Como é o trabalho de um pedagogo hospitalar?
10 de Agosto - Dia do Pedagogo Hospitalar
O espaço onde um pedagogo pode trabalhar não se limita apenas ao ambiente escolar. Entre as especializações possíveis está a Pedagogia Hospitalar, que trabalha com crianças e jovens que estão internados, em algum tratamento de saúde.
Além de garantir o direito à continuidade dos estudos durante esse período, as responsabilidades de um pedagogo incluem:
1. Acompanhamento no processo pedagógico
Como o ambiente hospitalar não possui a estrutura de uma sala de aula, cabe ao pedagogo identificar o nível educacional do estudante e suas necessidades, adaptando os recursos disponíveis para o seu progresso.
2. Apoio psicopedagógico
O suporte emocional é de extrema importância para qualquer paciente, mas principalmente para crianças. A criação de vínculos afetivos acaba auxiliando no enfrentamento dos desafios decorrentes da hospitalização.
3. Integração com a família e equipe médica
O pedagogo hospitalar pode colaborar com esses dois grupos para entender as necessidades educacionais dos pacientes e planejar ações conjuntas.
4. Ligação com a Escola
Manter contato com a escola de origem do paciente, compartilhando informações sobre o progresso educacional, ajudará na reintegração escolar deste jovem após a alta hospitalar.
Se interessou? Venha se especializar nesta área aqui no UNIFAI!
Conheça nossos cursos relacionados à área: