Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Pedagogia (Licenciatura)

Sobre o Curso

Esta Licenciatura está voltada para o exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (incluindo a Educação de Jovens e Adultos – EJA) e no Ensino Médio (Modalidade Normal). Também habilita para as atividades executadas nas  área de serviços e apoio escolar e nas funções que necessitam de conhecimento pedagógico para implementar tarefas próprias da área da Educação.

Com relação à docência na Educação Básica, o profissional estará capacitado para ser mediador do processo de aprendizagem de seus alunos e da produção de conhecimento, compreendendo e preparando para os alunos as condições didáticas fundamentais à educação escolar de qualidade.

A Estrutura Curricular do Curso proporciona ao aluno entendimento dos princípios e métodos de ensino, que são primeiramente embasados em conhecimentos históricos, antropológicos, psicológicos, linguísticos, políticos, econômicos filosóficos, sociológicos e ecológicos, bem como as dimensões administrativas e pedagógicas da escola. Assim, ela pode planejar, avaliar e executar as atividades educativas.

O currículo traz embasamento humanista/crítico, estimulando o pensar e intervir na sociedade, provocando reflexões para um posicionamento contra as desigualdades sociais, entendendo o processo educativo como propulsor da garantia de oportunidades iguais a todos. Por meio da formação específica, o curso oferece subsídios ao educador para que possa fazer conexões da teoria com a prática e, assim, proporcionar uma atuação transformadora nos ambientes escolares e extraescolares.

 

Perfil do Profissional

Polivalente e multifuncional; capacidade para lidar com situações-problema; espírito crítico e respeito às manifestações e diversidades sociais e de opinião, gênero, crença e religião; envolvimento e responsabilidade; compromisso ético para a construção de uma sociedade igualitária, seja nos espaços escolares, seja fora dele.

Em que trabalha o Profissional

Como docente...

desenvolve atividades na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e nas disciplinas pedagógicas do Curso Normal.

 

Ainda no ambiente escolar...

pode atuar na coordenação e gestão pedagógica, supervisão escolar e como assistente educacional em órgãos públicos. Também estará capacitado para a elaboração de projetos educacionais de aplicação geral ou específica.

 

Pode atuar como pedagogo hospitalar...

e empresarial, desenvolver treinamento e seleção em RH, prestar assessoria e consultoria educacional em instituições, atuar na elaboração e análise de materiais didáticos, brinquedos e outros, trabalhar em equipes multidisciplinares (sociais, mídia, etc.).

 

DEPOIMENTOS

Matriz Curricular

Estrutura Curricular


Curso: 00007 - Pedagogia

Habilitação: 1 - Licenciado em Pedagogia

Grade: 22 - grade 2023/1

Matriz Aplicada: 11906

 

