Centro Universitário Assunção Pular para o conteúdo principal

Acontece

Professor do Assunção participa de encontro com o Papa Francisco

Na última segunda-feira, 9 de dezembro, um grupo de teólogos, filósofos e acadêmicos de diversas partes do mundo tiveram a honra de serem recebidos pelo Papa Francisco. Durante o encontro, o Papa apresentou reflexões profundas e orientações inspiradoras, que foram transmitidas à Reitoria do Centro Universitário Assunção pelo Prof. Dr. Padre Rodrigo Pires, membro do corpo docente do Assunção, que esteve presente na audiência.

Em sua fala, Papa Francisco destacou a percepção feminina da realidade. Ele trouxe à memória o episódio bíblico em que Hulda, uma mulher profetisa, foi capaz de interpretar manuscritos encontrados durante a reforma do Templo de Jerusalém. “Há coisas que só as mulheres compreendem, e a teologia precisa da sua contribuição. Uma teologia apenas masculina é incompleta. Ainda temos um longo caminho a percorrer nesta direção”, afirmou Francisco, enfatizando a necessidade de ampliar a participação feminina na teologia.

Além disso, o Papa esboçou um desejo, sobre o nosso modo de pensar, nossos sentimentos, vontades e decisões. Ele advertiu contra os perigos da simplificação e das ideologias, que mutilam a realidade e geram fragmentação. “Um coração largo é acompanhado por uma imaginação abrangente do pensamento, ao passo que uma forma enrugada, fechada e medíocre de pensar dificilmente é capaz de gerar criatividade e coragem. A primeira coisa a fazer, ao repensar o modo de pensar, é mover-se para além da simplificação”. O Santo Padre indicou a Constituição Apostólica Veritatis Gaudium, com suas abordagens interdisciplinares e transversais, como antídoto para a simplificação, nos convidando a adotar uma postura intelectual que seja aberta, criativa e capaz de enfrentar os desafios com coragem.

Papa Francisco também chamou atenção para um fenômeno crescente: o interesse de adultos, especialmente na meia-idade, em retomar sua formação acadêmica. Ele descreveu esse período da vida como um momento singular, quando as pessoas desejam aprofundar sua fé e tentar algo novo. “Esse movimento merece atenção especial da sociedade e da Igreja. É preciso acolher e fomentar essa sede de conhecimento e renovação”, afirmou.

Em comunhão com a Reitoria e seus docentes, o Centro Universitário Assunção aceita o convite do Papa Francisco, reconhecendo a urgência de ampliar o olhar teológico, estimular uma abordagem interdisciplinar e acolher com sensibilidade as demandas de quem busca renovar sua caminhada acadêmica e espiritual.

Este compromisso reforça nossa missão de ser um espaço de acolhimento e serviço à sociedade, inspirado pelos valores católicos e pela orientação da Igreja.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO: ELEVE SEU CONHECIMENTO!

Prof. Dr. Pe. Rodrigo Pires em audiência com o Papa Francisco
Prof. Dr. Pe. Rodrigo Pires em audiência com o Papa Francisco