A abertura do Seminário Nacional de Prevenção às Violências no Ambiente Escolar - A importância da formação do professor de educação básica, realizado pelo Centro Universitário Assunção com o Apoio da CAPES e do PAEP-EB, ocorreu na quarta-feira, 22 de maio. O evento, que se estende até 24 de maio, visa capacitar professores e profissionais da educação básica na prevenção de violências escolares. A cerimônia de abertura contou com a ilustre presença do Prof. Dr. Mario Sérgio Cortella, ao lado da Prof.ª Dr.ª Karen Ambra, reitora do Centro Universitário Assunção.
A professora iniciou o evento destacando a importância de discutir o tema, “[...] A prevenção só é possível, quando é conhecido aquilo que eu preciso e quero evitar, no caso, a violência”. Ela também ressaltou a vasta e diversificada experiência de Cortella no campo da educação.
Recebido com aplausos entusiásticos, Cortella iniciou sua palestra agradecendo a acolhida e enfatizando a importância de debates como o que estava prestes a iniciar, afirmando que "a paz não é o fim do caminho, mas o caminho em si".
Em sua palestra, que abriu o Seminário com o tema “Cultura de paz e relações interpessoais construtivas”, Cortella trouxe reflexões sobre a necessidade de cultivar virtudes humanas desde cedo, usando a metáfora de "dois cães que habitam em cada um de nós" — um representando a bondade e a generosidade, e o outro, a crueldade e a destruição. Ele ressaltou que "o cão que vence é aquele que alimentamos mais", incentivando os educadores e a comunidade escolar a nutrirem o lado mais generoso e construtivo dos estudantes, promovendo a cooperação e o diálogo.
Além disso, Cortella compartilhou com todos os presentes, tanto de forma presencial quanto remota, a importância da formação dos docentes para a proteção da vida coletiva, para que nossa ação de prevenção à violência nas escolas seja mais eficiente e inteligente, do que a maneira como as realizamos atualmente. A palestra ainda abordou a importância de uma abordagem inclusiva na educação, que valorize a diversidade e promova a equidade entre todos os alunos, independentemente de suas origens ou condições.
“Tudo que é humano não me é estranho. Se afeta outra pessoa, me afeta. A cultura da paz é construída quando entendemos essa relação de fraternidade e responsabilidade coletiva.” destacou o professor.
Com uma plateia atenta e participativa, o evento seguiu com debates ricos e dinâmicos, reforçando o compromisso da comunidade educativa em construir um ambiente escolar mais seguro e inclusivo para todos.
Para aqueles que desejam acompanhar na íntegra a palestra inspiradora do Prof. Dr. Mario Sérgio Cortella e os debates que marcaram o 1º dia do Seminário Nacional de Prevenção às Violências no Ambiente Escolar, o evento completo está disponível no YouTube.
O Centro Universitário Assunção se empenha em proporcionar, cada vez mais, experiências ricas a todos aqueles que buscam o conhecimento!
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO: ELEVE SEU CONHECIMENTO!