PERÍODO DA DISCIPLINA CÓDIGO DA DISCIPLINA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (Hora Aula) CARGA HORÁRIA (Hora relógio)
1 EXT - 156360 Filosofia da Educação 80 66,67
1 151825 História da Educação: da pré-história à Idade Média 80 66,67
1 150686 Introdução ao Pensamento Teológico 40 33,33
1 150841 Métodos e Técnicas de Pesquisa 40 33,33
1 150879 Oficina de Interpretação de Textos Acadêmicos 40 33,33
1 152677 Práticas Pedagógicas Orientadas: Atividade-científico cultural e caracterização do campo educacional 40 33,33
1 151854 Sociologia da Educação 80 66,67
2 150334 Diversidade Étnico Cultural 40 33,33
2 151805 Ética Aplicada à Prática Docente 40 33,33
2 151824 História da Educação: da modernidade à contemporaneidade 80 66,67
2 150685 Introdução ao Pensamento Filosófico 40 33,33
2 151835 Legislação da Educação Brasileira e as medidas socioeducativas 40 33,33
2 EXT - 156361 Oficina de Didática: trajetória histórica e formação do professor 40 33,33
2 151847 Práticas Pedagógicas Orientadas Educação Infantil e Ensino Fundamental 40 33,33
2 151853 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 40 33,33
2 151856 Técnicas de Linguagem e Comunicação para docentes 40 33,33
3 EXT - 156362 Alfabetização e Letramento: concepção e perspectivas atuais 40 33,33
3 150109 Avaliação Educacional 40 33,33
3 151797 Conteúdos e Práticas na Educação de Jovens e Adultos 40 33,33
3 151800 Currículos e Programas: das teorias tradicionais às teorias críticas 40 33,33
3 EXT - 156363 Fundamentos, Métodos e Práticas na Educação Infantil 40 33,33
3 EXT - 156364 Mediação e Resolução de Conflitos no Ambiente Esciolar 40 33,33
3 151839 Oficina de Didática: Reflexões da Docência 40 33,33
3 151841 Oficina de Produção de Textos Acadêmicos 40 33,33
3 151843 Práticas e Técnicas Assistivas à Inclusão 40 33,33
3 152780 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem: aspectos pedagógicos 40 33,33
4 EXT - 156365 Alfabetização e Letramento: práticas pedagógicas e jogos de linguagem 40 33,33
4 151788 Atuação da Pedagogia em espaços não-escolares 40 33,33
4 151801 Currículos e Programas: teorias do pós-estruturalismo às pós- modernas 40 33,33
4 151803 Estudos e Desenvolvimento Socioemocional 40 33,33
4 151806 Fundamentos da Ética Natural e Direitos Humanos 40 33,33
4 EXT - 156366 Fundamentos e Métodos na Educação Infantil: práticas pedagógicas e perspectivas atuais 40 33,33
4 151836 Linguagem e Tecnologia aplicada à educação 40 33,33
4 150876 Oficina de Entendimento e Elaboração do Processo Avaliativo 40 33,33
4 150934 Política Educacional e Organização da Educação Brasileira 40 33,33
4 151845 Práticas para Educação Orientada: Gestão, Supervisão e Coordenação Pedagógica 40 33,33
5 151798 Coordenação do Trabalho Pedagógico 40 33,33
5 151809 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Matemática na Educação Infantil 40 33,33
5 151811 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Arte 40 33,33
5 151812 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências na Educação Infantil 40 33,33
5 151814 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de História e Geografia na Educação Infantil 40 33,33
5 EXT - 156367 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa na Educação Infantil 40 33,33
5 151820 Gestão Escolar: práticas pedagógicas e formação de professores 80 66,67
5 EXT - 156368 Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 40 33,33
5 151851 Projeto de Intervenção Preventivo no Ambiente Escolar 40 33,33
6 150046 Ambiente e Sustentabilidade 40 33,33
6 151807 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Geografia no Ensino Fundamental 40 33,33
6 151808 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da História no Ensino Fundamental 40 33,33
6 EXT - 156369 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas da Matemática no Ensino Fundamental 80 66,67
6 151813 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Ciências no Ensino Fundamental 40 33,33
6 151816 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental 40 33,33
6 151817 Fundamentos e Práticas Pedagógicas Orientadas de Movimento Corporal 40 33,33
6 151850 Projeto de Intervenção Curativa no Ambiente Escolar 40 33,33
6 151855 Supervisão do Trabalho Pedagógico 40 33,33
7 152644 Atendimento Educacional Especializado (AEE) 40 33,33
7 152782 Ensino Híbrido e Metodologias Ativas 40 33,33
7 152642 Laboratório de Confecção de Materiais Pedagógicos na Educação de Jovens e Adultos 40 33,33
7 EXT - 156370 Literatura Infantil e as práticas de leitura na escola 80 66,67
7 150856 Neurociência Aplicada à Educação 40 33,33
7 152784 Pensamento Pedagógico Brasileiro 80 66,67
7 152661 Projeto de Pesquisa e Organização do Trabalho Acadêmico 40 33,33
7 152640 Psicomotricidade 40 33,33
8 151194 Atividades Complementares/Orientação 10 8,33
8 151185 Estágio Curricular Supervisionado 40 33,33
8 152670 Gerontologia Aplicada à Educação 40 33,33
8 EXT - 156371 Laboratório de materiais pedagógicos e recursos tecnológicos 80 66,67
8 150880 Oficina de Musicalização 40 33,33
8 152667 Práticas de Gestão Escolar: Projeto político-pedagógico 80 66,67
8 EXT - 156372 Projeto de Intervençao nas Dificuldades de Aprendizagem 80 66,67
8 152671 Projetos Interdisciplinares e Transdisciplinares 40 33,33
8 152669 Resolução de problemas e o letramento matemático 40 33,33
8 151178 Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação 40 33,33
    Produção e Apresentação de TCC 40 33,33
    Atividades Complementares 240 200,00
    Estágio in loco 480 400,00
    Proj de Atend Ped e Psicoped para Crianças com Dif de Aprend 168 140,00
    Carga Horária Total do Curso 4218 h/a 3515 horas
 

Corpo Docente

Doutor(a)
Integral
12 anos e 2 meses
Foto do Prof. Alessandro Fuentes Venturini

Alessandro Fuentes Venturini

Acesse o Lattes

Advogado atuante, Doutor (2010) e Mestre (2003) em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista (2006) em Direito Tributário pela COGEAE - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui graduação em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (1998), desempenhando atividade acadêmica como Professor (desde fev/2006) e Vice-Reitor do Centro Universitário Assunção - UNIFAI (desde nov/2020), ex-Coordenador do Curso de Direito do do Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2012/2020).

Mestre(a)
12 anos e 2 meses
Parcial
Noções de Direito
Foto da Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho

Ana Carla de Oliveira Mello Costa Pinho

Acesse o Lattes

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário Assunção lecionando no curso de Direito as disciplinas Direito Civil I e II, Direito Internacional Público I e II, Direito da Integração, Meios Extrajudiciais de Solução de Controvérsias, Direito Empresarial, Introdução ao Estudo do Direito. Nos cursos de Turismo, Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação a disciplina de Língua Inglesa Instrumental, no curso de Secretariado Executivo, Direito a disciplina de Metodologia Científica, no curso de Ciências Contábeis e Administração de Empresas a disciplina de Noções de Direito I e II,. Professora Supervisora da Câmara de Mediação e Conciliação do Núcleo de Práticas Jurídicas e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito do Centro Universitário Assunção. Professora da disciplina de Noções de Direito na Pós Graduação de Políticas Públicas do Centro Universitário Assunção - UNIFAI. Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar e Empresarial em Direitos Humanos no Centro Universitário Assunção, Ouvidoria do Centro Universitário Assunção. Palestrante na área de gestão de conflitos.

Doutor(a)
18 anos e 1 mês
Horista
Angélica Miyuki Farias

Angélica Miyuki Farias

Acesse o Lattes

Graduada  em Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1986), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Atualmente é professora de graduação e Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional do Centro Universitário Assunção – UNIFAI. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas para fins específicos, elaboração e avaliação de materiais didáticos, ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias, propostas didáticas pautadas pela perspectiva dialógica de linguagem.

Doutor(a)
12 anos e 2 meses
Horista
Mestre(a)
37 anos e 7 meses
Horista
Mestre(a)
13 anos
Integral
Ivanir Signorini

Ivanir Signorini

Acesse o Lattes

Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP - UNICLAR (1998), em Teologia pelo Instituto São Paulo de estudos superiores - ITESP (1999), em Direito pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) (2018), mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2002) e Doutorando em Filosofia pela mesma instituição. Atualmente é professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) em "Filosofia Contemporânea", além de atuar nos cursos de Graduação da mesma instituição. 

