 150856 | Neurociência Aplicada à Educação | 40 | 33,33 |
7 | 152784 | Pensamento Pedagógico Brasileiro | 80 | 66,67 |
7 | 152661 | Projeto de Pesquisa e Organização do Trabalho Acadêmico | 40 | 33,33 |
7 | 152640 | Psicomotricidade | 40 | 33,33 |
8 | 151194 | Atividades Complementares/Orientação | 10 | 8,33 |
8 | 151185 | Estágio Curricular Supervisionado | 40 | 33,33 |
8 | 152670 | Gerontologia Aplicada à Educação | 40 | 33,33 |
8 | EXT - 156371 | Laboratório de materiais pedagógicos e recursos tecnológicos | 80 | 66,67 |
8 | 150880 | Oficina de Musicalização | 40 | 33,33 |
8 | 152667 | Práticas de Gestão Escolar: Projeto político-pedagógico | 80 | 66,67 |
8 | EXT - 156372 | Projeto de Intervençao nas Dificuldades de Aprendizagem | 80 | 66,67 |
8 | 152671 | Projetos Interdisciplinares e Transdisciplinares | 40 | 33,33 |
8 | 152669 | Resolução de problemas e o letramento matemático | 40 | 33,33 |
8 | 151178 | Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação | 40 | 33,33 |
Produção e Apresentação de TCC | 40 | 33,33 | ||
Atividades Complementares | 240 | 200,00 | ||
Estágio in loco | 480 | 400,00 | ||
Proj de Atend Ped e Psicoped para Crianças com Dif de Aprend | 168 | 140,00 | ||
Carga Horária Total do Curso | 4218 h/a | 3515 horas |
Corpo Docente
Alessandro Fuentes Venturini
Advogado atuante, Doutor (2010) e Mestre (2003) em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista (2006) em Direito Tributário pela COGEAE - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui graduação em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (1998), desempenhando atividade acadêmica como Professor (desde fev/2006) e Vice-Reitor do Centro Universitário Assunção - UNIFAI (desde nov/2020), ex-Coordenador do Curso de Direito do do Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2012/2020).
Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário Assunção lecionando no curso de Direito as disciplinas Direito Civil I e II, Direito Internacional Público I e II, Direito da Integração, Meios Extrajudiciais de Solução de Controvérsias, Direito Empresarial, Introdução ao Estudo do Direito. Nos cursos de Turismo, Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação a disciplina de Língua Inglesa Instrumental, no curso de Secretariado Executivo, Direito a disciplina de Metodologia Científica, no curso de Ciências Contábeis e Administração de Empresas a disciplina de Noções de Direito I e II,. Professora Supervisora da Câmara de Mediação e Conciliação do Núcleo de Práticas Jurídicas e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito do Centro Universitário Assunção. Professora da disciplina de Noções de Direito na Pós Graduação de Políticas Públicas do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos no Centro Universitário Assunção, Ouvidoria do Centro Universitário Assunção. Palestrante na área de gestão de conflitos.
Angélica Miyuki Farias
Graduada em Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1986), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Atualmente é professora de graduação e Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas para fins específicos, elaboração e avaliação de materiais didáticos, ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias, propostas didáticas pautadas pela perspectiva dialógica de linguagem.
Ivanir Signorini
Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP - UNICLAR (1998), em Teologia pelo Instituto São Paulo de estudos superiores - ITESP (1999), em Direito pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) (2018), mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2002) e Doutorando em Filosofia pela mesma instituição. Atualmente é professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea", além de atuar nos cursos de Graduação da mesma instituição.
Karen Ambra
Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2005) em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Instituição onde a Graduação em Pedagogia foi concluída (no ano de 2001). No UNIFAI (Centro Universitário Assunção), é a atual Reitora (para o mandato 2020-2024), foi Vice-reitora (jan. 2013 - out. 2020) e Pró-reitora Comunitária (de 2010 a 2012). Atua, ainda, como Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Cultura (desde junho de 2012), sendo a Professora e Orientadora (dos Trabalhos de Conclusão de Curso) na referida Especialização. Outrossim, exerce a docência na Licenciatura em Pedagogia, História e Filosofia. Foi professora na Educação Básica, tanto na Educação Infantil como nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. É autora do livro Aprendendo a conviver: as regras na brincadeira de faz de conta (2012). Os seguintes temas são tanto objeto de interesse e pesquisa como de atuação: Psicologia da Educação; Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem Infantis; Educação Infantil; Metodologia de Pesquisa e o Brincar
Laez Barbosa Fonseca
Pablo Rodrigo de Godoy Pereira
Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC/SP, Mestre em Comunicação e especialista em Teorias e Práticas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Graduado em Jornalismo pelo UNIFATEA e Técnico em Sonoplastia/Radialista pelo SENAC. Professor de cursos de Graduação e Coordenador do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual no Centro Universitário Assunção. Professor de cursos de Graduação na Belas Artes. É produtor independente.
