A pesquisa intitulada "Uso de Inteligências Artificiais (IAs) Especializadas no Auxílio da Tradução de Textos Antigos", desenvolvido por alunos do Centro Universitário Assunção, foi aprovado para apresentação no 5º Congresso de Inteligência Artificial da PUC-SP, que ocorrerá entre os dias 06 e 07 de novembro de 2024. A aprovação foi divulgada nesta sexta-feira, 25 de outubro, marcando uma importante conquista para os estudantes.
O projeto, desenvolvido pelo grupo de estudos Filologia Cristã e Inteligência Artificial do Assunção, composto por estudantes dos cursos de Filosofia e História, sob a coordenação do Prof. Dr. Pe. Rodrigo Pires Vilela da Silva, será apresentado na modalidade Projeto de Pesquisa.
O congresso tem como objetivo principal incentivar o desenvolvimento de projetos científico-acadêmicos que contemplem o campo da Inteligência Artificial, com foco em novas tecnologias e investigações sobre seus impactos sociais e éticos. A pesquisa aprovada pela Comissão Científica da PUC-SP receberá uma bolsa auxílio válida por 12 meses.
O Grupo de Estudos Filologia Cristã e Inteligência Artificial reúne-se semanalmente, todas as quintas-feiras, das 17h30 às 18h30, por meio da plataforma Microsoft Teams. Sob a liderança do Prof. Rodrigo, o grupo tem se dedicado a investigar como as novas tecnologias podem auxiliar no entendimento de textos cristãos primitivos, combinando a expertise em filologia com as ferramentas inovadoras proporcionadas pela IA.
O Centro Universitário Assunção parabeniza Rodrigo Pires Vilela da Silva, Izandro Pereira da Silva, Pedro Rafael Santos Gomes, Luana Pelletti Fidelis Lopes, Barbara Dias Silva, Fabio Aparecido Do Nascimento Silva, Ian Nezen, Aristarque Joachim Mbwiti Mavumu, Valter Monteiro dos Santos, Gabriel de Barros Augusto, Clarice Alves De Macedo Schneider e Valmir Tavares De Oliveira pelo empenho, dedicação e inovação que demonstraram ao longo do projeto.