Mestre(a)
Doutor(a)
Desde 2006
Karen Ambra

Karen Ambra

Acesse o Lattes

Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2005) em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Instituição onde a Graduação em Pedagogia foi concluída (no ano de 2001). No UNIFAI (Centro Universitário Assunção), é a atual Reitora (para o mandato 2020-2024), foi Vice-reitora (jan. 2013 - out. 2020) e Pró-reitora Comunitária (de 2010 a 2012). Atua, ainda, como Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Cultura (desde junho de 2012), sendo a Professora e Orientadora (dos Trabalhos de Conclusão de Curso) na referida Especialização. Outrossim, exerce a docência na Licenciatura em Pedagogia, História e Filosofia. Foi professora na Educação Básica, tanto na Educação Infantil como nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. É autora do livro Aprendendo a conviver: as regras na brincadeira de faz de conta (2012). Os seguintes temas são tanto objeto de interesse e pesquisa como de atuação: Psicologia da Educação; Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem Infantis; Educação Infantil; Metodologia de Pesquisa e o Brincar

Mestre(a)
27 anos e 1 mês
Horista
Laez Barbosa Fonseca

Laez Barbosa Fonseca

Acesse o Lattes

Laez Barbosa Fonseca, especialista em psicopedagogia UNIFAI (2008), mestre em Filosofia e Educação pela PUC-SP (2011). É coordenador e assessor pedagógico corporativo em educação, e professor na graduação e pós graduação do Centro Universitário Assunção -UNIFAI.
Mestre(a)
Desde 2018
Leomar Nascimento de Jesus

Leomar Nascimento de Jesus

Acesse o Lattes

Leomar Nascimento de Jesus é presbítero católico, mestre em Teologia pela PUC-SP (2012), especialista em Comunicação pelo SEPAC, 2016 (Serviço à Pastoral da Comunicação); doutorando em Ciência da Religião, também pela PUC-SP. É coordenador do curso de Pós-graduação Religião e Diversidade Cultural, professor na graduação e coordenador da Pastoral Universitária no UNIFAI.
Doutor(a)
13 anos e 8 meses
Horista
Maria Cristina Soares Esteves

Maria Cristina Soares Esteves

Acesse o Lattes

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2009), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP (2001) e graduada em Pedagogia pela USJT. Especialista em Formação Humana (Escola de Formadores - CRB) pela Faculdade Vicentina/FAVI (2021). Especialista em Counseling (Formação Humana em Aconselhamento) pela Faculdade Vicentina/FAVI (2015). Especialista em Psicopedagogia, Didática do Ensino Superior, Administração Escolar pela USJT. Aperfeiçoamento em Counseling terapêutico pelo IATES (2009). É docente da graduação e pós-graduação no UNIFAI desde 2004.

Mestre(a)
Pablo Rodrigo de Godoy Pereira

Pablo Rodrigo de Godoy Pereira

Acesse o Lattes

Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC/SP, Mestre em Comunicação e especialista em Teorias e Práticas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Graduado em Jornalismo pelo UNIFATEA e Técnico em Sonoplastia/Radialista pelo SENAC. Professor de cursos de Graduação e Coordenador do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual no Centro Universitário Assunção. Professor de cursos de Graduação na Belas Artes. É produtor independente.

Mestre(a)
12 anos e 2 meses
Horista
Doutor(a)
13 anos e 8 meses
Integral
Sidnei Ferreira de Vares

Sidnei Ferreira de Vares

Acesse o Lattes

Doutor em Educação (2013) e Mestre em Educação (2008) pela FEA-USP. Pós-Doutorando pela UNICAMP. Graduado em História pela FAI (1999). No Centro Universitário Assunção é coordenador do curso de História, professor de cursos de Graduação e professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Pensamento Político Contemporâneo”. Professor da USJT e do UNISANTANNA. Possui diversos livros publicados, bem como dezenas de artigos em revistas especializadas.

Doutor(a)
13 anos e 11 meses
Integral
Solange Maria Fustinoni Magalhães

Solange Maria Fustinoni Magalhães

Acesse o Lattes

Doutor(a)
Thiago Rodrigues

Thiago Rodrigues

http://lattes.cnpq.br/9987473970854660

Pós-doutorado (2020-2022) pela USP. Doutor e Mestre em Filosofia pela UNIFESP (2018 e 2012). Especialista em Filosofia Contemporânea e História pela UMESP (2010). Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2008). Coordenador do curso de Graduação em Pedagogia e professor de cursos de Graduação do Centro Universitário Assunção. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em "Filosofia Contemporânea" e “Pensamento Político Contemporâneo” da mesma instituição.

