XXIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Neste XXIII Encontro de Pós-Graduação, o Centro Universitário Assunção, trará discussões sobre a formação continuada com compromisso de formar profissionais não apenas competentes em suas áreas de atuação, mas também conscientes de seu papel na sociedade. Os diversos cursos que ofertamos organizam currículos com disciplinas que abordam por muitas vezes a responsabilidade social, a sustentabilidade, a ética, os direitos humanos, a justiça social, a governança colaborativa e a questão do papel dos projetos sociais e interdisciplinares que beneficiam as comunidades locais e a sociedade.

Portanto, apresentar um evento que discuta os currículos dos cursos de pós-graduação lato sensu tem como objetivo demonstrar como que uma formação comprometida visa contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Aqui, adotamos o compromisso de formar profissionais conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

O evento ocorrerá entre os dias 12 e 16 de agosto, com palestras on-line, das 19h30 às 21h.

Inscrições pelo even3 e certificação pelo e-mail.

Contamos com sua participação!

12/08 - 2ª feira

Palestra: Economia solidária como alternativa para o desenvolvimento socioeconômico

Tema: A economia solidária e social e suas perspectivas de desenvolvimento das finanças solidárias despontam como proposta para a autogestão e o cooperativismo, que desempenham um papel importante na construção das políticas públicas, bem como das bases para a criação de sistemas econômicos alternativos.

Prof. Dr. Willian Retamiro (Palestrante)

13/08 - 3ª feira

Palestra: Aperfeiçoar e Especializar: Interfaces entre Inclusão, TEA e Pedagogia Hospitalar.

Tema:A interseção entre Inclusão, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Pedagogia Hospitalar é um campo de estudo e prática que busca garantir o direito à educação de qualidade para todas as crianças, independentemente de suas condições de saúde ou necessidades especiais. E, por meio de abordagens personalizadas, colaboração multidisciplinar, uso de tecnologias assistivas e apoio emocional, é possível criar um ambiente educativo inclusivo e acolhedor para todos.

Profa. Ma. Ana Cecilia Oñativia (Palestrante)
Prof. Me. Carlos Eduardo Vieira (Palestrante)
Profa. Esp. Daniela Dias de Carvalho (Palestrante)
Profa. Esp. Paola Ribeiro (Palestrante)

14/08 - 4ª feira

Palestra Saberes entrelaçados: Encontro de História, Filosofia e Teologia

Tema:O período medieval foi marcado por uma profunda interconexão entre História, Filosofia e Teologia. Esses saberes entrelaçados refletiam um todo integrado que buscava compreender a realidade e o sentido da existência humana. A integração desses campos do conhecimento não só moldou a educação e a cultura medieval, mas também deixou um legado duradouro que continua a influenciar o pensamento contemporâneo.

Profa. Ma. Adriana Barbosa Guimarães (Palestrante)

15/08 - 5ª feira

Palestra Desafios externos e pessoais do gestor escolar: estamos preparados?

Tema: Atualmente os gestores enfrentam uma série de desafios que os levam a acreditar de que não sejam capazes de dar conta de tudo. Realizar um curso de pós-graduação pode trazer a potência necessário para que os gestores se sintam alicerçados em suas práticas, trazendo a proposta de que fizeram o melhor possível e que estão no caminho certo. E ao introjetar as políticas públicas e os fundamentos relativos aos direitos humanos, suas decisões passam sempre por esses balizadores e se tornam essenciais para a reflexão de uma prática pautada em princípios e compreensão dos fundamentos, para nortear sua gestão e seu planejamento.

Profa. Ma. Luciana França Leme (Palestrante)

16/08 - 6ª feira

Palestra: A religião e a filosofia no cinema

Tema: O cinema oferece uma plataforma única para explorar e representar temas complexos de religião e filosofia. Por meio de narrativas visuais, os filmes conseguem abordar questões profundas e provocar reflexões no público. Seja através de representações históricas, críticas sociais, dilemas morais ou questionamentos existenciais, o cinema continua a ser um meio poderoso para a exploração de ideias religiosas e filosóficas. Discutir a relação entre filosofia e religião por meio dessa linguagem se torna um desafio que nos instiga e fascina.

Prof. Dr. Leomar Nascimento de Jesus (Palestrante)
Prof. Dr. Jean Rodrigues Siqueira (Palestrante)
Prof. Dr. Thiago Rodrigues (Mediador)