Encerrado com sucesso o Seminário Nacional de Prevenção às Violências no Ambiente Escolar, que teve como tema: “A Importância da Formação do Professor de Educação Básica”!
No último dia do evento, sediado no Centro Universitário Assunção, foram realizadas palestras que destacaram programas e ferramentas para contribuir com a formação dos docentes e a prevenção da violência. Estudantes compartilharam suas experiências no Programa de Residência Pedagógica e foi debatido o tema do enfretamento ao abuso sexual.
O programa, coordenado pelo Prof. Me. Valmir Mendes dos Santos Junior, foca em preparar estudantes universitários para lidar com a prevenção da violência escolar através de atividades práticas em escolas da rede pública. Alguns alunos residentes falaram sobre o programa, sua importância e suas experiências individuais, durante o último dia de seminário: "A escola é um espaço que não está alheio ao mundo exterior. Coisas que acontecem fora da escola, no meio social do aluno, ele vai levar para dentro da escola", disse Miguel.
Além da apresentação do programa, o Prof. Valmir destacou a necessidade de professores desenvolverem uma "escuta sensível" para entender os desafios enfrentados pelos alunos e criar um ambiente mais inclusivo e compreensivo. Alguns dos temas mais discutidos com os alunos durante as experiências práticas, vivenciadas pelos residentes em escolas da rede pública, foram o racismo, a identidade racial e bullying. "Percebemos que a principal demanda dos alunos era o racismo e o bullying, e que muitos ainda tinham uma visão naturalizada dessas violências", relatou a residente Nariman.
Também durante o seminário, a Prof.ª Dr.ª Viviane de Paula apresentou o "Guia de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes", destacando sua importância como ferramenta de apoio para os educadores na identificação e manejo de situações de violência nas escolas. O guia foi desenvolvido com base na escuta ativa de professores da rede municipal de ensino de Guarulhos, que se encontram em uma posição privilegiada para reconhecer sinais de violência. A advogada Thais Nascimento Dantas, que colaborou para o desenvolvimento do Guia e participou remotamente da apresentação, apontou que a iniciativa busca capacitar os profissionais da educação através de formações específicas, promovendo um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos os alunos.
O encerramento do Seminário Nacional, que ocorreu em uma parceria entre o Centro Universitário Assunção, a CAPES e a PAEB-EB, foi marcado por um discurso de gratidão e reflexões sobre o impacto do evento. Destacou-se a importância do conhecimento e do planejamento como base para a ação contra a violência, reforçando o lema beneditino "orar e trabalhar", como citado pelo professor Mário Sérgio Cortella durante o evento. A conclusão também enfatizou que, embora o evento estivesse formalmente encerrado, a vontade de mudar e prevenir as violências nos ambientes escolares deveria continuar!
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO: ELEVE SEU CONHECIMENTO!