Doutor(a)
12 anos e 2 meses
Horista
Valéria Batista

Valéria Batista

Acesse o Lattes

Pró-Reitora de Pós-graduação do Centro Universitário Assunção. Coordenadora e professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Alfabetização e Letramento em contexto educacional e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Assunção. Professora do Curso de Pedagogia (UNIP). Doutora em Educação: Psicologia da Educação (2015) pela PUC/SP. Mestre em Educação (2008), Pós-graduada em Gestão e Organização Escolar (2004) e graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena (2001) pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID. Possui experiência na área da Educação Básica e ensino superior por quase 20 anos atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Alfabetização, aprendizagem da leitura e da escrita, escolarização inicial, Psicologia Cognitiva da Leitura e Prática de ensino e políticas públicas.

Doutor(a)
19 anos e 1mês
Integral
Didática e pesquisa no ensino superior, Gerontologia educacional
Foto da Profª Dra. Vania Ramos

Vania Ramos

Acesse o Lattes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Grande ABC (1981), Mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pós-graduação em Psicomotricidade (1998), Psicopedagogia (1997) e Gestão e Implantação em EaD (2020). Atualmente é Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e Gerontologia Social do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Professora titular nos cursos de Pedagogia e Serviço Social da mesma instituição, professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e dos cursos de Pos-graduacao da UNIP e UniPaulistana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Psicomotora, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, arte e movimento corporal, aprendizagem, gerontopsicomotricidade, envelhecimento e educação.

Mestre(a)
13 anos e 1 mês
Horista
Valmir Mendes dos Santos Junior

Valmir Mendes dos Santos Junior

Acesse o Lattes

Doutor(a)
Integral
12 anos e 2 meses
Mestre(a)
12 anos e 2 meses
Parcial
Noções de Direito
Doutor(a)
18 anos e 1 mês
Horista
Doutor(a)
12 anos e 2 meses
Horista
Mestre(a)
37 anos e 7 meses
Horista
Mestre(a)
13 anos
Integral
Mestre(a)
Doutor(a)
Desde 2006
Mestre(a)
27 anos e 1 mês
Horista
Mestre(a)
Desde 2018
Doutor(a)
13 anos e 8 meses
Horista
Mestre(a)
Mestre(a)
12 anos e 2 meses
Horista
Doutor(a)
13 anos e 8 meses
Integral
Doutor(a)
13 anos e 11 meses
Integral
Doutor(a)
Doutor(a)
12 anos e 2 meses
Horista
Doutor(a)
19 anos e 1mês
Integral
Didática e pesquisa no ensino superior, Gerontologia educacional
Mestre(a)
13 anos e 1 mês
Horista

Ficou com dúvidas?

Por que fazer o curso no ASSUNÇÃO

O curso de Pedagogia do Centro Universitário Assunção apresenta muitos diferenciais. Existe há 44 anos e formou muitos profissionais que atuam em escolas reconhecidas pelo mercado, como Instituto Presbiteriano Mackenzie, Colégio Arquidiocesano, Colégio Dante Alighieri, Colégio São Luiz, e Colégio Lumen Vitae, bem como na Rede Pública de Educação. Prima por atividades teóricas e práticas a partir do 3º semestre, o que possibilita ao aluno desenvolver, além do conhecimento formal, habilidades imprescindíveis à função.

Atrelado ao curso há o Projeto de Atendimento Pedagógico e Psicopedagógico às Crianças com Dificuldade de Aprendizagem. Com ele, os alunos de Pedagogia, sob supervisão constante dos professores das diversas disciplinas da Pedagogia, podem colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

O aluno estará qualificado para exercer a docência na educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores do Ensino Médio, e para participar de atividades de gestão em processos educativos nas escolas e demais organizações da sociedade, como organizações não governamentais, hospitais e empreendimentos públicos ou privados que atendem crianças, adolescentes, jovens e idosos que necessitam de atendimento educacional específico. É reconhecido pelo MEC, sendo sistematicamente bem avaliado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE.

 

-->