Sidnei Ferreira de Vares
Doutor em Educação (2013) e Mestre em Educação (2008) pela FEA-USP. Pós-Doutorando pela UNICAMP. Graduado em História pela FAI (1999). No Centro Universitário Assunção é coordenador do curso de História, professor de cursos de Graduação e professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Pensamento Político Contemporâneo”. Professor da USJT e do UNISANTANNA. Possui diversos livros publicados, bem como dezenas de artigos em revistas especializadas.
Thiago Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/9987473970854660
Pós-doutorado (2020-2022) pela USP. Doutor e Mestre em Filosofia pela UNIFESP (2018 e 2012). Especialista em Filosofia Contemporânea e História pela UMESP (2010). Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2008). Coordenador do curso de Graduação em Pedagogia e professor de cursos de Graduação do Centro Universitário Assunção. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição.
Valéria Batista
Pró-Reitora de Pós-graduação do Centro Universitário Assunção. Coordenadora e professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Assunção. Professora do Curso de Pedagogia (UNIP). Doutora em Educação: Psicologia da Educação (2015) pela PUC/SP. Mestre em Educação (2008), Pós-graduada em Gestão e Organização Escolar (2004) e graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena (2001) pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID. Possui experiência na área da Educação Básica e ensino superior por quase 20 anos atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Alfabetização, aprendizagem da leitura e da escrita, escolarização inicial, Psicologia Cognitiva da Leitura e Prática de ensino e políticas públicas.
Vania Ramos
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Grande ABC (1981), Mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pós-graduação em Psicomotricidade (1998), Psicopedagogia (1997) e Gestão e Implantação em EaD (2020). Atualmente é Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e Gerontologia Social do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Professora titular nos cursos de Pedagogia e Serviço Social da mesma instituição, professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e dos cursos de Pos-graduacao da UNIP e UniPaulistana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Psicomotora, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, arte e movimento corporal, aprendizagem, gerontopsicomotricidade, envelhecimento e educação.
Ficou com dúvidas?
Os portadores de diploma de graduação são dispensados de Processo Seletivo.
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para levantamento do ocorrido.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
Você precisa entrar em contato com a Secretaria, para solicitar a remissão do seu boleto.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia, compareça pessoalmente à Central de Atendimento ao Aluno e solicite a mudança de curso.
No ato da matrícula, o candidato deve entregar uma declaração atualizada da escola informando que concluiu o Ensino Médio e que seu histórico escolar está em fase de confecção. O mesmo também deve conter o prazo no qual o documento ficará pronto.
No período de atendimentos e atividades remotas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, envie e-mail à centraldeatendimento@unifai.edu.br para obter informações exatas dos procedimentos necessários referentes a esta demanda.
Em período fora da Pandemia você deve entrar com um requerimento de Análise Curricular, na Central de Atendimento ao Aluno. Para a análise, é necessário apresentar o histórico escolar da instituição de origem, bem como o conteúdo programático das disciplinas já cursadas. A partir dessa documentação, o coordenador de curso fará uma avaliação das dispensas de disciplina e procurará as melhores condições de entrada para cada situação. As dúvidas também podem ser tiradas com os coordenadores de curso, em um atendimento prévio, mesmo antes da solicitação do requerimento.
A semestralidade é o valor total de parcelas que devem ser pagas dentro do semestre letivo. O número de parcelas para o pagamento da semestralidade está atrelado à data de matrícula/rematrícula, conforme previsto em contrato. Por exemplo: quando há a isenção da matrícula, que é a primeira mensalidade, o saldo a pagar será dividido entre 3 e 6 parcelas e isso dependerá da data de efetivação da matrícula. Se houver algum desconto a ser aplicado (descontos de parcerias) o procedimento acima será o mesmo, após aplicar o desconto. Se a parcela não for quitada na data de vencimento (5º dia útil) o aluno perderá os descontos previstos em contrato.
Sim. A Instituição é credenciada junto ao Governo Federal nos programas ProUni e FIES.
A Instituição possui uma Política de Descontos e Bolsa Filantrópica. Clique aqui conheça todas as modalidades de desconto
Você poderá entrar com um requerimento de Retorno aos Estudos junto à central de Atendimento. A secretaria geral e a coordenação do curso farão a análise da melhor possibilidade de retorno.
Contato: centraldeatendimento@unifai.edu.br, telefone: (11) 5087-0199, Ramais, 153, 157 ou 193