No dia 29 de maio, o Centro Universitário Assunção realizou o segundo dia do Simpósio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. Durante a mesa “A integração se faz pelo diálogo, na liberdade, entre todos os envolvidos no cuidado com a Casa Comum”, os palestrantes Henriana Lacerda e Padre Alessandro Henrique relembraram as fortes chuvas que assolaram São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, no carnaval de 2023.
A Caritas destacou as iniciativas de ajuda humanitária, desde a arrecadação de donativos até o apoio psicológico às famílias afetadas. Os palestrantes reforçaram a importância do envolvimento dos alunos em ações solidárias e a relevância de um trabalho coletivo para enfrentar situações de vulnerabilidade social.
Além disso, eles também enfatizaram a necessidade de políticas públicas de prevenção a desastres e urbanização sustentável para evitar futuros danos. Durante o simpósio, estudantes do Centro Universitário Assunção participaram ativamente, organizando campanhas de doação e contribuindo para a conscientização sobre o tema.
Passados pouco mais de um ano da tragédia, Padre Alessandro e Henriana permanecem na linha de frente ao lado de outros voluntários, contribuindo para dar assistência às vítimas.
“É uma catástrofe que chega sem avisar. E acho que, a partir de agora, temos que tomar consciência de que o mundo mudou, o clima mudou, e se não tomarmos cuidado e não preservarmos a nossa Casa Comum, essa questão vai ser cada dia mais intensa”, alertou Henriana, dizendo que, até hoje, os moradores de São Sebastião convivem com as consequências da tragédia.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO: ELEVE SEU CONHECIMENTO!